→ 5 Dicas de Marketing na hora de preparar sala clínica para atendimento ao cliente no consultório


Não é mistério para ninguém que um atendimento ao cliente ineficaz, aos poucos, afundará qualquer empresa, independente do ramo de atuação. Isso na Odontologia não é diferente.

O atendimento ao cliente inclui desde o primeiro contato com o consultório odontológico até a marcação da consulta periódica. Neste processo, está incluído também o atendimento clínico propriamente dito. E é nisso que iremos focar hoje!

No atendimento ao cliente, devemos levar em consideração alguns medos e mitos sobre o atendimento odontológico propriamente dito. E isso colocará o consultório em um patamar superior, acredite. Nesta postagem, você perceberá que serão gestos simples que farão a diferença.

5 Dicas de Marketing odontológico na hora de preparar sala clínica para atendimento ao cliente no consultório

Instrua sua ASB a preparar a sala clínica para o próximo cliente na frente do outro 

Com grande chance, algum paciente já te perguntou se o sugador é o mesmo utilizado para todos os pacientes ou se o material é esterilizado. Se ninguém te perguntou, é só questão de tempo. Trata-se de um ótimo momento para fazer o marketing odontológico.

E ele não perguntar isso porque achou que o ambiente não está limpo ou por achar que há falha na biossegurança. É curiosidade mesmo. Lembre que toda profissão possui mitos e lendas urbanas. 

Uma maneira fácil de fazer isso é orientar sua auxiliar  a preparar a sala clínica para atendimento na frente dele. 

Troca de material, descontaminação do ambiente, preparo da mesa clínica, entre outros. A ideia aqui é mostrar que, entre cada cliente, há o preparo prévio da sala clínica. Além disso, há também a otimização do tempo de atendimento. 

Abra o pacote do material clínico que será usado na frente do cliente. 

Há alguns anos, trabalhei com uma auxiliar que, sob a justificativa de otimizar o tempo de atendimento, já abria o pacote do kit de exame clínico e deixava-o sobre a mesa. 

Quando o cliente entrava, já via o kit clínico aberto, podendo haver a possibilidade de pensar que aquele material estaria sendo reutilizado. 

Fica fácil perceber que isso é MUITO importante quando vamos realizar algum exame de sangue. Perceba que a técnica é orientada a abrir o material que irá ser utilizado na sua frente, inclusive avisando que está lacrado.

Evite apoiar a mão sobre a cabeça do cliente quando estiver realizando o atendimento.

Outra coisa que os dentistas fazem com uma certa frequência é apoiar o braço na cabeça do cliente durante o atendimento. Muitas vezes fazemos isso de maneira inconsciente.

Na maior parte dos casos, isso ocorre por fadiga muscular mesmo. Do outro lado, se o procedimento requerer muito tempo, aquela situação vai ser muito ruim para o cliente em atendimento.

Utilize óculos de proteção escuros NO cliente durante o atendimento

Parece uma besteira mas não é, pelo contrário. É outro momento para fazer seu marketing odontológico. 

Primeiro, o fato do cliente usar um óculos de proteção evitará possíveis contratempos, como por exemplo cair um pingo de água nos olhos dele ou alguma substância que venha a causar ardor.

Agora, por que óculos escuros? É aí onde entra o pulo do gato!

Poderia escrever um mega parágrafo explicando mas, ao invés disso, irei te pedir para deixar no equipo e ligar o refletor no seu rosto somente por 5 minutos. E nem a desculpa do preço você tem, visto que não ultrapassa R$ 10,00 e dura muito tempo.

Tenha um protocolo de preparo da sala para que a auxiliar siga à risca

Se formos parar para pensar, são muitos detalhes na hora de preparar uma sala clínica para o atendimento propriamente dito. Percebemos isso quando estamos sem uma ASB.

Para não restar dúvida, crie um protocolo POR ESCRITO do preparo da sala clínica do consultório. Desta forma, ela não vai ter nem a desculpa de errar.


Perceba que são mudanças bem simples que, muitas vezes, passam despercebidas no atendimento ao cliente no consultório. Inclusive requerem nenhum ou um baixíssimo custo de implantação.

E, por mais que pareça besteira, não é. Comece a por em prática que logo perceberá como o cliente te observará. A ideia aqui é fazer uso do marketing odontológico e agregar cada vez mais VALOR  ao seu consultório.


 

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Grande abraço e até a próxima postagem!

 


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