→ Como fazer um Marketing Odontológico Gratuito?


Realmente é possível fazer um marketing odontológico gratuito eficaz? De certa forma, sim, contudo dentro das limitações de qualquer ferramenta gratuita que encontramos no mercado. Mas, é possível conseguir bons resultados sim!

Com o mercado odontológico cada vez mais saturado e agressivo, os dentistas encontram muitas dificuldades para conseguir pacientes, logo possuem poucos recursos para investir em um sistema de captação de pacientes para seu consultório odontológico.

Diante disso, muitos dentistas procuram alternativas para conseguir divulgar seu consultório de uma forma eficaz, porém com pouco ou nenhum gasto. Afinal de contas, é preciso ter dinheiro para gerar mais dinheiro em um prazo curto, pelo menos na maioria dos casos.

O marketing odontológico vem com este objetivo. Através dele, é possível fortalecer o consultório odontológico e, por consequência, conseguir captar os pacientes desejados para o consultório, o que geraria lucros para o dentista.

Fazer um marketing odontológico gratuito é relativamente fácil, todavia com resultados que nem sempre são imediatos. É possível fazer ações de marketing odontológico gratuito tanto no ambiente offline quanto no online.

Teoricamente, o dentista que possui um consultório (próprio ou alugado) e tem poucos pacientes apresenta uma maior quantidade de tempo.

Lembro que, no começo da minha vida de consultório privado, investi bastante no meu site, que foi abandonado logo depois (erro GRAVÍSSIMO meu). Discutiremos isso adiante.

Para ficar mais didático, separarei o marketing odontológico gratuito nos ambientes offline e online. Então, vamos lá?

Ações de marketing odontológico gratuito no ambiente offline

De cara, o dentista imagina: como fazer um marketing odontológico gratuito no ambiente offline sem gastar? Isso  ocorre porque o dentista faz a relação do ambiente offline com as mídias de divulgação offline, como podemos ver abaixo:

  • Panfletos;
  • Outdoors;
  • Outbus;
  • Mala direta;
  • Banners.

De fato, qualquer uma destas mídias offline acima possui um investimento que varia de pequeno a alto. Partindo deste pressuposto, é realmente impossível fazer um marketing odontológico gratuito com as opções acima.

Porém, aqui refiro-me a estratégias de marketing odontológico que realmente terão um custo zero e que o dentista que possui um pouco mais de tempo poderá iniciar hoje. Vamos lá conhecer algumas delas:

Faça parcerias entre consultórios odontológicos que não concorrem entre si

De fato, na graduação, o dentista tem aulas de praticamente todas as especialidades odontológicas, o que torna o dentista “apto” a exercer qualquer especialidade no consultório. Porém, sabemos que, na prática, é  exatamente o oposto.

Hoje, praticamente não encontramos mais aqueles dentistas que realizam de tudo um pouco, isto é, o bom dentista clínico geral. Estamos na era na qual os dentistas estão cada vez mais segmentando sua área de atuação.

Diante disso, faz-se necessário que os dentistas realizem parcerias entre si, quer seja por indicação, quer seja com terceirização de serviços.

Eu mesmo não faço endodontia no meu consultório. Logo, encaminho para um dentista parceiro de confiança. E ele faz o mesmo comigo, só que na parte e ortodontia.

Por isso, estas parcerias entre dentistas apresenta uma ajuda mútua e gratuita, uma vez que há apenas uma referência contra referência dos pacientes entre consultórios.

Do outro lado, se a parceria não der certo, não pense duas vezes em encerrar.

Faça parcerias entre estabelecimentos afins e seu consultório odontológico

Fazer parcerias entre estabelecimentos afins poderá ser uma ótima estratégia para um marketing odontológico gratuito. Pare e pense: uma indicação de um profissional ou empresa é algo muito mais poderoso do que qualquer ação de marketing odontológico.

O simples fato de ter um panfleto ou um cartão de visita na recepção já é uma indicação de que o local está indicando outro que, teoricamente, confia.

Agora esta estratégia de marketing odontológico gratuito seria mais efetiva entre empresas e estabelecimentos de saúde e estética, como mostro nos exemplos abaixo:

  • Academias;
  • Consultórios de outras áreas (médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, etc);
  • Esteticistas;
  • Salões de belezas;
  • Consultórios de estética corporal.

Na maior parte dos casos, as pessoas que procuram os estabelecimentos acima se interessam por saúde e beleza. Logo, a divulgação de um consultório odontológico se encaixa muito bem aí.

Contudo, não vá com muita sede ao pote. Você até pode procurar uma academia grande e famosa, por exemplo, mas a chance de conseguir é ínfima, porque vai ser uma relação na qual um dos parceiros é muito forte e o outro ainda está engatinhando. Mas, mesmo assim, ainda vale a pena tentar.

