captar pacientes pelo facebook

→ Como captar pacientes para o consultório odontológico pelo Facebook – parte III


Chegamos á última parte do tema sobre captação de pacientes para o consultório odontológico pelo Facebook. Já discutimos diversos assuntos que incluem desde a formulação de postagens até a criação de uma promoção do seu consultório. Caso não tinha lido, basta clicar nos links abaixo:

Como captar pacientes para o consultório odontológico pelo Facebook – parte I

Como captar pacientes para o consultório odontológico pelo Facebook – parte II

Nesta última parte da trilogia deste assunto, discutiremos as vantagens que o anúncio no Facebook possui sobre mídias offline (panfletos, outdoors, jornais, etc), incluindo o custo x benefício. Vamos lá?

Quais as principais vantagens que o Facebook possui na captação de pacientes para o consultório odontológico quando comparado às ações de marketing odontológico tradicional?

1. Realizar seu marketing odontológico para captar pacientes pelo Facebook será muito mais preciso, no que diz respeito ao público-alvo

Durante a segmentação do público-alvo discutida no segundo artigo, vimos que é possível realizar uma segmentação bastante precisa, com o propósito de alcançarmos tanto no sentido quantitativo como no sentido qualitativo de pacientes. Não adianta de nada atrair os pacientes errados, concorda?

segmentação de pacientes para o consultório Ocorre exatamente o oposto nas mídias de marketing tradicional. Quando o dentista vai contratar, por exemplo, um serviço de marketing via outdoor ou outbus, a chamada é mais ou menos assim:

Esta mídia será vista por aproximadamente 150.000 pessoas por dia…

Por favor, entenda que não estou minorando esta mídia. Apenas acho que, aos poucos, ela vai deixar de existir para captação de clientes, servindo apenas para fortalecimento da marca.

Um amigo meu investiu R$ 2.500,00 por mês para ter um marketing no outdoor e fechou o contrato de 12 meses. Em 4 meses não teve resultado algum. Preferiu pagar a multa contratual a passar mais 8 meses sem ver resultado.

Além disso, nestas 150.000 pessoas diárias, qual o percentual de pessoas que realmente faz parte do seu público-alvo? Pare para pensar: quantas vezes você comprou algum produto, serviço ou foi a algum lugar por causa de um outdoor ou outbus?

Isso sem falar que há uma tendência nacional de melhoria da mobilidade urbana, sendo incluída nela a criação de faixas exclusivas de ônibus. Ou seja, o carro só vê um outbus se parar atrás do ônibus, algo que não vai mais ocorrer com as faixas exclusivas.

Na segmentação do Facebook, é possível escolher diversas variáveis, como:

  • Faixa etária;
  • Gênero;
  • Profissão;
  • Renda Familiar;
  • Interesses (estética, saúde bucal, atividade física, etc.);
  • Local de residência;
  • Nível de instrução.

Além disso, você poderá também excluir um determinado público da sua campanha. Fica fácil de entender que não faz o menor sentido que dentistas vejam uma propaganda patrocinada de um consultório X, confere? A não ser que o consultório X tenha como foco atender dentistas.

Resumindo: com uma probabilidade altíssima, você vai indicar sua propaganda no Facebook para as pessoas certas! =)

2. É possível acompanhar os resultados e as métricas das campanhas

Outra coisa que é bem complicada de fazer é aferir os resultados de uma campanha de marketing odontológico nas mídias offline. A única forma de fazer isso é através de uma pesquisa de avaliação do consultório, na qual se perguntaria ao paciente como ele chegou ou teve conhecimento do consultório.

Com esses números em mãos, se pegaria quanto investiu e calcularia o ROI (retorno sobre o investimento, isto é, calcularia quanto de gastou na proporção de quanto aquele investimento trouxe de resultado. Em outras palavras: seria tudo manual. E isso nem sempre é possível de se fazer da forma ideal porque:

  • A rotina do consultório pode não permite a tabulação destes dados;
  • O paciente poderá não lembrar onde viu a propaganda, caso haja mais de um meio de divulgação.

Quando se trata de métricas no Facebook, é possível saber quanto está se gastando por dia e se um anúncio está valendo a pena ou não, podendo ser interrompido dias após, algo que não é possível com as mídias offline. Veja a foto abaixo:

segmentação de pacientes para o consultório

Em cada campanha, é possível escolher um objetivo que, no meu caso, foi acesso ao meu site. Eu sei exatamente quantos cliques no link eu tive no período (354) e quanto gastei por cada clique (0,25).

No uso de mais de um anúncio (o Facebook coloca 6 por conjunto), pode-se acompanhar por três dias e cancelar aqueles anúncios que estão com baixo desempenho. Desta forma, o seu investimento será direcionado para os anúncios que estão obtendo sucesso.

3. É possível escolher os objetivos de cada campanha patrocinada no Facebook

O Facebook oferece diversos objetivos e ferramentas para que o dentista possa utilizar conforme seu propósito. Vamos ver algumas:

  • Comprar curtidas na página: será possível comprar curtidas para sua página conforme os interesses do seu público, potencializando a chance de um daqueles novos seguidores se tornar um novo paciente;
  • Acesso ao site ou a um artigo: é possível direcionar também seu público para um determinado assunto ou local extra Facebook, como seu site ou um artigo sobre um assunto Y, como clareamento dentário ou Lentes de contato dental;
  • Entrar em contato com o local: no botão de chamada para ação, é possível orientar seu público para tomar uma determinada atitude, como “ligar agora”, “fale conosco” ou até mesmo falar diretamente pelo bate papo do Facebook;
  • Patrocinar uma postagem para envolvimento do público-alvo: quando falo de envolvimento, refiro-me às ações de curtir, compartilhar ou comentar. Pode ser uma excelente estratégia para atrair curiosos e possíveis pacientes para seu consultório.

Mas como fazer uma campanha que capte mais pacientes para meu consultório?

O motivo pelo qual fiz esta postagem foi porque recebo quase que diariamente esta pergunta. Já pesquisei muito sobre o assunto, fiz diversas capacitações e treinamentos, o que me fez ter um bom Know How para procurar cursos que fossem voltados para a área de saúde.

Há diversas ferramentas que o dentista poderá fazer uso para captar mais e mais pacientes para seu consultório, contudo, é necessário um treinamento específico para este fim.

Os diversos cursos que fiz são voltados para todos os ramos, ou seja, são generalistas o que me fez adaptar o conhecimento à Odontologia. Senti falta de um curso que fosse específico para a área de Saúde.

Contudo, tive a sorte (e vocês também) de conhecer Ednei Braga. Ele possui um curso sobre como captar pacientes pelo Facebook (clique aqui para conhecer). 

Tive a oportunidade de conhecer o curso dele e só tenho a dizer que é exatamente o que o dentista precisa para captar mais e mais pacientes com pouco investimento.

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E sabe o que é melhor? Ednei oferece 30 dias de garantia. Isso mesmo! Se achar que o curso não serviu para você, basta um clique na plataforma e seu dinheiro estorna para a sua conta automaticamente.

Se você está precisando captar pacientes para seu consultório através do Facebook, adquira já o curso! Te garanto que valerá cada centavo investido.

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Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


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