A cada dia, percebo que diversas páginas de consultórios aparecem nas redes sociais. Alguns até como perfil individual, algo que já foi discutido aqui. A divulgação do consultório está crescendo paulatinamente.
O que ocorre é que há bastante amadorismo na hora de fazer o bom uso das redes sociais. Há um verdadeiro tsunami de propagandas irregulares, o que faz com que a profissão seja vista como uma mercadoria que, no fim das contas, não é interessante para ninguém, muito menos para o paciente.
As redes sociais, em particular o Facebook, Instagram e Whatsapp, têm um potencial excelente para divulgação do consultório, tanto para cima quanto para baixo.
Por isso é importante não fazer algo amador, para que todo seu dinheiro e tempo (que também é dinheiro) não seja perdido.
Com o passar do tempo, fui adquirindo experiência para fazer duas coisas que estão promovendo o crescimento exponencial do meu nome que você pode por em prática também:
- Se não souber fazer bem algo, não faça, porém não espere ficar perfeito para fazer;
- Aprenda a aprender com o erro dos outros.
Todo dia, observo falhas absurdas nas redes sociais, incluindo erros grotescos de português. Não se pode nem dizer que não tinha como evitar, visto que temos hoje o corretor automático e a verificação ortográfica (computador).
Não vou falar nada sobre postar com frequência ou ler o código de ética porque já comentei nos links que se encontram no final da postagem. Vamos discutir outros aspectos.
Como fazer a divulgação do consultório nas redes sociais da forma correta.
Primeiro, defina o que você quer fazer, ou seja, qual o objetivo das publicações.
As postagens possuem objetivos e resultados diferentes. Por exemplo, tenho postagens com conteúdo e postagens com frases de efeito motivadoras.
Você não pode plantar feijão e esperar colher arroz. Determine o objetivo da sua postagem e faça a coisa correta:
- Captação de curtidas;
- Divulgação de conteúdo;
- Captar pacientes;
- Gerar polêmica;
- Divulgar um serviço novo no consultório;
- Divulgação do consultório.
Tenha conteúdo que foque nos benefícios do tratamento
Outro erro absurdamente comum nas redes sociais e a postagem de tratamentos clínicos. Uma cirurgia de inclusos, colocação de aparelhos, implantes, etc. Isso definitivamente não vende.
Quando o dentista começar a perceber que vender benefícios é muito mais lucrativo, odontologia vai dar um salto enorme como profissão.
Comece a pensar no patrocínio da página para alavancar seus objetivos
Você vai perceber que você vai ter pouquíssimo engajamento orgânico, isto é, sem pagar nada. Quer entender?
Veja aquelas postagens que apresentam muitas curtidas e compare com o número de seguidores na página.
Logo, se você tiver 1000 curtidas na página, nem 50 pessoas curtiram suas postagens, por exemplo. E isso é ruim porque se torna algo bastante moroso. Na verdade a ideia das redes sociais é que você pague mesmo pelo patrocínio.
Quando você patrocina sua postagem, apresenta um alcance bem maior e mais segmentado, visto que você pode direcionar para o público correto.
Não use as redes sociais como um quadro de avisos virtual
Vejo MUITOS colegas preocupados apenas em postar fotos dizendo:
- Marque sua consulta;
- Agende já sua avaliação;
- Visite o dentista regularmente.
Isso é válido? Sim. Mas não atuando isoladamente, justamente para não passar a imagem de uso das redes sociais apenas com propagandas.
Faça uma alternância com conteúdo, mesmo que seja de terceiros, como por exemplo um reportagem, porém é importante colocar algum comentário sobre o assunto.
Por exemplo, uma reportagem sobre clareamento dental pode ter uma introdução como:
Ainda há dúvidas sobre o tratamento de clareamento dental, que visa deixar seu sorriso mais jovem. Nesta ótima reportagem, diversos mitos são contestados. Clique no Link e leia mais sobre o assunto.
Dr. João da Silva
CRO-XX: 8888888
Fone de contato: (XX) 9999-XXXX
O interessante é associar com uma foto de um sorriso bonito neste caso. Use e abuse de imagens para associar o tratamento aos benefícios, principalmente se forem estéticos.
Há diversas maneiras de fazer a divulgação do consultório nas redes sociais, inclusive a um custo MUITO mais barato que as mídias tradicionais (panfletos, outdoor, banners, etc.).
Identifique as necessidades dos seus pacientes e pense na melhor forma de divulgar seus serviços. Basta imaginar o que chamaria a SUA atenção.
Leitura recomendada:
- Fan page no facebook: você AINDA não tem?
- Como patrocinar seu consultório no Facebook?
- Como criar um perfil no instagram para seu consultório
- 6 motivos para você ter um site para o consultório odontológico
- 5 Dicas para fazer propagandas odontológicas nas redes sociais da maneira correta
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Grande abraço e até a próxima postagem!
Wilson Correia Jr.