→ Marketing odontológico online: 5 dicas para divulgar seu consultório


Muitos dentistas negligenciam o poder do marketing odontológico online por diversos motivos. Na verdade, a internet veio para facilitar o acesso a informações e, no nosso caso, divulgar os serviços odontológicos prestados de forma mais efetiva, barata e precisa.

Se pararmos para pensar, a internet é um dos principais locais nos quais as pessoas vão em busca de informação. Basta dizer que o google é o buscador da internet utilizado por mais de 95% das pessoas. Logo, por que não participar desta tendência que é mundial, diga-se de passagem?

Em geral, os dentistas que ainda não tem presença digital não o fizeram:

  • Desconhecimento do poder que a um marketing odontológico online pode trazer;
  • Por achar que requer um alto custo;
  • Por não saber fazer;
  • Por achar caro investir no marketing odontológico online.

O marketing odontológico online pode ser iniciado facilmente. Há alguns anos, para se montar um site, era necessário muito estudo e conhecimento ou então pagar para alguém fazer isso. Hoje, há plataformas nas quais se consegue montar um site em poucos dias, embora ainda necessite de um pouco de conhecimento e tempo para administrar o site.

A questão é: o dentista não tem mais desculpas para não estar presente na internet e e fazer um bom marketing odontológico online, principalmente pelo potencial que a internet possui para captar pacientes para o consultório odontológico. Vamos ver 6 dicas para turbinar seu consultório na internet:

1. Tenha um blog / site do seu consultório e faça seu marketing odontológico online gratuito

Como mencionei acima, há diversas plataformas que oferecem a construção de um site de forma rápida, barata e objetiva. Apesar de não oferecer tantos recursos quanto um site profissional, as plataformas ajudam bastante, principalmente quando não há muito investimento para pagar um profissional especializado na construção de sites.

Com um site pronto, você poderá ser achado pela internet. Por exemplo, um paciente quer ir a seu consultório, porém perdeu o número. Será possível te encontrar através do site, inclusive até para saber se o atendimento ainda continua no mesmo lugar.

Outro local para divulgar seu site é nas redes sociais, em particular o facebook e o instagram. Nestas redes sociais, há uma limitação de conteúdo, algo que um site não possui. Digamos que as redes sociais são uma entrada para o prato principal que é seu site.

Uma maneira de conseguir um bom fluxo de pessoas no seu site é fazendo postagens. Por exemplo, no meu site do consultório, tenho diversas postagens na primeira página do google, como é caso de anestesia odontológica, como mostra a foto abaixo.

anestesia odontologica wilson correia marketing odontologico online

2. Esteja presente nas redes sociais de uma maneira MARCANTE

Pare para pensar: quantas pessoas você conhece que NÃO ESTÃO no facebook e/ou instagram? Poucas, confere? E este número está cada vez menor. Veja os números abaixo:

A cada dia, o número de pessoas nas redes sociais cresce mais e mais. E tal situação oferece uma excelente oportunidade de fazer negócios, o que inclui captar pacientes para o consultório odontológico. Do outro lado, antes de começar, é importante seguir as regras abaixo:

  • Tenha um perfil profissional e outro pessoal. Nunca misture as coisas;
  • Poste conteúdo relevante. Se foque nos benefícios do tratamento (ex.:clareamento dental deixará seu rosto mais jovem);
  • Poste com frequência, contudo sem saturar seus seguidores. Uma a duas vezes por dia é o ideal;
  • Faça artes que gerem impacto. Lembre que as fotos colocadas levarão sem nome junto;
  • Interaja com seus seguidores. Não deixe ninguém falar sozinho;
  • Nunca discuta com seus seguidores. Em caso de agressão verbal, apenas delete o comentário e bloqueie o indivíduo.

 

3. Participe de grupos de discussão para se tornar referência entre os colegas de profissão

Uma excelente maneira de divulgar seu nome é através da participação de grupos ou de sites profissionais. Por exemplo, há grupos no facebook com profissionais dentistas cujos casos clínicos são discutidos lá.

Há também sites com fórum de dúvidas no qual pacientes tiram suas dúvidas (o que NÃO é consulta online). Desta forma, é possível se tornar, aos poucos, referência naquela área de atuação.

 

4. Planeje sobre quais assuntos vai falar 

De fato, há uma infinidade de assuntos para se falar na Odontologia clínica. Contudo, há assuntos que despertam um interesse maior nos pacientes por se tratar de algo:

A. Que envolve tratamentos estéticos;

B. Que ocorrem com mais frequência;

C. Estão relacionados a intercorrências.

Por exemplo, cárie dentária é um dos problemas de saúde bucal mais comumente encontrado nos pacientes, logo ele despertará interesse na procura. Veja alguns exemplos de postagens abaixo:

cárie dentária wilson correia marketing odontológico online

Outro exemplo disso é o clareamento dentário, que também gera bastante procura. Veja abaixo mais alguns exemplos de postagens:

Fica fácil de entender este tópico quando pensamos em um procedimento pouco realizado, como uma cirurgia paraendodôntica. Quantas pessoas realizaram este tipo de procedimento? Raras, confere? Logo, é um assunto pouco procurado no google.

5. Se for possível, faça campanhas patrocinadas na internet

Tanto o google quanto o facebook ou instagram são empresas que visam lucro, apesar de oferecer bastante conteúdo gratuito. Porém, para que você fique bem situado, são necessários meses ou até mesmo anos de postagens estratégicas.

Contudo, se o dentista tiver condições de investir no patrocínio do seu site ou nas redes sociais, ele alcançará um resultado muito superior ao tráfego gratuito e em menos tempo. 

E quando me refiro a investimento, não falo de milhares de reais. É possível fazer uma campanha nas redes sociais gastando R$ 10,00 por dia. E com resultados mensuráveis!


Fazer um marketing odontológico online eficaz não requer grande esforço ou conhecimento. Claro que será necessário estudo ou até mesmo procurar uma ajuda profissional para fazer algo que gere resultados.

É importante lembrar de que conhecer o público-alvo é fundamental para obter um sucesso do consultório. Comece hoje a fazer seu marketing odontológico online. Lembre-se: camarão que não nada, a onda leva.

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Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


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