Agora que você faz parte deste mundo, chegou a hora de saber como aumentar o número de visitas no blog do seu consultório. De antemão, já digo que é algo que requer tempo e, principalmente paciência.
A criação de um blog é algo muito bom, principalmente à medida que você vai aprendendo a utilizar as diversas ferramentas disponibilizadas na web. Porém, para você não ficar perdido e desfocado, te passarei algumas informações úteis para otimizar o fluxo de visitas.
A maioria esmagadora dos blogs se perde com o tempo por diversos motivos. Às vezes você até decida tempo postando mas termina não conseguindo um número bom de visitas no blog que, independente qual seja seu objetivo.
Veja abaixo 7 dicas GRATUITAS de como aumentar o número de visitas no blog do seu consultório
Poste, poste, poste. E quando achar que tem muito, continue postando
Uma das coisas que faz seu blog ter visitas é justamente ter algum conteúdo disponibilizado. Como o cliente (paciente) vai ter achar se você não disponibiliza assunto?
Quanto mais assunto seu blog tiver, melhor, pois aumenta a probabilidade se encontrarem seu blog nos buscadores da internet (google, yahoo, bing, etc).
Seus conteúdos tem que ter relevância para seu público-alvo
De nada adianta ter 500 postagens se elas não trazem conteúdos relevantes para seus visitantes. Uma dica excelente para você usar como tema no seu blog é discutir com seus visitantes assuntos e dúvidas muito frequentes no consultório. Veja abaixo alguns exemplos:
- O que é tratamento de canal?
- O que são lentes de contato?
- Por que minha gengiva sangra?
- Estou grávida. Posso realizar tratamento dentário?
- O que deixa os dentes amarelados?
Tire uma hora e levante as principais dúvidas dos seus clientes e discuta isso no seu blog. Provavelmente muita gente também têm estas dúvidas, acredite! E quanto mais gente tive esta dúvida, maior a chance de chegar a seu blog.
TOP SECRET: é hora de saber uma coisa que MUITOS OUTROS ensinam cobrando. Que tal saber quais palavras ou dúvidas mais procuradas no google? Em menos de uma semana, você saberá e APRENDERÁ a não perder mais tempo com achismo de assunto.
A aparência do blog é TUDO
Você já chegou a desistir de entrar em algum local por causa da aparência? Provavelmente sim. Vamos utilizar o exemplo de um restaurante. Você entrou, adorou a comida e, na hora de indicar, fala assim:
A comida de lá é excelente, mas o lugar é muito feio…
Perceba que será inevitável não falar da aparência. Se você indicar um amigo e ele for lá, provavelmente vai te ligar para confirmar se o lugar era aquele mesmo. A mesma coisa ocorre com o blog.
Quando o visitante encontra seu blog e este tem uma aparência desagradável, provavelmente ele descartará. Logo, capriche no visual para dar o efeito reverso.
Esteja presente nas redes sociais para aumentar o número de visitas no blog
Aqui é uma ajuda mútua. O facebook consegue tráfego para seu blog e vice versa, logo você atacaria em dois problemas de uma só vez. Caso não tenha, faça HOJE seu perfil nas redes sociais.
Faça parcerias com outros blogs
Aqui no meu blog, tenho uma aba de parceiros (foto abaixo), nos quais trocamos divulgações mútuas (com exceção da endeavor e sebrae, que são sites de empreendedorismo que indico) e nos ajudamos, uma vez que há troca de tráfego
Claro que você vai procurar outros blogs que falem do mesmo assunto que você. Nada de de ir propor uma parceria com uma padaria ou com o sites de roupas femininas, do contrário você perderá tempo.
Outra dica que dou é tentar divulgar seu trabalho em outros blogs a fim de conseguir mais visitas. Por exemplo, uma das minhas postagens foi divulgada no blog da dental cremer. Aquilo me gerou novos visitantes, confere?
Seu conteúdo tem que ser ORIGINAL
Aqui entenda NÃO COPIAR de outros blogs. Embora pareça algo óbvio, é uma prática MUITO comum. Te darei três motivos para não fazê-lo:
- Você sairá como o COPIADOR, jogando seu filme literalmente na fogueira;
- Você pode ser acusado de plágio;
- O google identifica e PUNE os blogs ou sites que copiam postagens alheias. Punir aqui significa ficar no rabo da fila do buscador.
Lembro que um conhecido meu, assim que soube que eu tinha um blog, criou um também, só que ele copiava diversas matérias. O resultado disso foi um número de visitas 3x menor que meu blog.
Não poste conteúdos longos demais
Aqui no meu blog, as postagens têm entre 700 e 1000 palavras, salvo exceções. Postagens muito grandes não despertam o interesse dos visitantes em ler.
Algumas vezes tive que segmentar postagens justamente para não passar de 15 minutos de leitura, o que já é um tempo considerável para uma postagem. Evite ser prolixo e vá direto ao ponto sem rodeios e consiga mais visitas no blog.
Seguindo estas dicas, fatalmente você atrairá mais visitantes para seu blog, que podem ser convertidos em clientes para seu consultório. Porém, com falei no primeiro parágrafo, é algo que requer tempo, dedicação e paciência.
Não desista disso. Vou te fazer uma pergunta que te explicará o motivo pelo qual você tem que insistir: quantos colegas de profissão tem blog?
Leia mais:
- Rede sociais: ajudam ou atrapalham?
- Fan page: por que você NÃO tem?
- Como criar um blog para seu consultório
- Fique em evidência SEMPRE
Gostou da postagem? Que bom! =)
Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!
Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!
Grande abraço e até a próxima postagem!
Wilson Correia Jr.