dentista e CHEFE

→ 10 coisas que você NÃO deve fazer como dentista e CHEFE do consultório


Um gestor de uma empresa tem que assumir diversas funções: líder, psicólogo, educador, etc. Ocorre a mesma coisa com o gestor de um consultório odontológico, que é dentista e chefe ao mesmo. Levo em consideração que você ainda atenda e gerencie seu consultório.

E é algo que requer MUITO jogo de cintura, porque você vai lidar PELO MENOS com duas variáveis:

  • Seus colaboradores;
  • Seus pacientes.

Perceba que só estas três personas acima já nos trazem criam situações nas quais há a necessidade de desenvolver habilidades comportamentais, para que todo o processo de atendimento ocorra da melhor forma possível.

Levantarei abaixo dez atitudes que você deve evitar no seu cotidiano profissional, a fim de ser bem visto pelas pessoas que participam do mesmo ambiente profissional que você

10 coisas que você NÃO deve fazer como dentista e CHEFE do consultório

Não repasse suas responsabilidades para seus colaboradores/sócios

Cada integrante tem uma função no consultório. Alguns dentistas, além de repassarem suas responsabilidades para os colaboradores/sócios, sobrecarregando-os, não percebem que, por mais que os colaboradores tentem resolver um determinado problema, é necessária a intervenção do chefe do consultório.

Lembro que contratei um profissional para realizar o conserto de um determinado equipamento. Ele sempre postergava a entrega do equipamento, por mais que minha secretária tenha falado com ele diversas vezes.

Entrei em contato com ele e expliquei que ele prejudicava o consultório com aquela atitude, dentre outras coisas. No outro dia, o equipamento foi entregue.

Nunca, NUNCA terceirize sua culpa para terceiros

Um dentista e chefe do consultório tem que admitir os erros. Tem coisa pior do receber a culpa de algo que você NÃO fez? Pois é. Reconhecer o erro é uma virtude! Lembre-se disso.

Não se mostre arrogante ou superior aos colaboradores

Claro que, no consultório, haverá uma hierarquia de cargos, o que não quer dizer que o dentista e chefe são SUPERIORES aos colaboradores, pelo contrário. Lembre que uma parte considerável do seu sucesso advém dos seus colaboradores.

Nunca repreenda um colaborador em público

Roupa suja se lava em casa e não na frente da vizinhança. Lembro que trabalhei para um dentista que realiza reclamações do desempenho da secretária. Até aí tudo bem, se o caso não tivesse ocorrido na frente dos pacientes.

Elogie SEMPRE em público e repreenda/corrija/oriente em particular. Não há nada mais constrangedor do que expor ao público algum erro do colaborador.

Não deixe de treinar seus colaboradores

De certa forma, este ponto tem alguma ligação com o item anterior. Se há alguma deficiência por parte do colaborador, é fundamental procurar saber o motivo da repetição do erro. Talvez ele precise apenas de uma pequena orientação de como fazer, mesmo que você tenha que pegar na mão dele.

Lembra como era na época da faculdade? Pronto! Você vai ter que fazer a mesma coisa que os professores fizeram com você!

Evite grosserias com seus colaboradores

Há dias que não estamos com o humor tão legal assim. E isso também vale para seus colaboradores. Treine sua paciência para determinadas atitudes. É sempre melhor esfriar a cabeça antes de tomar alguma decisão ou passar alguma advertência.

Não centralize suas funções

Qual a ideia de ter uma equipe se você quer transformá-la numa euquipe, na qual apenas você faz as coisas? Um bom gestor sabe delegar funções aos integrantes do consultório e supervisionar o andamento da realização. Você não pode dar uma de superman e querer abraçar o mundo.

Além disso, um gestor centralizador tende a ficar sobrecarregado, findando em uma realização deficiente das tarefas e um comprometimento do sem bem maior: a saúde.

Não saber receber críticas

A partir do momento em que você decide fazer alguma coisa na sua vida, você estará passível de receber críticas. Não há pessoa melhor para dizer como seu atendimento está sendo avaliado do que sua secretária.

Ela que fala com os pacientes frequentemente. Críticas são importantes para correção dos erros. Saiba ouvi-las com sabedoria.

Não falte com a verdade com seus colaboradores

Nada de mentiras entre o líder e os liderados. Quando uma mentira é descoberta, toda a credibilidade vai por água abaixo. Seja sempre transparente com seus colaboradores.

Não seja omisso com seu consultório

Já vi diversos colegas acumularem problemas porque ficam esperando que um colaborador ou sócio venha e resolva. Essa atitude é, no mínimo, destrutiva.

Ora, se o consultório é seu você negligencia o conserto de um equipamento que permita o atendimento, como um compressor ou ar condicionado, VOCÊ também vai sair perdendo. E, se você tiver sócio, você vai se prejudicar e levar os demais contigo.


Ser dentista e chefe não é fácil. Eu sei que determinadas atitudes levam um tempo para serem incorporadas a sua rotina profissional. Porém, lembro que a prática vai diária vai, aos poucos, fazer com que suas ações se tornem um comportamento inerente a sua pessoa.

Um líder tem que ter respeito e cuidado pelos seus liderados, e saber reconhecer suas fraquezas. Da mesma forma, um gestor de consultório tem que tomar uma postura de líder e assumir a responsabilidade profissional com sua empresa.

 

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Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


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