dados e estatísticas do consultório odontológico

→ Você conhece BEM as informações do atendimento do seu consultório?


Nosso atendimento odontológico em consultório é rodeado de estatística, dados e informações. Não se engane achando que não precisaremos de estatística para traçar nossas estratégias  de marketing odontológico, inclusive.

Como você vai saber se um determinada ação de marketing odontológico surtiu efeitos se não há informações e parâmetros para a análise?

Eu sei que não é algo muito legal de ser estudado, ainda mais para nós da área de saúde mas, se o dentista quiser crescer na profissão, será necessário entender isso!

Colocarei abaixo alguns exemplos de estatística do consultório odontológico que gerarão informações, na maioria esmagadora das vezes preciosas para o consultório. Por que disse ” maioria esmagadora das vezes”?

Porque é comum observarmos gestores utilizando indicadores que não terão muito proveito para o consultório.  Por exemplo, saber quantos clientes de endodontia foram atendidos por mês, sabendo que o dentista não faz canal. Acredite, existe mesmo!

Veja abaixo algumas informações e estatísticas MUITO importantes para o dentista

  • Número de clientes atendimentos em um determinado período de tempo;
  • Número de clientes atendidos por semestre;
  • Número de clientes atendidos por especialidade;
  • Número de clientes oriundos de convênios (caos você possua);
  • Número de clientes particulares;
  • Número de clientes atendidos por cada dentista;
  • Custo por cliente.

A função do indicador é gerar uma informação quantitativa que, a partir de um parâmetro pré determinado, servirá para monitoramento das ações realizadas pelo dentista no consultório.

Sem isso, você nunca saberá com precisão se sua estratégia está correta ou errada. Ficou meio confuso? Irei citar exemplos práticos abaixo.

Leia mais sobre estatística e objetivo do consultório clicando aqui.

Um indicador que uso em meus consultórios necessariamente NÃO será útil em outro consultório. Isso vai depender da estratégia de mercado criada pelo gestor consultório.

Por exemplo, de nada adianta utilizar um indicador de atendimento a clientes de convênios se o consultório só atende particular.

A estatística do consultório vem para ajudar e não para complicar. Lembre disso! Mas vamos aos exemplos práticos. Vou criar 3 situações de atendimento e alguns indicadores que ajudarão muito nisso:

Uma clínica odontológica atende clientes de convênios odontológicos e particulares e tem por objetivo reduzir os clientes de convênio a zero em 2 anos.

Aqui temos um objetivo claro (zerar os clientes de convênio) em um espaço de tempo claro (2 anos). Partindo do pressuposto que ações para este fim foram tomadas (por exemplo, estratégia de marketing para captar clientes), alguns indicadores interessante seria:

Indicador P (particular) =  número de clientes particulares /número de atendimentos total no mês

Indicador C (convênio odontológico) = número de clientes de convênios /número de atendimentos total no mês

Isso deve ser feito a cada mês justamente para analisar a efetividade da ação de marketing odontológico.

Por exemplo, você fez uma propaganda odontológica numa rádio. Isso leva um tempo para fazer efeito, e o resultado dela pode ser medido por esses índices acima.

Uma clínica odontológica iniciou ações de marketing odontológico, a fim de captar clientes. Fez anúncio em rádio, divulgação em redes sociais e mala direta.

O objetivo aqui é analisar o resultado das ações de marketing odontológico. Qual das ações de marketing trouxe mais clientes? Qual a relação  custo x clientes captados? Aqui, o indicador por si só não deve ser analisado sem observar também os custos das ações. É importante deixar claro isso.

Indicador de resultado de ações (RA) =  número de clientes captados / custo da ação.

Indicador de resultado de ações 2 (RA) =  número de clientes captados por ação / número de clientes captados total

Se o custo foi muito alto para se trazer pouco cliente, esta ação de marketing odontológico deve ser descartada. Se o custo for muito baixo e trouxe pouco cliente, talvez seja importante manter esta ação de marketing para fortalecer a marca.

Uma clínica odontológica quer manter o atendimento a clientes de convênios odontológicos, mas quer oferecer tratamentos que o convênio não cobre (tratamento particular).

Quase sempre um convênio odontológico  oferece a cobertura determinada pela agência nacional de saúde (ANS).

Diante disso, alguns tratamentos geralmente não são cobertos pelo convênio odontológico, como por exemplo, clareamento dental. Então, podemos avaliar o resultado de uma ação de marketing odontológico a partir do indicador abaixo:

Indicador de conversão convênio odontológico em particular  = número de clientes de convênios que fizeram um tratamento particular /  número de clientes de convênios total.

Caso o dentista queira manter o atendimento a convênios odontológicos, este indicador é bem interessante para saber que convênios tem clientes mais propensos a fechar tratamentos particulares.

Toda empresa tem que fazer uso de indicadores de desempenho para identificar se as ações de estratégia de mercado estão sendo eficazes ou não.

E quando falo empresa, entenda SEU CONSULTÓRIO. A partir da sua estratégia de mercado e de marketing odontológico, analise qual indicador será mais interessante para seu consultório.

Sem informações sobre seus resultados, nunca irás saber se a ação de marketing odontológico realizada está sendo realmente efetiva ou não.

 

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Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


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