atendente de consultório marketing odontológico

→ 5 motivos para investir em um curso para atendente de consultório


Não se pode imaginar nenhuma empresa que lida com clientes crescer sem prestar um bom atendimento. E isso inclui o consultório odontológico.

Neste artigo, darei 5 motivos para o dentista investir em um curso para atendente de consultório, que fatalmente vai refletir positivamente no marketing odontológico.

O primeiro contato do paciente  é com a atendente de consultório. Só este motivo já seria suficiente para encerrar este valioso artigo! Mas irei adiante!

A atendente de consultório é responsável direta pelo primeiro impacto do paciente com o consultório odontológico. Em outras palavras: não há ação de marketing odontológico que possa compensar um atendimento ruim por parte dos colaboradores.

Veja abaixo 5 motivos para investir em um curso para atendentes de consultório – atendimento ao paciente

1. Além de ser o primeiro contato com o paciente, sua atendente é a pessoa que lida mais tempo com seus pacientes no consultório odontológico

Não é novidade para ninguém que o paciente lida primeiramente com a atendente de consultório. O que muitos dentistas não percebem é que a atendente possui muito mais contato com os pacientes do que ele. 

Pare para pensar: o paciente é mais amigo do DENTISTA ou da ATENDENTE DE CONSULTÓRIO? Se ainda há alguma dúvida, diga-me quem faz para os pacientes:

  • Agendamento;
  • Encaixe de consultas;
  • Remarcações em cima da hora;
  • Resolve atritos com o dentista;
  • Lembra da consulta.

Rapidamente, levantei algumas razões para o paciente ter mais simpatia e agradecimento com a atendente de consultório do que com o dentista. Diante disso, é importante que a atendente esteja preparada para lidar com este contato frequente com o paciente.

2. O atendimento ao cliente do consultório é parte fundamental do marketing odontológico

O marketing odontológico, ao contrário do que muitos dentistas pensam, não se resume apenas à propagandas odontológicas nos diversos meios de comunicação.

Fica fácil entender isso quando frequentamos ambientes mais sofisticados. Por exemplo, um restaurante chique. Paga-se um preço bem acima do que encontra-se no mercado, contudo, geralmente recebemos um atendimento de excelência, que faz minorar a sensação de que pagamos “caro” pelo jantar.

Isso que disse acima se chama agregar valor através do atendimento de excelência. Por isso que é tão importante ter uma atendente de consultório preparada para oferecer a verdadeira excelência no atendimento ao cliente do consultório.

3. A atendente de consultório tem que estar preparada para realizar um agendamento dos pacientes eficaz

Um dos grandes calos dos consultórios é o agendamento dos pacientes. Nos cursos presenciais que ministro, sempre enviamos um email pedindo que os dentistas digam o que precisamos dar um foco maior. Uma delas é o agendamento. Veja abaixo algumas das queixas:

  • Paciente não foi confirmado;
  • Paciente foi marcado para o dia errado;
  • Paciente foi marcado para o dentista errado;
  • Paciente não foi lembrado da consulta periódica.

Por mais que pareça complexo de se resolver, é algo que só requer uma metodologia e disciplina para resolução.  Afinal de contas, não dá para perder pacientes por causa do agendamento, confere?

4. Com o grande quantitativo de tarefas, é importante que a atendente de consultório tenha um checklist das atividades diárias

O checklist das tarefas nada mais é do que uma lista do que vai ser realizado em um determinado período de tempo. Por exemplo:

  • Tarefa: compra de materiais odontológicos
  • Responsável: Maria
  • Quando comprar: todo dia 5 de cada mês
  • Onde comprar: dental

Perceba que fica tudo muito claro. Quem vai fazer o que e o prazo para realização. Desta forma, será possível cobrar pela realização de uma função por parte da atendente de consultório.

Além disso, esta organização passa muito mais eficácia no andamento do processo de atendimento sob a ótica do cliente, fortalecendo ainda mais o marketing odontológico do consultório através do atendimento de excelência.

5. A atendente de consultório deverá possuir um protocolo de atendimento ao cliente

O processo de atendimento ao cliente no consultório odontológico tem diversas etapas. Se UMA falhar, todo o processo poderá ser comprometido, isto é, o paciente poderá se chatear e procurar a concorrência.

É importante que a atendente de consultório possua um protocolo de atendimento ao cliente eficaz e objetivo, a fim de facilitar toda a realização das tarefas do processo de atendimento no consultório.


Perceba que o atendimento ao cliente é um dos responsáveis direto pelo sucesso do consultório, por isso NUNCA se pode esquecer da participação da atendente de consultório no processo.

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