tecnolês dentista

→ Você fala tecnolês com seus pacientes?


Nunca ouviu falar da palavra tecnolês? Bom, então você sentiu na pele o que muitos pacientes sentem na hora de escutar a explicação dos dentistas ou demais profissionais de saúde sobre seu problema.

O tecnolês nada mais é do que a utilização de termos técnicos em demasia durante a consulta odontológica. O uso de termos específicos faz parte, porém, utilizados se controle, pode passar outra imagem do profissional e criar problemas futuros.

É fácil entender como isso pode ser prejudicial ao atendimento quando vamos a um profissional que não sabe “traduzir” de uma maneira que o cliente (leigo no assunto) possa entender.

Por exemplo: quando você vai comprar um eletrônico, o vendedor vem com 4294273972 configurações que você não faz a mínima ideia para que sirva até que pergunte.

E isso é um erro, ainda mais porque o comprador não quer saber das CARACTERÍSTICAS e sim dos BENEFÍCIOS do produto ou serviço.

Por que você deve deixar de lado o tecnolês?

Você pode passar uma imagem soberba

Logo após que me formei, fiz uma consulta em uma paciente que veio a mim para obter informações sobre uma exodontia dos terceiros molares. Lembro que, sob minha ótica, tinha dado um show de explicação.

Para minha surpresa, ela disse que eu fiz mais pose do que expliquei a resolução do problema. Hoje percebo que o excesso de termos técnicos utilizados contribuiu para a construção daquela imagem.

O paciente pode achar que pagou algo por completo quando na realidade pagou metade do tratamento.

Um exemplo MUITO comum e fácil de entender chama-se implante dentário. Nós, dentistas, sabemos que há o implante propriamente dito e a prótese sobre implante.

Porem, o paciente acha que o implante dentário corresponde a todo o conjunto. Por isso é importante explicar a ele que o tratamento é composto por etapas, para ele não achar que o tratamento completo custa R$ 1.500,00 quando na realidade custa R$ 3.000,00.

Você pode perder a negociação porque o paciente simplesmente não entendeu sua linguagem

Aqui é algo que é meio lógico. No começo, o paciente até vai querer saber mais sobre o assunto mas, de tanto ouvir tecnolês, tudo que ele vai querer fazer é sair correndo dali e procurar algum profissional que traduza o que ele quer ouvir.


Apesar de pequeno, este post é muito importante. A partir do momento que você se concentra no linguajar técnico, você perde a oportunidade de se focar no que realmente interessa: os BENEFÍCIOS do tratamento.

É algo simples de entender. Não venda clareamento dental explicando o processo químico que faz com que os dentes fiquem mais claros. Venda a aparência mais jovem que um lindo e claro sorriso trará. Esta é a verdadeira explicação que o paciente quer ouvir.

 

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Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.

 


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