o whatsapp no consultório

→ 5 razões para seu consultório usar o WhatsApp com os pacientes


Sábado passado, ministrei um treinamento para atendentes de consultório aqui em Recife. Durante o intervalo para o coffee break, alguns gestores mencionaram na conversa que o consultório odontológico não utilizavam o whatsapp para se comunicar com os pacientes.

Começo mencionando que o mundo está cada vez mais rápido e prático. As empresas que não acompanham estas tendências fatalmente perderão clientes com o passar do tempo, como tudo que não se atualiza.

E o consultório odontológico não é diferente. É importante acompanhar as tendências do mercado, inclusive as mudanças tecnológicas que, na maioria dos casos, vem para ajudar as pessoas e empresas.

Por que todo consultório odontológico deve usar o whatsapp para contato com os pacientes?

Há diversas razões para o dentista usar o whatsapp em diversas funções no consultório odontológico, inclusive para realizar o marketing odontológico. Deixar de utilizar esta poderosa rede social é pedir para cair no esquecimento no mercado odontológico. Veja abaixo 7 razões para usar o whatsapp no consultório:

1.  O uso do whatsapp nas empresas é uma tendência forte, inclusive no mercado odontológico

Quantas ligações você realiza por dia? E mensagens de texto? Quantas envia? Provavelmente deve ter diminuído, confere? Eu mesmo não lembro quando mandei uma mensagem de texto. E praticamente não faço mais ligações.

E esse meu comportamento é uma tendência forte de mercado. As pessoas estão cada vez mais utilizando este meio de comunicação. Não usar o whatsapp no consultório é ir de encontro essa tendência.

2. É um meio de comunicação eficaz e gratuito

Em se tratando de eficácia, o whatsapp sai na frente de diversos meios de comunicação com o cliente. Salvo situações nas quais os não é possível visualizar o celular, a chance do paciente ver a mensagem enviada é altíssima.

E o oposto também ocorre. Através do whatsapp, o paciente poderá confirmar a consulta rapidamente, facilitando assim que outra pessoa seja realocada, em caso de ausência à consulta odontológica.

3. É possível realizar a confirmação da consulta rapidamente, diferente de outros meios de comunicação, como as ligações telefônicas

É possível criar uma mensagem padrão com modificações apenas nos horários e dias de atendimento ao paciente. Bastará apenas copiar e colar (com cuidado para não enviar a mensagem errada). 

Nesta situação, as mensagens podem conter emoticons amigáveis. Nada de corações! Evite problemas futuros para o consultório.

4. O whatsapp poderá ser utilizado tanto como meio principal como complementar na hora do agendamento da consulta

De maneira geral, o meio de comunicação mais utilizado pelos consultórios para o agendamento do cliente é ligação telefônica. Os demais, na sua maioria, são complementares a ela.

Do outro lado, é possível utilizar apenas o whatsapp para confirmação das consultas odontológicas, por exemplo, uma vez que a taxa de visualização das mensagens é mais alta do que o atendimento a uma chamada telefônica.

5. É possível fazer um bom marketing odontológico através do whatsapp

O aplicativo possui diversos recursos que permitem realizar um bom marketing em odontologia, como por exemplo um vídeo sobre um novo equipamento no consultório ou desejar felicitações em aniversários ou épocas festivas.


Não se pode deixar de usar uma ferramenta que é tendência crescente no mercado, é MUITO fácil de usar, é gratuita e pode servir de grande valia para o consultório em diversos aspectos, inclusive para realizar o marketing odontológico do consultório.

Use e abuse desta espetacular rede social. Ela trará muitos benefícios para o consultório!

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Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


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