atendimento ao cliente no consultório

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Quando pensamos no atendimento ao cliente na clínica odontológica, logo vem à mente a figura da atendente do consultório. Afinal de contas, ela é o primeiro e último contato do cliente com a clínica odontológica.

Contudo, pouquíssimos consultórios odontológicos investem na capacitação da atendente do consultório, o que termina sendo um paradoxo com o parágrafo anterior. Em um jogo de futebol no qual o time A tem que fazer mais gols para se classificar, para aumentar a chance de vitória, o técnico vai colocar os melhores jogadores em campo, confere?

Ocorre a mesma coisa numa clínica odontológica. A atendente do consultório é, digamos, a atriz principal do atendimento ao cliente do consultório. Logo, por que não investir na capacitação dela, já que todos irão lucrar com isso, inclusive o consultório?

Diante disso, decidi escrever este artigo sobre a importância de capacitar a atendente do consultório, mirando na qualificação do atendimento ao cliente da clínica odontológica. Vamos lá conferir?

1. Atendente do consultório é literalmente o primeiro e último contato do cliente

Desde a primeira ligação ou ida ao consultório até o pós atendimento e prévia marcação da consulta odontológica periódica (6 meses), a atendente do consultório estará presente ativamente.

É aquele momento no qual sua participação será neste processo será decisivo na hora do cliente escolher vai realizar o tratamento na sua clínica odontológica ou na concorrência.

2. Todo o atendimento ao cliente na clínica é baseado no RELACIONAMENTO

Fica praticamente impossível separar um bom atendimento ao cliente de um relacionamento. Educação, cordialidade, simpatia, postura, dentre outras muitas coisas, fazem parte de um atendimento de excelência ao cliente da clínica odontológica.

É importante desenvolver técnicas para lidar com as pessoas da melhor forma possível. Aqui me refiro a todos os aspectos (linguagem, postura, comportamento, etc.).

Uma atendente capacitada para tratar o cliente do consultório como AMIGO agregará MUITO valor não só ao atendimento, mas também ao consultório como um todo.

3. Todo profissional precisa passar por uma reciclagem para aprender coisas novas

Nós, dentistas, constantemente estamos nos aperfeiçoando cada vez mais para acompanhar as mudanças tecnológicas e tendências de mercado odontológico. E por que não ocorreria o mesmo no atendimento ao cliente do consultório?

O atendimento mudou. Com o acesso à internet, o cliente hoje está MUITO mais informado do que antes. Logo, termina sendo mais exigente em diversos aspectos. Além disso, o mundo anda cada vez mais veloz. Estas duas situações refletem diretamente no atendimento.

Por isso é importante que haja uma atualização ou reciclagem, para que a atendente do consultório esteja sempre preparada para oferecer o que há de melhor no atendimento ao cliente.

4. A capacitação aperfeiçoará todo o processo de atendimento ao cliente na clínica odontológica

Imagine que o atendimento ao cliente é um processo dentro da clínica odontológica que possui inúmeras etapas, como podemos ver algumas delas abaixo:

  • Agendamento do cliente;
  • Compra de materiais;
  • Cuidados gerais com o consultório;
  • Arquivamento das fichas;
  • Cobrança dos inadimplentes;
  • Organização do ambiente de trabalho.

Se uma destas etapas falha, todo o processo de atendimento será comprometido, podendo fazer com que o cliente opte pela concorrência.

5. O curso para atendente de consultório ajudará a criar um processo de organização e realização das tarefas 

Há diversas tarefas e funções que a atendente do consultório deve fazer, inclusive quase que ao mesmo tempo. Por isso é importante saber que:

  • Um checklist para identificar as funções de cada integrante do consultório, incluindo o prazo de entrega e realização;
  • O senso do que é mais urgente para ser feito;
  • O utilização de métodos que trarão mais otimização ao atendimento, no que diz respeito ao operacional.

Resumindo, quando uma atendente de consultório está capacitada, a clínica terá de retorno:

  • Aumento considerável na satisfação do cliente do consultório;
  • Redução no índice de faltas em até 60%;
  • Diminuição do número de inadimplentes da clínica odontológica;
  • Maior indicação de clientes;
  • Maior fidelização de clientes;
  • Melhora na organização da clínica;
  • Aperfeiçoamento do processo de atendimento ao cliente no consultório;
  • Maior percepção da importância da aparência pessoal;
  • Aumento na habilidade em lidar com clientes difíceis.

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Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.

 


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