dicas úteis

→ 6 Dicas úteis que agregam valor a seu consultório odontológico


Antes de começar, direi que este post não estava programado. Porém, como uma coisa que me incomodou bastante aconteceu novamente, resolvi criar uma matéria com algumas dicas úteis que te impedirão de se queimar por besteira. Literalmente isso!

O fato que ocorreu pela segunda vez foi o seguinte: fui realizar minha rotina de atividades físicas na academia que frequento semana passada.

Sempre levo um squeeze para colocar água e evitar ficar de um lado para o outro colocando água em um copo.

Assim que cheguei, não havia água no setor de musculação, só no primeiro andar. Tive que subir para pegar água. Falei com o professor e ele falou que a empresa que fornecia água estava chegando. Enchi minha garrafa no primeiro andar e fui malhar.

Depois de 20 minutos, fui encher a garrafa e, para minha surpresa, ainda não havia água, inclusive no primeiro andar.

Obviamente que outros alunos também reclamaram da situação, afinal é recomendada a ingestão de água durante atividades físicas, sem falar que todos ali estavam se sentindo no deserto do atacama morrendo de sede.

Esta situação ocorreu novamente hoje. Só que havia água para ser colocada mas, por algum motivo, não repuseram. Fiquei pensando como um gestor permite que sua empresa se queime por besteira.

Rapidamente, associei com meus consultórios atuais, nos consultórios médicos que já frequentei e com outros que já trabalhei, e percebi que algumas dessas situações também já ocorreram, motivo pelo qual venho aqui passar algumas dicas úteis para você não cair nesta barca também.

Veja as dicas úteis abaixo e perceba se isso também aconteceu ou acontece com você

Nunca deixe faltar água na recepção ou algum material que inviabilize sua ingestão

Para um consultório com um único equipo e com movimento diário, usa-se em média de 3 a 4 garrafões de água (20L) por semana, no qual boa parte dela é utilizada para abastecer a garrafa do equipo. Geralmente, usa-se entre 100 e 150 copos por mês.

Se seu atendimento é por ordem de chegada, provavelmente alguém vai ter sede, concordas? Se a pessoa que estiver com sede ainda ter que esperar o atendimento, a chance de ter uma reclamação é bem alta.

Este é o típico serviço que você tem que ter mais de uma opção de entrega, porque é algo importante e pode inviabilizar seu atendimento, já que você não é doido não vai usar água da torneira.

Tenha pelo menos dois distribuidores de água e peça SEMPRE que iniciar o uso do último garrafão.

Deixe sempre A recepção do consultório odontológico limpa e organizada

Oriente sua secretária a organizar a recepção em um intervalo de tempo pré determinado,como por exemplo a cada hora. Claro que isso varia conforme a especialidade que você atende.

Por exemplo, o odontopediatra tem que arrumar sua recepção a cada 5 minutos constantemente. Sempre zele pela organização do ambiente. O cliente que chegar depois não vai querer saber porque está bagunçado, mas que ESTÁ bagunçado.

Oriente sua secretária a avaliar o conforto dos seus clientes que estão na recepção

Alguns pontos importantes podem passar despercebidos, como por exemplo fome, sede, o canal que passa na TV ou até mesmo a temperatura do ambiente.

Perguntar se o cliente quer água ou café (caso você disponibilize) ou até mesmo alguns biscoitos podem disfarçar aqueles minutos atrasados no atendimento deles.

Um programa de TV sobre paquera, por exemplo, pode não ser ideal para crianças.

Um ponto bem discutível é a temperatura do ambiente. Sabemos que as mulheres são um pouco mais friorentas que os homens, motivo pelo qual tendem a deixar a temperatura do ambiente próximo à do inferno um pouco quente.

Todavia, é importante que haja um meio termo neste aspecto,sempre tendendo a deixar mais confortável para seus clientes. Se ela é muito friorenta, traga o casaco.

O oposto também ocorre. Homens geralmente têm intolerância ao calor, tendendo a colocar  a temperatura do ambiente próximo à zero muito baixa, o que pode causar um desconforto para o cliente.

Se você é muito calorento, use roupas com tecidos mais finos. Lembre que você é um dentista e não um pinguim.

Se você fornecer jornais ou revistas, que sejam atualizadas

Contamos nos dedos os locais onde há revistas atualizadas. Geralmente encontramos revistas de antes de cristo meses ou até anos atrás.

Não que você vai se queimar por isso, mas pode uma revista atual tende a entreter o cliente, que fatalmente deixará o fator tempo em segundo plano.

Disponibilize WiFi para seus clientes

Com a qualidade (ironia mode ON) do sinal das operadoras de telefonia, é algo bem como ter aquela perda de sinal, o que é algo que é bem complicado, principalmente na era do smartphone.

Você pode informar através de uma placa, que há wifi no local com a senha abaixo (não recomendo) ou informar que há wifi e entregar a senha para o cliente.

Desta última maneira, você evita que algum vizinho esperto queira utilizar seu sinal.

Cheque seu banheiro constantemente

Dentre as dicas úteis deste post, talvez esta seja a mais importante. Muitos clientes colocam como principal avaliação da higiene do local o banheiro.

O interessante é checar de hora em hora para ver se precisa de uma limpeza ou de reposição de algum material, como papel higiênico.

Outra dica bem importante é deixar um aviso para que o cliente que use ou usou comunique à secretária qualquer situação que necessite de intervenção.


Leia atentamente estas dicas úteis. Algumas podem levantar apenas críticas leves ou algumas brincadeiras por parte dos clientes. Outras podem te fazer perder o cliente. Percebam que todas elas tem custo zero ou requerem um simples planejamento.

Não perca clientes por besteira! =D

 

Leia mais:


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


Leave comment