whatsapp profissional

Seu consultório possui um número de Whatsapp profissional?


Um erro grave que ainda encontrarmos (até com uma certa frequência) é o uso do WhatsApp particular ou de terceiros no consultório. Pode parecer bobagem mas não é. Ter um número de WhatsApp profissional poderá evitar alguns problemas. Vamos lá entender. Será uma leitura rápida, porém bastante preciosa.

Durante o treinamento da equipe de colaboradores que realizei há algumas semanas, tocamos no uso do WhatsApp profissional do consultório, discutindo suas vantagens e desvantagens, como em qualquer coisa na vida. Uma delas foi o uso do WhatsApp pessoal com finalidades profissionais.

Neste momento, menciono que, em hipótese alguma, deve-se utilizar o WhatsApp pessoal para assuntos do consultório.

E aí onde dou uma pausa e percebo a ação dos colaboradores. Não demora muito até alguém se manifestar e dizer que usa o seu número pessoal de WhatsApp. Perguntei sutilmente o que elas achavam daquela situação. Aí todas as que passam por aquilo começam a falar.

Na maioria das vezes o patrão não faz nem por mal. Simplesmente ele não tem noção das proporções que aquela prática pode tomar.

Veja abaixo por que você deve ter um número de WhatsApp profissional para o consultório e não utilizar o seu pessoal ou dos seus colaboradores.

 Contatos de pacientes em horários inoportunos

Tudo começa por aí. A atendente não tem a obrigação de ficar falando com pacientes, independente qual seja o.assunto, fora do horário de trabalho.

Uma vez, lembro de uma atendente que recebeu uma ligação de um paciente que tinha se submetido à cirurgia oral às 9 da noite no domingo para saber se podia tomar uma cerveja.

Outro caso bem inconveniente foi sobre uma paciente que ligou as 5 da Manhã para saber se a consulta seria naquele dia.

Problemas conjugais decorrentes de flertes ou ciúmes.

No número de WhatsApp profissional do consultório, é possível colocar a logomarca, sem referenciar o número para qualquer pessoa, apenas para o consultório.

Do outro lado, quase sempre no número pessoal do WhatsApp há uma foto pessoal. Logo, é perfeitamente possível identificar Quem é, o que pode se tornar um problema, principalmente se o paciente tiver segundas intenções.

E, para piorar, como o WhatsApp pertence ao Facebook, ele termina por sugerir o início da amizade para os dois lados.  Tal situação pode gerar um grande inconveniente para ambos os lados. Uma esposa ciumenta pode perguntar por que o marido tem o celular pessoal da atendente. Da mesma forma que um marido ciumento pode perguntar à atendente o mesmo.

Obrigatoriedade de exercício da função​ via WhatsApp pessoal

 Sabemos que não é nada incomum encontrarmos pacientes um pouco folgados. Ele não vai querer saber se você não está mais no expediente de trabalho.

 Para ele, o fato da comunicação ser via aquele número da com que ele ache que tenha o direito de entrar em contato a hora que quiser. Na cabeça dele, o WhatsApp da secretária pertence ao consultório.

Outro aspecto importante é que o paciente pode mencionar que entrou em contato com o WhatsApp do consultório e ninguém respondeu. Logo, pode gerar um conflito no que diz respeito à confiança.


Como pode se perceber, não há vantagem alguma em não ter um número de WhatsApp profissional para o consultório, pelo contrário. Todos os problemas acima serão eliminados de uma tacada só.

Há diversos smartphones disponíveis no mercado com um preço bastante atrativo. Do outro lado, celulares muito baratos apresentam problemas na hora de digitar, o que pode atrapalhar e desmotivar a colaboradora. Logo, providencie um celular intermediário.

Leia mais:


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


Leave comment

Baixe o nosso ebook totalmente GRÁTIS!

Preencha o formulário abaixo e baixe GRATUITAMENTE a degustação do nosso livro Como Montar um Consultório de Sucesso.

Obrigado pelo cadastro! Em alguns minutos, você receberá um email de confirmação da inscrição! Assim que confirmar, receberá automaticamente o ebook!

 

 

 

Participe também da nossa lista VIP do WhatsApp. Mande a mensagem QUERO PARTICIPAR para o número (081) 9 8297-0658.

Aprenda o PASSO A PASSO para administrar profissionalmente o seu consultório.  Clique AQUI e saiba MAIS