Ser o melhor dentista no meio de um verdadeiro tsunami de profissionais da odontologia é algo, digamos, bem ousado e arriscado. E digo mais: esta decisão pode ser seu primeiro passo para alcançar a tão temida frustração profissional.
Já mencionei aqui que pouquíssimas são as pessoas que são consideradas pontos fora da curva. Na sua classe, que REALMENTE se destacou? Aqui não me refiro só ao financeiro, mas que se tornou uma celebridade na classe?
Por exemplo, o professor Ewerton Nocchi é referência nacional em estética dental. Você teve algum colega de classe que se destacou desta forma? Provavelmente não! E não estou minorando a capacidade técnica dos dentistas.
O que quero dizer é o seguinte: um percentual MUITO pequeno de dentistas se tornam os pontos fora da curva. Se você já for considerado referência no seu estado, parabéns! Você chegou a um grupo seleto de dentistas excepcionais.
Sem falar que estes dentistas QUASE SEMPRE são uma combinação de diversas qualidades, principalmente a técnica e a empreendedora. Além de serem tecnicamente excelentes, sabem vender o peixe deles.
O caminho para ser o melhor dentista ou figurar entre os melhores pode ser longo, oneroso e pode não alcançar o resultado desejado, gerando uma frustração no profissional.
Por exemplo, se você entrar na aba SOBRE do meu blog, vai encontrar a minha visão nas declarações institucionais:
Visão
Situar-se entre os 3 melhores blogs sobre o assunto em questão nos próximos 2 anos.
É uma visão ousada e parece ir de encontro ao que direi em seguida, mas não vai. Provavelmente, se tivéssemos 500 blogs falando sobre o assunto, não colocaria uma visão tão ousada.
Do outro lado, ser DIFERENTE faz com que você também se destaque entre a multidão, pelo simples fato de fugir do padrão. Inclusive ser diferente também é uma proposta deste blog.
Aí você para e pensa: o que é ser DIFERENTE a ponto do paciente achar especial e COMENTAR com os amigos? Parece algo difícil, mas é bem simples. Vamos começar por VOCÊ. Verás rapidamente o quanto isso é impactante.
Pare para pensar numa coisa que você precisou e só resolveu quando chegou em casa, por exemplo. Ou então em algo que te pareceu MUITO impactante e quebrou paradigmas. Vou te dar um norte.
Uma rede de restaurante aqui de PE coloca, dentre outros produtos, fio dental disponível no banheiro para os clientes. E só vem à cabeça este restaurante, porque é bem mais comum se colocar antissépticos para bochecho.
Ora, diga de 10 restaurantes que você foi, QUANTOS disponibilizaram isso? E nós sabemos o quanto é agoniante um pedaço de comida preso sem a possibilidade de remover.
Numa viagem ao interior, ouvi falar que havia um banheiro em um posto de gasolina que era super conhecido na região. Fiquei curioso para conhecê-lo e realmente superou as expectativas, ainda mais diante dos banheiros que encontramos nos postos.
Por ter um banheiro top, o posto virou referência naquela região, com uma enorme circulação de pessoas tanto para colocar gasolina quanto para fazer algum lanche na loja de conveniência, que também era cheia de gente.
Voltando para Odontologia, citarei alguns exemplos abaixo para mostrar como ser diferente é bem melhor, mais fácil e mais rápido do que tentar ser o melhor dentista.
No meu consultório, TODO paciente utiliza os óculos de proteção, com cores pretas e verdes. É muito comum o dentista colocar aqueles óculos em determinados procedimentos, como por exemplo o clareamento dental.
Mas… quantos clareamentos você faz por mês?
De 10 pacientes que coloco os óculos, pelo menos 6 perguntam o motivo pelo qual usam e dizem que nunca colocaram. Já não passa por algo diferente? Um dos motivos é a proteção da visão dele.
O outro é algo que só sabe quem deita no equipo. Experimente deixar no equipo e deixar o refletor apontando no seu rosto por 3 minutos. É algo que quase NENHUM paciente reclama, mas não gosta. Faça o teste!
Ah, antes que eu esqueça: os óculos não custaram R$ 5,00!
Outra dica importante é disponibilizar ao paciente produtos de higiene bucal para compra. Por que? O lucro é pequeno. Concordo! Mas pense na conveniência que criará para seu paciente. Quer que eu te prove?
Com certeza algum paciente já te perguntou:
- Qual a melhor escova dental?
- Qual o melhor fio dental?
- Qual a melhor pasta dental?
Tem pacientes que compram escovas com cerdas duras; outros compram escovas com cabeças grandes; outros compram escovas de adultos para crianças, e por aí vai.
Você pode oferecer a seu paciente produtos de higiene bucal para que ele compre o correto. Volto a repetir; esqueça o lucro pequeno. Pense MAIOR que isso.
Sempre que o paciente quiser comprar uma escova, vai lembrar do seu consultório e, melhor ainda, INDICAR a terceiros.
Sim, passando para te perguntar: qual o custo de uma escova dental mesmo???
Outra dica que achei bem interessante foi a que vi no consultório de Dr. Hércio Macêdo, que realiza em seu consultório cirurgias de implantes dentários e oral menor.
Ele dá aos pacientes recém operados alimentos gelados na recepção, por exemplo, um sorvete, seguindo uma das recomendações pós operatórias de ingestão de alimentos líquido-pastosos frios ou gelados.
Você concorda que não é algo comum, confere? Por ser algo diferente, a chance do paciente comentar com seus amigos e parentes é, no mínimo, considerável, confere?
Ah, preciso dizer o preço de um sorvete? =D
A ideia desta postagem não é denegrir ou fazer com que você mude de ideia em relação a ser o melhor dentista ou figurar entre os melhores. Mas quero que perceba a trajetória de ser o melhor dentista tem quando comparado a ser aquele que faz algo diferente.
Inclusive, você pode até fazer as duas coisas ao mesmo tempo, claro, iniciando pelo mais simples, que é ser diferente, complementando com seu objetivo em situar-se entre os melhores.
Poderia citar 1001 exemplos, mas a ideia é que você pare e veja o que você poderia agregar a seu consultório que gerasse uma diferença no mercado. E isso você pode encontrar em diversas áreas e adaptar na Odontologia.
Leitura recomendada:
- Marketing de indicação: capte mais clientes
- Marketing pessoal: dicas úteis para seu consultório
- Marketing pessoal: construindo sua marca
- Valor x preço: foque no BENEFÍCIO
- 7 dicas para agregar VALOR a seu consultório
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Grande abraço e até a próxima postagem!
Wilson Correia Jr.