As redes sociais fazem parte do nosso cotidiano de uma forma incrível. Hoje, a velocidade de comunicação e a conveniência que as redes sociais trazem faz com que aqueles que não participem / utilizem estas ferramentas fiquem fora do mercado.
Por mais que pareça algo radical, vou te fazer um desafio simples: tente passar 1 dia sem usar as rede sociais. Só um dia.
As redes sociais estão tão incorporadas nas nossas vidas que o desafio que propus acima torna-se realmente um desafio. Isso também vale para nossa vida profissional.
Antes, quando queríamos realizar uma compra de materiais para o consultório odontológico, por exemplo, ou o dentista vai à dental ou pediria por fone, correndo o risco de vir outra marca do produto odontológico que você utiliza.
Hoje, podemos fazer o pedido rapidamente pelo whatsapp, inclusive batendo fotos do produto, para que a vendedora saiba qual marca do material odontológico você usa.
Esta praticidade, e porque não dizer marketing odontológico, pode ser usado também no nosso consultório.
Uma página no facebook, no instagram ou até mesmo no linkedin pode te ajudar bastante no seu marketing odontológico pessoal, no atendimento e na captação de pacientes para consultório.
Vamos discutir algumas redes sociais que impulsionarão seu consultório odontológico:
Uma ferramenta bastante conhecida pelos nossos clientes, ou seja, provavelmente eles não terão dificuldade em lidar com esta rede social.
A criação de uma página no facebook é gratuita, e você pode, a partir de uma propaganda odontológica interna no consultório, atrair seguidores para sua página.
Crie campanhas no face que estimulem o compartilhamento em massa. Ainda existe a opção de patrocinar sua página, com o intuito de atrair clientes em potencial.
É possível trabalhar com diversas variáveis, como gênero, idade e distância que quer ser trabalhada (raio de X Kms de seu consultório).
Saiba mais como lidar com o facebook clicando aqui!
Outra rede social bastante conhecida pela maioria dos usuários, porém menos usada que o facebook. É a rede social mais usada para o compartilhamento de vídeos e fotos.
A criação da conta também é gratuita e também é possível patrocinar suas postagens, o que promoveria uma divulgação maior do seu consultório. Também é possível compartilhar as postagens feitas aqui em outras redes sociais, como o facebook.
Acredito que dispensa apresentações. Hoje é um dos aplicativos voltados para comunicação mais utilizados no mundo.
Eu conheço pessoas que não tem o aplicativo do facebook instalado no seu smartphone, mas não conheço ninguém que NÃO tenha o whatsapp.
Esse aplicativo veio para modificar os tipos de contatos via fone, sem falar da redução de custo, uma vez que o número de ligações e envio de mensagens de texto caiu drasticamente.
Diante disso, o uso deste aplicativo pode ajudar MUITO a otimizar seu atendimento, incluindo até realizar avaliação do atendimento prestado.
Quem já não enviou uma mensagem de texto para alguém e ela não chegou? Mesma coisa da ligação.
Pelo whatsapp, é possível saber se a pessoa recebeu a mensagem na maioria dos casos, já que são poucos que desligam esta opção no aplicativo.
A marcação e remarcação pode ser feita pelo aplicativo, com o custo praticamente zero, quando comparado ao fato de fazer as tradicionais ligações ou envio das mensagens de texto.
Entretanto, recomendo que oriente sua secretária a pedir permissão ao cliente para contatá-lo via whatsapp, porque alguns clientes podem achar invasivo este tipo de marcação.
Assim que for marcar o cliente, pergunte a ele se tem esta possibilidade. Acredito que a maioria esmagadora dos clientes não se incomodará, pelo contrário.
O LinkedIn é uma rede social diferente, porque está voltada para o lado profissional, ou seja, você vai fazer seu network (rede de contatos) com parceiros de diferentes áreas, incluindo odontologia.
Aqui, através de contato com outros dentistas, você pode fechar uma parceria de referenciamento de clientes.
Esta rede social ainda não é tão utilizada quanto as demais supracitadas, mas é muito importante tê-la, principalmente para ficar em evidência perante a classe.
É importante agora saber qual rede social utilizar para seu consultório odontológico. Na minha visão, elas se adequam a todos os públicos.
Há o risco de uma exposição negativa, que ocorre com mais frequência no facebook, como por exemplo alguma queixa de um cliente que, por algum motivo, não gostou do seu atendimento.
Isto é um risco que pode ocorrer porém, se o dentista tiver um consultório que trabalhe com profissionalismo e honestidade, os benefícios serão muito maiores do que os riscos.
Leitura recomendada:
- Fan page no facebook: você AINDA não tem?
- Site: por que você AINDA não tem?
- Seu consultório tem Whatsapp?
- 7 dicas para aumentar o número de visitas no blog do seu consultório
- 3 maneiras de se comunicar pelo whatsapp do consultório
- 4 dicas para divulgar seu consultório gratuitamente na internet
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Grande abraço e até a próxima postagem!
Wilson Correia Jr.