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→ Como chamar a atenção do paciente do consultório HOJE mesmo?


O cliente vai a seu consultório quase sempre para resolver um determinado problema.

Uma vez ou outra ele vem para realizar a consulta preventiva a cada 6 meses, isso, claro, colocando que não há um gerenciamento organizado dos clientes (marcação da próxima consulta periódica de 6 meses, por exemplo), ou seja, na maioria dos consultórios odontológicos.

Diante disso, ele só vai realmente par resolver um determinado problema e…só. Ele tem outras milhares de coisas para fazer, mas só resolve aquilo. Este tipo de comportamento é mais predominante do público C-D. Contudo, o foco do post não é esse.

Tal comportamento rotineiro do cliente faz como que o dentista perca o hábito de alertar o cliente de algo que ou ele não dá atenção (até que comece a doer ou comprometa a estética) ou algo que ele não considere um problema pelo simples fato de já ter se adaptado a isso. Explicarei melhor abaixo.

Em 2011, fui fazer meu check up da cirurgia de remoção de amígdala. Assim que entro na clínica, direciono-me para falar com a secretária no guichê e, atrás dela, tinha um banner que dizia:

“Cliente, como está o seu sono? Faça um teste e descubra!”

 

Na hora, lembrei que faço parte das milhares de pessoas que tem alguma dificuldade de dormir. Fiquei curioso, fiz o teste e não deu problema algum. Só que, por mais que tivesse o problema, nunca parei para confirmar se realmente tenho algum distúrbio do sono.

O que me impulsionou a fazer foi aquele banner (jogada de marketing ideal), que me ”lembrou” daquele problema e sugeriu tratamento, caso tivesse algum distúrbio real.

Steve Jobs   dizia que as pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas. Quantas vezes nós nem imaginamos que necessitamos de algo até nos oferecerem?

Traçando um paralelo com Odontologia, vou te fazer algumas perguntas e quero que leia e pense atentamente. Claro, não preciso dizer que estamos falando de casos em que há necessidade real de tratamento.

  • De cada 10 clientes que o dentista atende, quantos precisam de Ortodontia?
  • De cada 10 clientes que o dentista atende, quantos necessitam de clareamento dentário?
  • De cada 10 clientes que o dentista atende que usam PPR, quantas queriam substituir por implantes dentários?

Há diversos clientes que necessitam de tratamento odontológico e, por algum motivo, que muitas vezes não é o financeiro, não o fazem.

Houve um acomodação com ele mesmo ou ele se acostumou com o “problema”. Aí entra o dentista no processo no diálogo com o cliente. Lanço abaixo mais algumas perguntas que, novamente, quero que você leia atentamente:

  • Você já chegou a sugerir um tratamento de clareamento dental para seus clientes que possuem dentes amarelos, justificando que eles terão um sorriso mais jovem e bonito?
  • Você já chegou a sugerir o tratamento de ortodontia (aparelho dentário) para seus clientes que possuem algum tipo de má oclusão, justificando que eles terão um sorriso mais bonito e harmônico?
  • Você já chegou a sugerir o tratamento de implantes dentários para seus clientes que usam PPR, justificando que terão melhor qualidade de vida (sentido mastigatório), sem medo de falar e a prótese cair?

Há diversas maneiras de atrair a curiosidade do cliente para um determinado tratamento no qual ele necessita. Crie uma estratégia de marketing odontológico que desenvolva um interesse em seus clientes de fazer um determinado tratamento que traga benefícios a eles.

 

Leitura recomendada:


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Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


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