→ 6 passos para conseguir seguidores no instagram do consultório


Recentemente, alguns amigos meus dentistas vieram falar comigo sobre conseguir seguidores (clientes ou não) para o instagram do consultório deles. O interesse se iniciou quando eu consegui um número acima de 300 seguidores nos meus dois perfis abaixo. É importante mencionar que eles têm poucos meses de vida.

É fato que o instagram hoje vem com uma crescente no seu uso e potencializa cada vez mais o fechamento de negócios em diversas empresas, o que inclui consultórios. Cada vez mais os profissionais de saúde estão aderindo a esta rede social.

Já discutimos aqui como montar um perfil no instagram do consultório (link no final do post). Nos dias atuais, é fundamental estar presente nas redes sociais, ainda mais porque o perfil do cliente mudou e aquelas estratégias de marketing do passado não funcionam como antes.

O que ocorre é que muitos dentistas não conseguem um público no perfil do instagram do consultório, em todos os aspectos: quantitativo e qualitativo.

Temos diversas contas no instagram que são lotadas de seguidores. Porém quantos daqueles seguidores REALMENTE fazem parte do seu público-alvo? Vamos lá entender.

Um número de seguidores alto no instagram tem um ponto fortíssimo: o efeito manada. E isso é muito forte na hora de avaliar se uma determinada coisa ou empresa é boa.

Por exemplo, você está numa praia procurando um local para almoçar. Aí encontra dois restaurantes. Um cheio e um vazio? No primeiro momento, você pensa que o que está cheio é bom, confere?

Ocorre algo parecido com um perfil que tem muitos seguidores. De cara você já acha que o perfil é muito bom para ter muita gente.

Do outro lado, de nada adianta um perfil cheio de pessoas que sequer pensam em ligar para você ou comprar algum serviço seu. Aí onde entra a questão de ter um público qualificado.

Numa conversa com um amigo, ele mencionou que, das pessoas que o seguiam, a maioria era de agências de marketing digital ou perfis que tinham um único objetivo: a troca de informações. Isto é, ele curtia a foto e meu amigo poderia pensar em entrar no perfil e conhecer.

Parto do pressuposto que é melhor ter menos pessoas, porém qualificadas, do que ter um perfil cheio de gente que nem entra no seu site ou perfil. Então, vamos ver como fazer a coisa da forma correta.

6 passos para conseguir seguidores no instagram do consultório, fortalecer a sua marca e captar mais pacientes

Conecte-se ao seus amigos do Facebook

É possível seguir seus amigos do Facebook. Na verdade, se você se conectar com o email que também usa para o login no Facebook, automaticamente seus contatos que estão no instagram receberão a notificação da sua entrada.

Instagram do consultório

Porém há muitas notificações por dia e existe a chance considerável do seu amigo não ver a notificação. Seguindo a foto acima, você vai poder seguir seus amigos que, por conseguinte, seguirão você, contribuindo para aumento do número de seguidores.

Além disso, nem todos os seus amigos do face ou dos contatos são dentistas. Logo, estes seguidores podem ser seus potenciais pacientes no futuro. Lembre que as pessoas preferem fazer negócios com amigos.

Identifique o que você faz no nome do seu perfil e na foto do instagram do consultório

É importante perceber que o instagram tem uma pegada MUITO visual, diferente do face, que é mais para o lado do conteúdo. Logo, se você já possuir uma identificação na conta, será MUITO mais fácil da pessoa perceber logo do que se trata seu perfil e te seguir.

Por exemplo, na sua CONTA PROFISSIONAL, coloque uma foto sua que identifique que você é dentista. De cara, o uso da bata já caracterizará que você é da área de saúde.

No seu nome, coloque algo que caracterize o que você faz:

  • drwilsoncorreia
  • Wilsondentista
  • Odontocorreia
  • Doutorwilsoncorreia
  • Consultoriowilsoncorreia

Sabe por que isso é importante? Porque o instagram te sugere amigos na conta. E isso é um dos fatores importantíssimos na hora de conseguir um seguidor.

Experimente entrar na conta de uma pessoa e segui-la. Automaticamente, aparece abaixo sugestões de amigos que, na maioria das vezes, leva em conta seu interesse.

