No primeiro post sobre este tema, discutimos alguns pontos importantes sobre como captar clientes no consultório odontológico.
Recomendo bastante a leitura (clique aqui), uma vez que contém dicas básicas e relevantes para quem vai iniciar o processo de captação de clientes, embora nada te impeça de aplicar o que vai ler aqui.
O ideal é por tudo em prática desde o início, ou pelo menos a maioria, porém sei que nem sempre temos o capital para isso.
Lembro aqui que discutiremos o uso das ações de marketing e captação de clientes mais aprofundado no futuro. Ou você achou que eu só ia citar e ponto final? =D.
Poderia colocar uma postagem imensa, mas aí terminaria sendo algo cansativo e, no fim das contas, pouco eficaz. Então, vamos lá:
Dicas de como captar clientes:
Criação da marca
Comece a pensar nisso desde já, principalmente se você tem a ideia de terceirizar o atendimento no futuro, contratando outros dentistas enquanto você gerencia seu consultório.
Quando você transforma seu nome na marca do consultório, termina tendenciando o cliente a procurar apenas por você.
Vamos imaginar que o nome do consultório seja “Consultório Odontológico Dr. João da Silva”. Aí, uma cliente entra no consultório e encontra… Dra. Maria da Paz. Ora, ela pode levar numa boa como também pode estranhar, já que esperava um dentista e não uma dentista.
E quando Dr. João se aposentar e passar o legado para seu filho, Dr. Marcelo? Parem para pensar como fica complicado na cabeça do cliente.
Óbvio que há casos em que a marca é o nome do profissional termina tendo muito êxito, mas não é a regra.
Quando você cria um nome fantasia (Odontodentistas, por exemplo), não haverá problema do cliente ser atendido por Dr. João ou Dra. Maria, concordas? Porque o foco principal é o nome da clínica. Até numa possível mudança de administração fica mais fácil lidar.
Imagine uma placa no consultório de Dr. João da Silva dizendo: nova administração. Como assim nova administração quem atende (pelo menos é a sensação que passa) ainda é Dr. João? Teremos um post só sobre criação da marca muito em breve!
Crie páginas profissionais nas redes sociais
Esqueça seu perfil pessoal no qual você posta fotos de sua vida. Isso de nada serve ao cliente muito menos sobre como captar clientes. Tudo hoje em dia anda bem mais rápido via redes sociais.
Quando você quer criticar algum produto ou serviço no facebook, por exemplo, toma uma proporção gigantesca. Crie um perfil PROFISSIONAL nas redes sociais, justamente para não misturar com seu perfil pessoal.
Além disso, existe a possibilidade de patrocinar sua página no face, no qual você delimita o raio de divulgação (partindo do endereço do seu consultório) e seu público-alvo.
É algo que traz muitos resultados, porém é preciso que você tenha pelo menos 3 coisas em andamento e alinhadas: padronização (para evitar conflitos de informações), excelência no atendimento e ótima estrutura.
O facebook pode te trazer muitos benefícios financeiros e fortalecimento da marca. Recomendo que clique aqui e saiba mais sobre isso.
Divulgue nas mídias tradicionais também
Embora não seja muito fã das mídias de divulgação tradicionais, não sugiro que não use. Destine um % do seu capital para panfletagem, anúncios em jornais de bairro, rádios comunitárias, etc.
Obviamente que a mídia tradicional que será utilizada é voltada para seu público-alvo. NUNCA esqueça disso.
Fique conhecido no seu local e região de trabalho
Aqui entram dois pontos: ficar em EVIDÊNCIA e criar NETWORKING (rede de contatos). Que lugares seus clientes frequentam? Por exemplo, uma academia perto do seu consultório pode ser um canal ótimo de divulgação, já que é possível que encontre clientes seus lá, principalmente se seu consultório for voltado para o público C-D.
Isso também vale para outros estabelecimentos. Por exemplo, é comum os funcionários de uma determinada empresa terem uma variação pequena de local de almoço.
Geralmente almoçam em um ou dois lugares diferente, principalmente se trabalharem em alguma região onde é complicado estacionar o carro.
Logo, você poderia fazer uma parceria com o dono do restaurante para divulgar seu consultório e, caso você der a sorte de um cliente seu almoçar neste local, ele te indicará aos amigos. Olha que maravilha! =D
Leitura recomendada
- Endomarketing: saiba como fazer
- Como captar clientes para seu consultório: parte II
- Marketing por indicação: capte mais clientes
- Software odontológico: por que ter no seu consultório?
- Fan page: por que você AINDA não tem?
- Como montar um blog para seu consultório
- Site: por que você AINDA não tem?
Gostou da postagem? Que bom! =)
Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!
Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!
Grande abraço e até a próxima postagem!
Wilson Correia Jr.