→ A sala de espera dos consultórios odontológicos: como agregar VALOR?

→ A sala de espera dos consultórios odontológicos: como agregar VALOR?


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Uma das partes mais importantes que, muitas vezes é negligenciada pelos dentistas, é a sala de espera dos consultórios odontológicos.

A sala de espera dos consultórios é o primeiro impacto visual do paciente e, muitas vezes, isso decidirá se o paciente vai ficar ou não no consultório.

Muitas vezes (aqui entenda MUITAS MESMO), quando vamos a algum estabelecimento, esperamos algum tempo antes de sermos atendidos. 

Quando pensamos na área de saúde, isso ainda é mais frequente, principalmente se o profissional realizar atendimento por ordem de chegada. Algumas vezes até mesmo por hora marcada, ninguém está livre de algum atraso.

Se, de um lado, o fato de esperar por algum atendimento afeta a percepção de qualidade da empresa, do outro lado, alguns fatores da sala de espera podem diminuir a sensação de perda de tempo, principalmente em se tratando de consultórios odontológicos.

Quanto tempo um paciente espera sem reclamar na sala de espera dos consultórios odontológicos?

Diversos artigos mencionam que o tempo máximo que o paciente aguarda na sala de espera dos consultórios sem reclamar é de 15 minutos. Contudo, há diversos outros fatores que podem influenciar, como discutiremos adiante.

Porém, não há nada que se faça na sala de espera dos consultórios odontológicos que compense horas de espera. Inclusive nem um atendimento de excelência por parte do dentista. Lembre sempre disso.

Mas, há diversas maneiras de preparar a sala de espera dos consultórios de uma forma que a sensação de perda de tempo diminua consideravelmente ou até mesmo suma.

Vou dar um exemplo: além dos meus consultórios, possuo alguns trabalhos online (incluindo este site). Logo, enquanto espero pelo atendimento, trabalho no meu celular e literalmente não vejo o tempo passar. 

Então, eu só preciso de duas coisas naquele momento: um sinal de WiFi e uma tomada para carregar meu celular. 

E é essa visão que o dentista gestor do consultório tem que ter. O que ele poderia fazer na sala de espera do consultório odontológico que agregasse VALOR e, ao mesmo tempo, diminuísse a sensação de espera em demasia ou até mesmo de perda de tempo? Vamos lá ver algumas dicas?

1. A sala de espera dos consultórios odontológicos OBRIGATORIAMENTE tem que ser confortáveis

Não economize no conforto da sala de espera dos consultório. No primeiro momento, talvez seja o mais importante para paciente que vai esperar pelo atendimento do dentista. Então, veja algumas dicas abaixo:

  • Sofás, cadeiras ou poltronas confortáveis;
  • No caso das cadeiras, é preferível que haja um espaço confortável entre elas. Nada de colocar cadeiras muito juntas;
  • Ambiente climatizado cuja temperatura do local será adequada aos  pacientes e não à secretária do consultório. Já vi secretárias desligarem o ar condicionado porque estavam com frio e, literalmente, deixaram os pacientes cozinhando na sala de espera do consultório. Se ela a secretária for friorenta, que use um casaco;
  • A sala de espera dos consultórios deve ter um espaço agradável e relativamente amplo (compatível com a demanda de atendimento), principalmente se o atendimento for por volume ou por ordem de chegada;
  • A sala de espera dos consultórios deverá ter cores suaves e que passem tranquilidade.

2. Coloque na sala de espera do consultório algo para o paciente se entreter

Nem todos os pacientes gostam de ficar no celular. Alguns ainda preferem ficar vendo TV, por exemplo. Veja abaixo algumas coisas que toda na sala de espera dos consultórios deveria ter:

  • TV: coloque-a no campo de visão dos pacientes. Caso a sala de espera do consultório seja grande, é ideal que haja duas TVs. Opte por passar programas educativos ou light, filmes e seriados. Evite programas que passam notícias ruins e filmes de violência. O consultório odontológico já é bastante estressante;
  • Tenha revistas na sala de espera do consultório. Pode-se fazer uso de jornais também. E tente não deixar revistas velhas ou desatualizadas;
  • Coloque Folders explicativos e faça seu marketing odontológico: as pessoas possuem diversas dúvidas sobre determinados tratamentos odontológicos, e isso pode ser um impeditivo na hora de fechar o tratamento com o dentista. Folders explicativos quebrarão estas barreiras e objeções, podendo até criar no paciente um interesse em fazer o tratamento;
  • Tenha sinal de Wifi para os pacientes e tomadas para carregar os celulares: um poderoso aliado para compensar uma possível demora na sala de espera dos consultórios é o uso dos smartphones, principalmente com o uso da WiFi. Porém, é importante ter tomadas e, se for o caso, até carregadores (são baratos) para que o paciente fique sempre conectado.

3. A secretária poderá não somente conversar com os paciente, como também captar informações a respeito do consultório odontológico

Na sala de espera dos consultórios, os pacientes trocam diversas informações, principalmente se o atendimento for de primeira vez.  É bem comum escutarmos na sala de espera do consultório:

  • Questões sobre a qualidade do atendimento;
  • Qualidade do serviço odontológico;
  • Habilidade do dentista (ele é bom?);
  • Preços e formas de pagamento dos tratamentos odontológicos (Quanto custa? O dentista parcela?).

É a hora da secretária captar todas as informações que os pacientes trazem durante a espera pelo atendimento. Aqui também temos críticas ao atendimento. 


A sala de espera dos consultórios é um local valioso, em diversos aspectos, tanto para os pacientes quanto para os dentistas. Por isso, é fundamental que haja uma atenção dobrada para este ambiente do consultório odontológico.

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