Além disso, não ceda espaço de divulgação para vários parceiros. Por exemplo, imagine que você vai trocar espaço de publicidade com um médico da região. Então, ele vai colocar seus cartões de visita na recepção dele e você vai fazer a mesma coisa.

Mas aí, do nada, o médico colocar mais um dentista na divulgação dele. Não fica chato? Muito! Então, ceda exclusividade e peça a mesma coisa da outra parte. Por exemplo, faça uma parceria apenas com uma academia, um salão de beleza, uma nutricionista, etc.

Outro ponto importante é pedir sempre aos pacientes um feedback do estabelecimento indicado, por exemplo, se o serviço prestado foi bom. Isso é importante para a manutenção das parcerias.

Caso haja um parceiro que não tenha uma aceitação boa por parte dos pacientes indicados, fale com ele sobre o assunto. Caso não haja mudança, cancele a parceria. Lembre que seu nome estará em jogo.

Ofereça um atendimento de excelência ao paciente do consultório odontológico

Outra estratégia excelente de marketing odontológico gratuito é oferecer um atendimento qualificado ao paciente, principalmente se você possui poucos pacientes.

Apesar de ser uma estratégia de médio e longo prazo, o boca a boca é uma poderosa arma de marketing odontológico gratuito. Afinal de contas, qual o custo que você vai ter com isso? O paciente gostou do seu atendimento e indicará espontaneamente.

Mas, para que isso ocorra, não basta ter apenas um tratamento odontológico (a parte clínica) excepcional. O dentista tem que lembrar que lida com humanos. E nós, brasileiros, somos MUITO carentes de um bom atendimento que nos faça não somente lembrar como INDICAR.

E, mais uma vez, o atendimento oferecido pelo dentista e por sua secretária também é uma ótima estratégia de marketing odontológico gratuito, pois literalmente não requer custo algum. Apenas umas mudanças de comportamento.

Veja algumas dicas para impactar seu paciente pelo atendimento:

  • Cumprimente SEMPRE seu paciente (bom dia, boa tarde, boa noite, etc.);
  • Chame o paciente pelo NOME;
  • Pergunte o motivo da consulta e deixe-o falar à vontade. Lembre que consultório odontológico é um ambiente que traz tensão aos pacientes;
  • Evite falar sobre coisas ruins. Isso o paciente já ouve bastante;
  • Capte os contatos do paciente para um relacionamento pós consulta (marcação da consulta de rotina; mensagens de aniversário, épocas festivas, novidades no consultório, etc.);
  • Em caso de procedimentos mais complexos, como uma cirurgia oral, faça um acompanhamento para saber como está o pós operatório, por exemplo.

Perceba que todas as ações acima fazem parte do marketing odontológico gratuito e geram um alto impacto no paciente.

Além disso, raros são os consultórios odontológicos que fazem estas ações de marketing odontológico acima. Ou seja, quem fizer vai sair na frente dos demais neste quesito.

Ações de marketing odontológico gratuito no ambiente online

Quando pensamos no ambiente online, a possibilidade de fazer um marketing odontológico gratuito amplia bastante, ainda mais quando comparamos ao ambiente offline.

Há diversas maneiras de fazer um marketing odontológico gratuito na internet que podem gerar resultados inclusive imediatos. Vamos lá conferir!

Construir um site é uma excelente maneira de fazer um marketing odontológico gratuito

Como falei no início deste artigo, em 2010, quando montei meu consultório odontológico, tinha muito tempo disponível. Logo, comecei a investir em um site na época. Era bastante modesto porque não tínhamos tantas opções gratuitas e baratas como temos hoje (2018).

Comecei a fazer diversos artigos (sem nenhuma estratégia como faço hoje) e, mesmo assim, tive resultados. Obtive marcações de pacientes que me encontraram através do site do meu consultório.

Porém, como mencionei, fiz um grande erro (que talvez foi um dos maiores da minha vida profissional): deixei de postar o meu site e nem renovei o domínio (wilsoncorreia.com.br). Logo, perdi minhas boas posições no google e, por tabela, meu site foi por água abaixo.

Então o conselho aqui é: monte seu site e invista nele para colher os frutos no futuro.

Voltei a investir no meu site do consultório há um pouco mais de um ano e já possuo por mês quase 40 mil visitas. E digo que ainda é muito pouco. Minha meta é conseguir colocar, até o final do ano, 200.000 visitas mensais. E lembro que o meu investimento aqui é de tempo.

Ocorre algo parecido com o Empreenda Dentista. Por exemplo, quando digitamos o google o termo CONVÊNIO ODONTOLÓGICO LUCRO,  o Empreenda Dentista aparece nas três primeiras posições, ficando atrás apenas dos anúncios patrocinados, como mostra a foto abaixo:

marketing odontológico gratuito

Do outro lado, isso não ocorre da noite para o dia. É um trabalho que não é fácil, ainda mais quando concorro com grandes sites e com um público muito pequeno (300.000 dentistas).

