Marketing Odontológico online

→ Marketing Odontológico online: 5 atitudes que NÃO se deve fazer nas redes sociais


→ Marketing Odontológico online: 5 atitudes que NÃO se deve fazer nas redes sociais
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Nos dias atuais, não se pode pensar em um marketing para dentistas sem fazer um marketing odontológico online. As pessoas estão ficando cada vez mais conectadas e o ambiente digital apresenta uma ótima fonte de captação de pacientes com um excelente custo x benefício ou até mesmo gratuitamente, dependendo do seu engajamento na internet, claro.

De fato, o marketing odontológico online é uma tendência de mercado. Do outro lado, ainda é MUITO pequeno o número de profissionais que atuam neste ambiente.

É, dentro deste número, é menor ainda o número de dentistas que usam a internet de forma eficaz e ética, gerando números financeiros bem atrativos e valorizando a profissão.

Quando pensamos em redes sociais, há um verdadeiro tsunami de amadorismo e antiética no marketing odontológico online. No fim das contas, aquele tipo de marketing odontológico causa o efeito reverso, isto é, repelindo os pacientes do consultório.

Veja abaixo 7 atitudes no marketing odontológico online que você NÃO DEVE fazer nas redes sociais:

1. É proibido pelo Código de Ética Odontológica a divulgação de fotos Antes e depois do tratamento no marketing odontológico online

O Código de ética odontológica é bem claro quanto à divulgação das famosas fotos antes e depois dos tratamentos realizados. A justificativa se respalda no sentido que, quando o dentista divulga estas fotos, ele terá obrigação de resultado, algo muito complicado de se garantir em saúde, ainda mais quando se depende do paciente.

Inclusive, em ambiente jurídico, esta atitude já é causa da perda de diversos processos tendo o paciente como denunciante e o dentista como denunciado.

2. O dentista não pode divulgar termos que denotem concorrência desleal ou mercantilização da profissão

Por mais que encontremos isso com mais frequência nas mídias tradicionais ou offline (panfletos, banners, jornais, etc), não é difícil de achar algo do tipo nas redes sociais, em particular o instagram. É terminantemente proibido a utilização dos termos que mercantilizem a profissão, como:

  • Consulta grátis;
  • Avaliação grátis;
  • Descontos;
  • Promoção;
  • Usar o termo dia (ou Day): Botox Day;
  • Preços populares.

3. Utilizar fotos que mostrem as CARACTERÍSTICAS ou o TRATAMENTO em si e não os BENEFÍCIOS

Uma forma de marketing odontológico online muito comum que encontramos nas redes sociais é a divulgação dos procedimentos e não dos benefícios. Por exemplo, a cirurgia de um implante dentário, com muito sangue e incisões, são lindas para dentistas, mas causa pânico nos pacientes.

O dentista tem que se focar nos BENEFÍCIOS do tratamento. Pare para pensar o motivo pelo qual um paciente que repor o dente ausente através de implantes dentários:

  • Livrar-se da prótese;
  • Voltar a mastigar bem;
  • Repor o espaço e recuperar a estética do sorriso.

O foco do dentista tem que ser nos BENEFÍCIOS do tratamento

4.  Postar com pouca frequência nas redes sociais

Uma das coisas que fazem com que a pessoa lembre SEMPRE de uma determinada marca é a frequência com que ela é vista. Isto gera AUTORIDADE para o dentista, isso sem falar que as redes sociais ranqueiam melhor os perfis que geram mais engajamento, como curtidas, postagens, comentários e compartilhamentos.

A frequência mínima recomendada para postagem é de 5 a 7 vezes por semana. Do outro lado, excesso de postagem pode saturar seu seguidor de informações, sendo uma das principais causas da perda de seguidores.

5. Não Postar conteúdo RELEVANTE no seu marketing odontológico online

 As pessoas se engajam mais na internet com sites e perfis nas redes sociais quando há um conteúdo que gere interesse ou curiosidade.

Faça um estudo sobre o que é relevante para seu público e compatível com o que você oferece no seu consultório odontológico.


O Ambiente digital pode ser MUITO útil para o dentista, desde que seja utilizado da forma CORRETA e PROFISSIONAL.

Um marketing odontológico realizado na maneira incorreta poderá causar danos (algumas vezes até irreversíveis) para seu consultório. Então, seja inteligente e faça a coisa da maneira correta! 

Leia mais:


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Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!


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