O ano de 2017 está quase no final! O mercado odontológico ainda colhe os frutos da crise político-econômica que nosso país atravessa. Apesar de ser um fator que complica, o atual momento do nosso país não deverá ser NUNCA algo limitante. É preciso superar isto.
O que não é novidade para ninguém é que teremos mais dentistas no mercado odontológico em 2018. Cada vez mais se abrem faculdades, e é importante saber lidar com isso da melhor forma possível.
O ponto que devemos levar em consideração é o crescimento do número de dentistas que estão investindo em cursos na área de Harmonização Orofacial (HOF). De fato, é uma área bem rentável e com clientes constantes por um único motivo: envolve estética facial.
Claro que há a HOF também atua para fins funcionais, mesmo que seja com ação paliativa em determinados casos enquanto se faz o tratamento da causa. Porém, vamos nos focar apenas na atuação da HOF na questão estética.
De fato, desde que a Harmonização Orofacial ficou incluída nas atividades do dentista, houve um boom de cursos sobre o assunto (tenha MUITO cuidado na hora de escolher seu curso). Uma parcela considerável dos dentistas sequer mencionam mais as áreas, digamos, mais tradicionais, como clínica geral, endodontia, dentística, etc.
Quer confirmar o que estou dizendo? Experimente abrir um número X de perfis nas redes sociais. Vamos escolher o instagram, por praticidade. Veja quantos colegas seus divulgam APENAS a HOF:
- Lipo de papada;
- Rinomodelação;
- Botox;
- Microagulhamento;
- Etc.
Se formos pensar na POSSIBILIDADE de intenção de fazer do paciente, aumenta consideravelmente por se tratar de procedimentos estéticos, ainda mais quando envolve o rosto e rejuvenescimento facial. Isso não se pode negar.
Além disso, a questão dos tratamentos da HOF serem de curto prazo faz com que o cliente faça aquele procedimento diversas vezes por um longo tempo, como é o caso do botox. Afinal de contas, quase todo mundo quer parecer mais jovem!
Contudo, algumas análises devem ser realizadas na questão da grande migração dos dentistas para a HOF, o que vai influenciar bastante o mercado odontológico. Então, vamos lá:
Como em toda especialidade, o mercado odontológico não vai suportar tantos dentistas atuando na HOF
Em meados de 2000, a Ortodontia passou por este boom de dentistas que correram para esta área. A argumentação era que Ortodontista tinha qualidade de vida porque cobrava um salário mínimo na manutenção e um bom dinheiro na instalação do aparelho.
O que ocorreu foi uma migração absurda de CDs para atuar nesta especialidade, resultando em aparelhos de graça e manutenções por R$ 40,00. E olhe que não vou nem mencionar que ainda há a “concorrência” com auxiliares e amarradores de fio de garagem que terminam por captar um % dos pacientes.
Entre 2008 e 2012, vimos a mesma coisa ocorrer com implantodontia, pois é uma área com alto valor agregado no tratamento e excelentes reabilitações. Hoje, há dentistas que cobram R$ 300,00 no implante.
Muito provavelmente vai ocorrer a mesma coisa com HOF. Quando uma classe não possui conhecimentos de gestão e de marketing para sobressair dos demais, os primeiros sintomas que encontramos são:
- Guerra de preços;
- Concorrência desleal a partir de propagandas que infringem o Código de Ética Odontológica.
Além disso, não podemos esquecer que há atuação de outros profissionais na área de HOF, como os médicos e biomédicos. Inclusive ontem (17/12/17) saiu uma liminar (que MUITO provavelmente deverá ser derrubada) impedindo a atuação do CD na aplicação de Botox com finalidade estética.
De certa forma, por veicular na internet isso, termina por colocar em xeque a atuação do CD na HOF, ainda mais quando há um percentual MUITO grande de pessoas que sequer leem a matéria, restringindo sua leitura apenas ao título.
Outro aspecto importante é que determinados procedimentos, como é o caso do microagulhamento, também podem ser feitos por outros profissionais, como a esteticista, o que aumenta ainda mais a concorrência.
Hoje já encontramos promoções para tratamentos de HOF. O mercado odontológico em menos de dois anos já sentirá os efeitos da grande quantidade de profissionais fazendo exatamente a mesma coisa que todos fazem. E é aí onde se tem que ter MUITO cuidado.
É natural que o profissional de saúde termine por seguir a boiada. Isso até pode ocorrer, desde que haja uma diferenciação nas suas ações que, no fim, decidirão onde o cliente vai fazer o tratamento.
É preciso se diferenciar no que diz respeito ao MARKETING ODONTOLÓGICO para captar pacientes. E isso infelizmente o dentista peca bastante, tanto no marketing odontológico quanto nos aspectos éticos. Há um verdadeiro mar de processos éticos sendo abertos pelos conselhos, principalmente nas redes sociais.
O mercado odontológico vai passar por esta migração de atuação do dentista. Talvez não fosse a hora de lembrar de atuar nas demais especialidades?
Quantos dentistas focam na prevenção? Já parou para pensar? Raros. Hoje se divulgam tratamentos que envolvem estética (risco MUITO alto) e reabilitações (risco e custo MUITO alto).
A dica que darei é: pense fora da caixa.
Se for fazer o que todos estão fazendo, você vai ter que se diferenciar dos demais, e isto não é algo tão complicado de se fazer, acredite!
Não será uma especialidade como a HOF que vai te trazer pacientes. Se você não sabe captar pacientes para outras especialidades, não vai saber captar para harmonização orofacial.
Caso queira partir para a atuação em HOF, pesquise MUITO a respeito do local no qual irá fazer a capacitação.
E NÃO for fazer o que todos estão fazendo, ótimo. Você já começou a enxergar diferente. Agora é hora de pensar em como vai aproveitar estas áreas que estão sendo esquecidas pelos dentistas! =)
Leia mais:
- Plano de marketing do consultório: criando o plano de negócios – parte III
- Como captar pacientes para o consultório odontológico pelo Facebook – parte I
- Como captar pacientes para o consultório odontológico pelo Facebook – parte II
- Como captar pacientes para o consultório odontológico pelo Facebook – parte III
- 7 passos para conseguir seguidores no instagram do consultório
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Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!
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Grande abraço e até a próxima postagem!
Wilson Correia Jr.