Por exemplo, se eu curtir uma nutricionista, provavelmente aparecerão dezenas a mais de sugestões abaixo, porém nem todas elas são nutricionistas.

Caso não tenha nada escrito, para saber se é ou não, é necessário entrar na conta, e isso nem sempre a pessoa quer fazer por demandar tempo. Porém, se você já está identificado, quer seja com foto ou no nome do perfil, a pessoa não vai hesitar em te seguir.

Poste conteúdo relevante e que gere curiosidade dos seus seguidores

Pare para pensar: quais são as dúvidas mais comuns que você escuta durante o atendimento odontológico? Vou citar algumas abaixo:

  • Tratamento de canal dói?
  • Esse ponto preto no meu dente é cárie?
  • Por que minha gengiva sangra quando como ou escovo os dentes?
  • Clareamento dental enfraquece os dentes?
  • Coroa é a mesma coisa que implante?

Poderia escrever facilmente 50 dúvidas que ouvi e ainda ouço em relação a tratamentos odontológicos. Faça o levantamento das questões mais comuns dos seus pacientes e realize publicações que chamem a atenção dos pacientes utilizando as principais dúvidas e medos deles.

Publique os BENEFÍCIOS do tratamento e não as CARACTERÍSTICAS ou TÉCNICAS do serviço odontológico

Outro erro MUITO comum no instagram dos dentistas é o foco no que NÃO interessa e NÃO vende. Por exemplo, fotos de cirurgias de terceiros molares, colocação de implantes, radiografias, tratamento endodôntico, etc.

Além de não chamar a atenção do paciente, fotos com cirurgias odontológicas podem afastá-lo do seu consultório. Lembre que 10 em cada 10 pacientes possuem medo de dentistas. Para que reforçar isso?

O paciente não quer saber que o tratamento endodôntico dele ficou perfeito radiograficamente. Ele quer saber se vai continuar doendo ou não.

Ele não quer saber se foi feito um retalho vestibular para remoção do terceiro molar em posição horizontal, que requereu 58 pontos. Ele quer saber quando vai poder ter uma vida normal, já que aquele dente apresentou uma pericoronarite, por exemplo.

Ponha na sua cabeça: o que VENDE é BENEFÍCIO.

Comece a seguir pessoas que são seus potenciais pacientes

Em geral, o que as pessoas que frequentam constantemente o dentista ou realizaram algum tratamento possuem em comum? Elas cuidam da saúde.

Logo, procure pessoas que seguem perfis que falam sobre nutrição, educadores físicos, academias, alimentação saudável, atividades físicas, corridas e esportes em geral, etc. Para fazer isso, basta escolher algum destes temas e seguir.

Logo que  fizer isso, aparecerão sugestões de amizades. Seguindo estas pessoas que cuidam da saúde, a chance de ser seguido também é grande, qualificando seus seguidores.

Publique CONSTANTEMENTE no instagram do seu consultório

Parece algo óbvio mas não é. Vejo muitos perfis que fazem uma publicação a cada 3 dias ou uma vez por semana. Desta forma, não haverá engajamento constante dos seus seguidores e o perfil não ficará bem ranqueado na rede social.

Realize postagens diárias no instagram. Pelo menos uma por dia. Como se trata de uma rede social muito visual, é perfeitamente possível preparar diversas postagens.


Perceba que, para conseguir mais seguidores no instagram do consultório, são necessárias ações que só vão requerer duas coisas suas: tempo e vontade de fazer. Comecei a fazer isso e, em poucos dias, consegui diversos seguidores e curtidas nas minhas contas.

Aproveito para alertar: NUNCA compre curtidas no instagram do consultório. Nem para fazer volume de pessoas na sua conta. Quase sempre estas curtidas são perfis falsos (fakes) que podem te prejudicar no futuro. Sabe por que?

Porque, provavelmente, o instagram vai encontrar uma forma de banir estes perfis. Já pensou se você compra 10.000 seguidores e, de uma hora para outra, aparece com 500? Não vai ser legal, não é?

Leitura recomendada:

Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.

 


Leave comment