escolher a clínica odontológica

→ 7 critérios que os pacientes usam para escolher a clínica odontológica


→ 7 critérios que os pacientes usam para escolher a clínica odontológica
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Há uma infinidade de critérios que os pacientes usam na hora de escolher a clínica odontológica. Alguns deles são mais fortes que outros e, quando o dentista entende isso, suas ações de marketing odontológico serão muito mais eficazes quando falamos de captação de pacientes.

O fato é: o mercado odontológico está bastante competitivo. Há 20 anos, o paciente tinha uma certa “dificuldade” para encontrar um dentista. Nos dias atuais, há um consultório odontológico em cada esquina. E, de certa forma, isto favorece o paciente, já que a oferta de dentistas é bem razoável.

Esta alta demanda de mercado faz com que o paciente fique mais exigente pelo simples fato de ter bem mais opções do que no passado. Se ele não gostar de algo em um determinado consultório, ele tem outras diversas opções.

Neste artigo, parto do pressuposto que já há uma qualificação técnica do dentista, não sendo este um diferencial na hora do paciente escolher a clínica odontológica. Como já mencionei diversas vezes neste site, ser bom no que faz é obrigação.

Contudo, os dentistas que souberem explorar estes critérios sairão na frente e começarão a entender como se dá o processo de captação de pacientes e o que eles leva em conta na hora de escolher a clínica odontológica. Vamos lá?

1. Indicação de amigos e parentes contam MUITO na hora de escolher a clínica odontológica

 Se fôssemos colocar em um ranking, com certeza este critério estaria no topo. Os outros fatores associados ficarão em segundo plano ou até mesmo irrelevantes. Já fui a um médico que me fez esperar horas, todavia ele foi indicado por um amigo para resolver um determinado problema.

Nesta situação, a demora no atendimento atrapalhou, mas não ao  ponto de me levantar e ir embora e nem de me deixar de consultar com o médico até hoje. No final, para mim  o preponderante foi a resolução do problema. Ponto final.

Outro aspecto importante é a indicação por parte de estranhos. Por exemplo, um dentista publicou algum caso clínico dele e houve diversos comentários. Nesta hora funciona o famoso efeito manada. As pessoas tendem a fazer o que a maioria faz. 

Fica fácil de entender quando estamos em um lugar no qual há apenas dois restaurantes: um cheio e um vazio. Naturalmente, as pessoas tenderão a ir ao cheio. Isso faz parte do comportamento humano.

Neste caso, não há horário e distância que impeça o paciente de ir a um dentista indicado, principalmente se for um problema de maior complexidade.

2. Proximidade da residência

Não há nada melhor do que resolver as coisas perto de casa. Escola, trabalho, consulta médica, etc. Se o paciente puder, vai escolher um dentista perto da residência dele apenas por questão de conveniência. Se o profissional não o satisfez, só aí que ele coloca este critério na segunda opção.

Este ponto é importante na hora de fazer a propaganda odontológica, principalmente via redes sociais, nas quais é possível escolher o raio de distância no qual a propaganda odontológica vai alcançar.

3. O ponto do consultório odontológico x estrutura do local

Quem não gosta de um local agradável, bonito, com segurança e conveniências? Todos, confere? E as pessoas estão dispostas a pagar por isso.

Por exemplo, muitas pessoas preferem pagar valores exorbitantes por um estacionamento seguro a deixar o carro na rua, ainda mais quando vivemos um problema grave na segurança pública.

Além disso, as pessoas ADORAM conforto. Quem prefere ficar em pé em um lugar quente ao invés de estar sentado numa cadeira confortável e em um ambiente climatizado? =D

4. Atendimento Show desde o atendimento da ligação telefônica

O primeiro contato do paciente com o consultório odontológico é através da ligação telefônica. Se sua secretária / atendente está preparada para oferecer um atendimento SHOW, a chance do paciente escolher a clínica odontológica é muito alta.

Ocorre o mesmo no atendimento in loco. Se o atendimento ao paciente não é cordial, ágil, eficaz, dentre outras muitas coisas, provavelmente o paciente vai optar por fazer o  tratamento na concorrência.

5. Preço x condições de pagamento

Apesar de menos de 10% dos não fechamento de tratamentos esteja relacionado ao fator preço, é importante mencionar isso. Há pessoas que só querem preço baixo e nada mais que isso.

Além disso, é importante saber que o paciente até quer escolher a clínica odontológica, porém ele quer uma condição de pagamento mais favorável, como parcelamento em mais vezes e sem juros. Lembre que, para muitos, o que importa não é o valor final e sim se aquela parcela caberá no bolso dele.

6. O marketing odontológico que é utilizado para divulgar a clínica

Há uma frase que diz: o que não é visto não é lembrado. 

A coca cola, por exemplo, mesmo estando no topo da marca de refrigerantes mais lembrada, ainda assim não deixa de investir em marketing porque aumenta cada vez mais a percepção de PRESENÇA e de AUTORIDADE. E isso conta bastante na hora de escolha do refrigerante que vai ser consumido.

Ocorre a mesma coisa com a clínica odontológica. Imagine que, em um determinado bairro, há 5 clínicas odontológicas, contudo, apenas uma faz um marketing odontológico adequado e eficaz. Pode ter a CERTEZA de que aquela clínica vai ter um maior fluxo de pessoas circulantes, pelo simples fato de estar em EVIDÊNCIA.

7. Horários de atendimento flexíveis 

Quanto mais horários uma clínica odontológica disponibilizar aos pacientes, maior a probabilidade de que aquele horário seja adequado. Aqui não me refiro apenas ao horário comercial (8-12 / 14-18). 

Atendimentos noturnos ou durante o final de semana (sábado) podem fazer com que o paciente opte por escolher a clínica odontológica porque ele só tem aquele horário disponível. Além disso, estes horários mais nobres possuem um baixíssimo índice de faltas no consultório.

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Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.

 


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