Uma ação social pode te fazer muito bem, ainda mais na turbulenta odontologia atual. Há no país algumas ONGs que realizam trabalho voluntário, a fim de ajudar as pessoas que não têm condições de pagar por um tratamento odontológico.
Isso deveria ser algo já herdado na faculdade, já que a maioria esmagadora dos clientes que são atendidos nas graduações tem pouca condição financeira.
Já trabalhei em alguns lugares como voluntário e, diga-se de passagem, é algo bem gratificante.
Embora haja muitos locais que oferecem este tipo de serviço gratuito, como faculdades e cursos de pós graduação, a demanda é muito grande e a lista de espera pode ter anos de duração. Além disso, o SUS, embora ajude bastante, não consegue também comportar a demanda.
É importante deixar claro que a ideia aqui é realizar um atendimento GRATUITO. Recentemente, um veterinário começou a oferecer consulta gratuita, porém cobrava pelos serviços. Isto, segundo o código de ética odontológica, constitui infração ética.
Mas o que ação social tem a ver com empreendedorismo?
Uma empresa tem por função oferecer algum tipo de produto / serviço que visa atender a uma demanda do mercado. Porém, ela também deveria ter um dever de responsabilidade social. Diversas empresas realizam este tipo de auxílio.
Por exemplo, a McDonald’s tem um dia específico para isso (Mc dia feliz) e tem uma instituição que ajuda adolescentes e crianças com câncer (http://institutoronald.org.br/).
Conversando com minha mãe, que trabalha voluntariamente no Instituto Cristina Tavares, discutimos o quanto seria importante se os profissionais de saúde prestassem um atendimento pequeno aos pacientes daquela ou de qualquer outra instituição.
Pequeno mesmo! Por exemplo, concluir um ou 2 planos de tratamento em um mês. Ou até mesmo mais que isso, dependendo da sua disponibilidade, claro.
Pare para pensar: você REALMENTE teria prejuízo em atender GRATUITAMENTE um cliente por mês? Para para ver os benefícios que você trará a uma pessoa perto do que terá de “prejuízo”. É irrisório perto do quanto você se sentirá bem com isso.
Leitura recomendada:
- Marketing pessoal: construindo sua marca
- 7 dicas para agregar VALOR ao seu consultório
- 7 erros de marketing cometidos pelos dentistas
- Cores do seu consultório? como escolher?
- Marketing de indicação: capte mais clientes
Gostou da postagem? Que bom! =)
Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!
Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!
Grande abraço e até a próxima postagem!
Wilson Correia Jr.