Ainda é bastante comum encontrarmos consultórios que não possuem um software odontológico (ou gerenciador de consultório). Ao invés disso, encontramos pilhas e pilhas de papel e fichas, quando poderiam ser reduzidas à décima parte.
Além disso, existe ainda uma resistência à esta “tecnologia”, principalmente por parte das secretárias e atendentes de consultório.
Nos treinamentos que ministro, escuto com bastante frequência isso. Na verdade, a impressão que dá é que será mais um trabalho no consultório odontológico.
Vamos pensar: imagine que um paciente que não vem ao consultório há quatro anos aparece do nada. O dentista vai te pedir o odontograma para verificar o que foi realizado nele, concordas? Agora imagina procurar esta ficha no arquivo de… 4 anos atrás?
É importante lembrar que a tecnologia, na maioria esmagadora dos casos, vem para ajudar ao invés de complicar. Tanto o gestor do consultório quanto a secretária precisam ter esta consciência.
O software odontológico ajuda MUITO o gerenciamento do consultório em diversos. Vamos conferir abaixo alguns motivos para ter um no seu consultório:
1. O software odontológico promove uma maior organização dos dados e informações dos pacientes
Lembra do exemplo acima? Imagina a secretária, com uma recepção do consultório cheia, ter que interromper o tratamento para procurar no arquivo uma ficha de um paciente que veio há 4 anos? E se for de convênio odontológico, cujo volume de pacientes é MUITO maior, aí que vai demorar mesmo, independente da organização.
Já no software odontológico, estas informações podem ser encontradas em questão de segundos, uma vez que estão armazenadas no computador ou numa nuvem, com um alto grau de proteção dos dados dos pacientes, otimizando o atendimento por parte da secretária na recepção.
2. Há uma maior agilidade no atendimento ao paciente e na obtenção de informações.
Quando se diz que TEMPO É DINHEIRO, é mais pura verdade. Nos dias atuais, ninguém quer perder mais tempo. O mundo está cada vez mais acelerado e as empresas têm que acompanhar estas mudanças da era moderna.
Através de um software odontológico, é possível obter rapidamente diversas informações, tais como:
- Número de procedimentos realizados;
- Quais procedimentos foram realizados;
- Quanto foi gasto no tratamento;
- Forma de pagamento;
- Se há algum débito ou crédito;
- A frequência do paciente às consultas (no caso de ortodontia, por exemplo).
Fica muito mais fácil agilizar uma consulta ou até mesmo um atendimento na recepção quando se tem muitas informações de forma ágil, facilitando a vida de todos, inclusive do paciente.
3. Os dados podem ser acessados por todos a qualquer hora e a qualquer lugar, inclusive com limites de acesso por integrantes
Um dentista, por exemplo, pode querer ver sua agenda no domingo à noite, sem ter que importunar a secretária para saber informações sobre pacientes. Inclusive por parte de qualquer pessoa no consultório, desde que tenha um acesso ao software odontológico.
Além disso, determinadas informações são de responsabilidades e de interesse dos gestores, como por exemplo as receitas (entradas e saídas financeiras) do consultório. Logo, é possível definir níveis de acesso justamente para não expor informações que só interessam aos dentistas ou gestores do consultório.
4. o software odontológico produz uma automação do atendimento ao paciente no consultório
Dentre as centenas de dicas que passo aos meus visitantes, menciono a questão de ter um acompanhamento do paciente pós consulta, algo que é muito falho não só na Odontologia, mas sim em toda a área de saúde.
Por exemplo, a marcação da consulta odontológica periódica 6 meses após o término da consulta. Se não ocorrer isso, a chance de perder o paciente ou dele aparecer apenas quando estiver com dor (algo que é MUITO COMUM) é altíssima. Um gerenciador de consultório já faz isso automaticamente.
E, dependendo do plano contratado, há também o envio de emails marketing e mensagens de texto para lembrar da consulta, otimizando o trabalho da secretária no consultório.
5. O software odontológico possui diversos relatórios e indicadores através dos dados
Sem indicadores de resultados, todo empresário trabalha às escuras, ficando à mercê da sorte. Vamos entender isso na odontologia. Imagine que um dentista fez uma ação de marketing odontológico com o propósito de captar pacientes particulares.
No decorrer da alimentação dos dados no software odontológico, será possível ver a evolução da ação de marketing odontológico realizada através dos relatórios fornecidos pelo gerenciador. Veja abaixo alguns exemplos:
- Número de pacientes de convênios odontológicos;
- Número de pacientes particulares;
- Crescimento dos pacientes particulares no decorrer dos meses;
- Receita gerada por pacientes de convênios x pacientes particulares;
- Número de pacientes particulares oriundos das ações de marketing odontológicos;
- Convênios odontológicos que apresentam maior índice de faltas.
6. O custo x benefício mostra que ter um software odontológico vale MUITO a pena
No mercado, encontramos diversos tipos de softwares odontológicos disponíveis com variações de preços conforme necessidades do dentista. Há valores que iniciam por R$ 29,90 por mês ou até mesmo gratuito (porém, com diversas limitações).
Do outro lado, os BENEFÍCIOS que são gerados com a ajuda do software odontológico superam e muito os custos, como foi explicado acima, aumentando o LUCRO no consultório odontológico.
Leia mais:
- Como captar pacientes para o consultório odontológico pelo Facebook – parte I
- Marketing para dentistas: Como atrair pacientes pelo google para meu consultório?
- Por que você DEVE ter um email profissional para seu consultório?
- 6 motivos para você ter um site para o consultório odontológico
- Como anda seu networking, dentista?
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Wilson Correia Jr.