Avaliação do plano de negócios

→ Avaliação do plano de negócios do seu consultório – parte VII


Chegamos ao ponto final. É Hora de iniciar a avaliação do plano de negócios do seu consultório. Cada ponto deve ser revisto com muito carinho e atenção.

Por que este post é importante? Porque eu sei que o dentista não terá tanta habilidade assim para criar um plano de negócios perfeito. Isso é algo bem normal. Basta relacionar com a prática odontológica.

Você não faz uma extração dentária com mais destreza e agilidade hoje do que quando se formou? Geralmente, sim! A prática constante traz o aperfeiçoamento. Acontece o mesmo com a elaboração do plano de negócios do seu consultório.

Como geralmente os dentistas não tem muita coisa de gestão organizada, rapidamente ele percebe as mudanças no seu consultório a partir da criação e prática do plano de negócios, motivo pelo qual indico aprender a fazê-lo sempre.

Diante disso, o profissional termina achando que o plano está bom, quando na realidade até pode estar, mas provavelmente será necessária uma avaliação para aperfeiçoá-lo cada vez mais.

A avaliação do plano de negócios fará com que você encontre falhas ou até mesmo corrija determinadas ações que estão trazendo pouco impacto ao consultório. Por exemplo, uma ação de marketing pode não estar trazendo tantos pacientes assim. É importante identificar o motivo.

A avaliação do plano de negócios do seu consultório pode ser feita da seguinte forma:

Identificação das falhas

Vamos citar como exemplo a divisão das tarefas no consultório. É natural que algumas pessoas tenham mais habilidade (ou vontade) de fazer sua função ou resolver um determinado problema.

Logo, é interessante identificar que integrantes do consultório estão com dificuldades de realizar suas atribuições. A partir daí, ou realiza um treinamento para este fim ou direciona a função para alguém que consiga realizá-la.

Resumindo: encontrou uma falha, corrija-a o mais breve possível para que ela não se incorpore na rotina do consultório.

Avaliação dos indicadores

Toda ação que foi construída no plano de negócios deve ser mensurada e avaliada, a fim de saber se ela apresenta um bom custo – benefício. Por exemplo, ações de marketing que visa captar pacientes novos.

É fundamental saber qual das ações teve o melhor resultado, levando-se em conta o custo – benefício.  Outro exemplo é uma pesquisa de satisfação do paciente para saber se o novo estilo de atendimento está satisfatório.

Inclusão de novas técnicas e início de novas ações

Com o passar do tempo, você vai começar a ter mais prática na avaliação do plano de negócios do seu consultório. Isto vai te permitir dar passos maiores no mercado, que pode ser partir para um marketing mais agressivo ou até mesmo um canal de informações no youtube.

Naturalmente isto vai ocorrer e, à medida que você vai colhendo os frutos, vai adquirindo mais confiança em partir para cima do mercado. Faço novamente analogia à exodontia. Você começa por um dente unirradicular para depois partir para os multirradiculares, concordas?


Agora, acredito que seu plano de negócios esteja em andamento. Percebo que os dentistas relutam em começar a empreender no consultório. Quero que o dentista entenda que isto será vital para o consultório. Sabe por que?

Porque o mercado vai EXIGIR isso. De um lado, o crescimento exponencial do número de profissionais que caem no mercado por ano. Do outro, um paciente cada vez mais exigente e ciente dos seus direitos.

Convivo com muitos dentistas no dia a dia e percebo que a dificuldade é a mesma: lidar com um mercado competitivo e predatório. Aqueles que estiverem preparados para o mercado sairão na frente.

 

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Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


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