Um Cartão de visita do dentista tem como objetivo apresentar não somente o profissional como também consultório odontológico através de um arte gráfica, que pode possuir diversos formatos, sendo o mais comum o retangular.
Ele deve ser voltado para seu público-alvo, isto é, se você atende o público C-D, não pode oferecer o mesmo cartão (nem o mesmo local) para o público A -B.
É muito comum os colegas não andarem com seu cartão de visita na sua bolsa ou carteira, deixando de fazer seu marketing odontológico pessoal para alguém que pediu informações do consultório porque não tem o cartão de visita no momento.
Não fique achando que a pessoa que pediu o cartão de visita vai lembrar do dentista se não tiver um estímulo, no caso, o cartão de visita.
É importante que o dentista fique atento na hora de fazer o cartão de visita. Muitos dentistas perdem excelentes oportunidades de captar pacientes porque não confeccionam o cartão de visita da forma correta.
Então, que aspectos o dentista deve levar em consideração na hora de fazer o cartão de visita?
- O cartão de visita do dentista é a primeira impressão que a pessoa terá de sua empresa: nunca esqueça disso. Um cartão de visita pouco chamativo e feio poderá afastar o possível cliente de sua empresa ao invés de aproximar;
- O cartão de visita do dentista deverá ser voltado para seu público-alvo: é muito comum haver esta divergência de estratégia. Um cartão de visita para o público C – D não pode ser dado ao público A – B e vice versa, por se tratar de estratégias completamente diferentes. Por exemplo, para o público A-B, opte por cores mais neutras, e para o público C-D por cores com tonalidade mais forte;
- Escolha um local de confiança para fazer seu cartão de visita: o dentista deverá optar por uma gráfica de confiança! Peça indicações ou pesquise na internet. Em geral, o valor de 1000 cartões oscila entre R$ 80,00 e R$ 250,00, dependendo do que você vai solicitar nele. Bordos arredondados e verniz localizado encarece um pouco, mas também oferecem um design muito mais arrojado e moderno. E por favor, nada de imprimir na impressora de casa;
- Seu cartão de visita não é seu currículo: nome, endereço de atendimento, fone de contato, email, site (se tiver), especialidade que atende e ponto final. Já vi colegas dentistas entupirem o cartão de informação a ponto de tornar repulsivo;
- Não use mais que três cores: a ideia é chamar a atenção e apresentar o dentista e não associar seu consultório odontológico a um bloco carnavalesco. Caso use mais que três, que seja para destacar algo na sua logomarca;
- Revise os dados do cartão de visita antes de imprimir: com certeza você já deve ter visto isto por aí. Aquela impressão que veio errada e, com aquela velha economia obtusa, pega-se uma caneta e passa aquele risco em cima. Lembre que o cartão de visita tem por objetivo atrair o cliente e não por em xeque seu consultório;
- Nada de cartão de visita muito poluídos: o dentista deverá colocar o básico. Seu nome ou sua logomarca, o endereço e os dados de contato;
- Pense em usar um porta cartão de visita: a ideia aqui é preservar ao máximo seus cartões. Claro que você não vai andar com isso, a não ser que use uma bolsa.
- Cartão de visita do dentista = networking: imagine que você está em uma reunião ou em algum curso que não conheça ninguém. A ideia aí é que todos troquem contatos entre si, fortalecendo o networking;
- Cartão de vista é para ser entregue: já vou adiantar uma dica que falarei no post de fortalecimento do seu nome ou da sua logomarca. Oriente sua secretária e entregar o cartão de visita a todos os clientes. E ainda oriente a entregar mais de um cartão e sutilmente agradecer por indicações. Entende que há uma diferença entre pedir indicações e agradecer por indicações? Aguarde mais dicas nos próximos capítulos;
- Deixe seu cartão de visita à mostra: de preferência, na recepção e em um local visível para os clientes.
Leia mais:
- Endomarketing: saiba como fazer
- Marketing pessoal: construindo sua marca
- 7 dicas para agregar VALOR ao seu consultório
- 7 erros de marketing cometidos pelos dentistas
- Cores do seu consultório? como escolher?
Gostou da postagem? Que bom! =)
Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!
Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!
Grande abraço e até a próxima postagem!
Wilson Correia Jr.
Renata
Ótima explanação!