→ 7 erros que te farão PERDER pacientes nas redes sociais


Utilizando as redes sociais, percebi que alguns colegas literalmente incendeiam seu filme nos seus perfis ou páginas. Acredito que não seja de propósito, claro, até mesmo porque ninguém quer perder pacientes.

Apenas uma falta de noção ausência de percepção de que as pessoas estão vendo. Literalmente! E, por incrível que pareça, é algo bem comum. Mas vamos colocar as coisas no eixo, ok?

Pare para analisar quantas pessoas visualizam as redes sociais todos os dias. Para você ter uma ideia, o Brasil é o país que mais utiliza as redes sociais na América latina, conforme pesquisa realizada pelo eMaketer.

A mesma pesquisa concluiu que o facebook ainda é a rede social mais utilizada na América Latina.

Além disso, uma pesquisa realizada pela consultoria comScore  mostra que os brasileiros são líderes no tempo gasto nas redes sociais. A média de tempo de uso é 60% maior do que a do resto do Planeta! Só 650 horas por mês são gastas.

tempo de uso

Resumindo, é um terreno muito fértil para desperdiçar uma oportunidade de plantar algo que preste, concorda?

Veja abaixo 7 erros clássicos que te farão perder pacientes nas principais redes sociais

Misturar o pessoal com o profissional

Muitas pessoas ainda teimam em não criar um perfil profissional para seu consultório, motivo pelo qual não entendo. Logo, utilizam o mesmo perfil para postagens pessoais e profissionais.

Por exemplo, um paciente pode ter uma opinião política diferente da sua. Se você for uma pessoa que faz muitas postagens sobre este assunto, há uma chance considerável da pessoa misturar as coisas e não se consultar mais com você.

Mesma coisa pode ocorrer com religião e futebol. Entenda, por favor, não estou dizendo para você não falar sobre isso, mas que seja pelo menos no perfil pessoal.

Não investir em publicações

Se você quer ser lembrado pelos pacientes, invista em publicações. Não que a pessoa vai deixar de ser seu paciente porque você não posta.

Mas a ideia é que o primeiro nome que venha à cabeça seja o seu. Logo, postagens periódicas serão importantes para a fixação do seu nome na mente dele.

Porém, tenha um bom senso nas publicações. A falta delas vai fazer com que os pacientes não lembre de você como primeira escolha. O excesso vai te fazer perder pacientes mesmo, em decorrência da saturação de informação.

Colocar assuntos de pouca importância

Seguindo o tópico acima, você tem que postar assuntos interessantes. Nada de ficar falando de uma maneira que só você entende. Vai correr o risco de ler um “traduz aí, doutor…”.

Procure na internet assuntos que estão em evidência e comente nas redes sociais. Seguindo a lógica do tópico acima, a ideia é ser o primeiro na cabeça do seu paciente.

Esqueça aquela tática de postar diversas vezes “marque sua consulta”. Poste conteúdo e seu fone de contato. Naturalmente, os pacientes aparecerão.

Fugir do propósito principal da sua página na rede social

Outro erro bem comum, e que se parece com o primeiro tópico, é falar de assuntos que não são inerentes ao contexto principal de sua página ou perfil.

Lembro que seguia uma página sobre assuntos esportivos no facebook que, de uma hora para outra, começou a fazer propagandas sobre um shake que prometia emagrecimento.

Se sua página fala sobre o assunto X, fale APENAS sobre o assunto X e temas relacionados. Seu seguidor está ali para ver o assunto X, e não o Y, Z, W, etc.

Erros de português nas publicações

Outro ponto MUITO comum e fácil de você perder pacientes é a escrita. O mínimo que uma pessoa pensa é que um profissional de nível superior sabe pelo menos escrever.

E pode ter certeza que sua habilidade vai ser posta em xeque, ainda mais porque há diversos mecanismos e instrumentos que podem ser utilizados para identificação dos erros gramaticais.

Quer ter uma ideia? Já pensou se eu escrevesse PASSIENTE ao invés de paciente? = (

Ter uma rede social e não interagir com seus seguidores

Estar presente nas redes sociais significa interagir com seus seguidores, nem que seja com uma curtida nos comentários realizados. Não deixe seu paciente esperando por dias sem resposta.

Da mesma forma que é importante deixar claro que rede social não é lugar de consulta. Crie textos padrões para otimizar o tempo de resposta e direcionar a sua rede social para o uso adequado.

Olá, João. Tudo bem?

Por gentileza, entre em contato com o fone XX-XXXX.XXXX para obter informações sobre suas dúvidas.

Se você abrir UMA exceção e começar a fazer consultas, prepare para não ter mais paz de espírito.

Ficar de bate boca com seus seguidores

Vivemos na era dos prints. Qualquer deslize em redes sociais pode viralizar em questão de horas e seu nome pode ir por água abaixo.

Se há algum paciente insatisfeito por um determinado motivo, e ele expor esta insatisfação nas redes sociais, tenha paciência e tente resolver isso amigavelmente PESSOALMENTE ou  no máximo por TELEFONE. Nada de resolver via redes sociais.

Olá, João!

Entendemos sua insatisfação e gostaríamos de resolver isso o mais rápido possível. Por gentileza, nos passe seu contato inbox ou ligue para o número XXXX-XXXX.

Estamos à disposição.


Como já mencionei, muitas coisas se conseguem hoje pelas redes sociais. Resultados positivos e negativos, estes últimos geralmente ocorrem pelo que expus acima.

Caso você faça alguns destes 7 pontos acima, tente corrigir isso o quanto antes para evitar perder pacientes. Lembre que sempre vai ter um concorrente fazendo o certo! =)

 

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Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


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