uniformes

→ Por que os colaboradores do consultório devem usar uniformes profissionais?


A escolha dos uniformes profissionais parece ser algo bem simples e muitas vezes negligenciada pela maioria dos dentistas, porém passa muito significado na organização e, principalmente, na padronização do consultório.

Aqui entenda-se os uniformes utilizados pelos seus colaboradores. Discutiremos o uniforme do dentista (no caso, o jaleco) em outro post.

Com certeza você já foi em algum estabelecimento cujos colaboradores não tinham nenhuma identificação, nem uniforme, nem nada. Provavelmente, você ficou confuso para tentar obter alguma informação já que não sabia quem era quem, confere?

Inclusive isso até pode ser perigoso, uma vez que alguém pode se passar como colaborador e se aproveitar dessa falha.

Mesma coisa com as vestimentas profissionais. Algo muito comum é o uniforme não apresentar as cores do consultório.

Por exemplo, se sua placa externa tem a cor azul, é bem interessante que os uniformes dos seus colaboradores apresentem esta cor, justamente para criar uma associação.

Uma vez fui visitar um colega no seu consultório em uma galeria. A cor da placa dele era AZUL. Já a cor da seta indicadora do corredor (apontando para que lado estava o consultório) era VERMELHA. E, para completar o carnaval, a cor dos uniformes dos colaboradores era VERDE.

Quer ter uma ideia de como fica desconexa a coisa? Basta olhar para este parágrafo! Este carnaval de cores causa confusão na cabeça do cliente a ponto de achar que está no lugar errado.

Para que você não fique perdido, colocarei abaixo algumas dicas na hora de escolher os uniformes profissionais.

Uniformes são para usar

Você não vai ter este problema no começo, mas é comum com o passar do tempo os colaboradores deixarem de lado o uso dos uniformes. Por exemplo,  colocarem uma calça jeans ao invés do uniforme.

Isso pode ocorrer caso ela tenha apenas um uniforme, por isso é importante que tenha mais de um. Fique de olho nisso e não deixe que vire rotina.

Se for possível que o colaborador utilize seu uniforme no trajeto para o consultório, ótimo. Porque é uma divulgação diária para você. Porém, isso não pode ser cobrado dela. Lembre disso.

Os uniformes dos seus colaboradores devem ter a cor do seu consultório e possuir identificação

Como já expliquei acima, não faz muito sentido a mistura de cores, nem no carnaval, uma vez que causa confusão no cliente e gera uma falta de padronização absurda.

TODOS os uniformes devem ter o NOME do seu colaborador bem como sua FUNÇÃO na empresa (secretária, ASB, ASG, etc). Isso é importante na busca de informações por parte dos clientes.

Opte por uniformes mais sérios e profissionais para seus colaboradores

Lembre que o ambiente de saúde geralmente é mais sério e tradicional e por isso, tem que ser alinhado ao público-alvo.

Nada de uniformes muito decotados nem mostrando a barriga. Além de fugir do contexto do estabelecimento, abre porta para possíveis assédios às suas colaboradoras.

Mantenha os uniformes SEMPRE preservados e limpos

Vestimentas rasgadas ou manchadas devem ser descartadas de imediato, porque ficam visíveis aos clientes o tempo todo.

Sempre deixe os uniformes limpos e bem preservados, para passar a melhor aparência possível. Não pense duas vezes em substituir caso haja alguma avaria. Ali está a imagem do seu consultório.

 

Leitura recomendada:


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


Leave comment