Mas, quando você pensa no público de pacientes, é absurdamente maior. Não sei se você sabe mas, quando você procura um determinado termo no google, ele dará preferência às empresas daquela região. Se não tiver nenhuma, algo que é MUITO comum, ele procurará pelo país.

Por isso que vale a pena investir em um site. Há diversas plataformas FÁCEIS nas quais é possível construir um site gratuitamente de forma RÁPIDA, como o WIX, por exemplo.

Então, não perca nem tempo! No final deste artigo, haverá um link sobre como montar um blog para seu consultório. Vale a pena ler!

Cadastre seu consultório odontológico nos mecanismos de busca e em sites que cadastram estabelecimentos

Na internet, há diversos sites que servem como diretórios de empresas, isto é, é possível cadastrar empresas sem custo algum, sendo excelente para fazer um marketing odontológico gratuito.

O trabalho que o dentista terá é apenas de cadastrar seu consultório nos sites de busca e nos sites que cadastram empresas. Inclusive, cadastrando seu consultório odontológico no google, será possível ser encontrado por pacientes através dos celulares.

Além disso, se você tiver um site, poderá cadastrá-lo nestes sites diretórios. E isso é bom porque ele gerará um backlink, que nada mais é do que um site referenciando outro.

Por exemplo, eu posso adicionar aqui o site do meu consultório e isto contará positivamente para o google, pois um site com autoridade (Empreenda Dentista) fez um backlink para o site do meu consultório.

Estes sites para cadastro de empresas possuem uma autoridade altíssima, o vai ser excelente para o seu site, que vai receber backlinks de sites que já são referência para o google.

Isso sem falar que, quando algum paciente for procurar seu consultório odontológico, encontrará diversas ocorrências no google. Isso passa uma imagem muito boa para o paciente.

Deixarei abaixo alguns sites para cadastro:

  • http://www.apontador.com.br/
  • http://www.telelistas.net/
  • http://www.doctoralia.com.br/
  • http://www.hotfrog.com.br/
  • https://www.google.com.br/intl/pt-BR/business/
  • http://www.kekanto.com/
  • https://www.listaamarela.com.br/

Nos dias atuais, o dentista tem que estar presente nas redes sociais

As redes sociais cada vez mais estão presentes nas nossas vidas, tanto pessoais quanto profissionais. Para se ter uma ideia, mais de 100 milhões de brasileiros estão conectados ao Facebook. E isso inclui os pacientes do seu consultório odontológico.

O cadastro nas redes sociais é gratuito e é possível conseguir captar pacientes através do marketing odontológico gratuito nas redes sociais, em particular o Facebook e Instagram.

Após realizar o cadastro, será possível para o dentista fazer marketing odontológico com postagens frequentes com assuntos interessantes e, de preferência, bem procurados pelos pacientes

O dentista tem que lembrar que as pessoas estão cada vez mais conectadas às redes sociais, contudo para se divertirem e não para comprarem algum produto ou serviço.

Por exemplo, o assunto cárie dentária é bastante procurado no google, logo possui um público maior que se interessa pelo assunto.

Logo, sua postagem deverá seguir o tipo abaixo:

Percebam que foi uma postagem informativa, isto é, tinha por objetivo passar informações sobre o contágio da cárie dentária. Quanto mais postagens deste tipo forem feitas, maior a chance das pessoas procurarem informações sobre consultas odontológicas com o dentista.


Vimos neste artigo que é perfeitamente possível realizar um marketing odontológico gratuito de forma eficaz. Contudo, é importante saber que há limitações deste tipo de marketing odontológico.

Por exemplo, o uso do marketing odontológico gratuito nas redes sociais, em geral, apesar de ser bem menos trabalhoso do que postar um artigo no site, tem um alcance muito pequeno.

Digamos que, se você possui 1000 seguidores, de 3% a 5% receberam suas publicações,  visto que a proposta financeira das redes sociais é que o dentista pague para que suas postagens alcancem um público MUITO maior e mais ESPECÍFICO.

Do outro lado, investir no marketing odontológico gratuito no google pode se tornar algo bastante promissor, porém em médio e longo prazos.

Para o dentista que está com tempo livre, vale muito a pena investir no marketing odontológico gratuito tanto nas redes sociais quanto no google. Caso haja capital para investir no marketing odontológico pago, é importante não deixar de lado o marketing odontológico gratuito.

E, se começar a investir no site, não faça a besteira de deixar de lado. Ele vai ser a sua galinha dos ovos de ouro!

Mesmo que você, com o passar do tempo, comece a ficar com muitos pacientes, contudo sem tempo, tire pelo menos 2 horas por semana para investir no site ou contrate alguém para fazer isso para você!

Leitura recomendada:


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!


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