dentista

→ 8 importantes características que todo dentista tem que ter


Ter sucesso na profissão, independente de qual seja, requer a presença de valores que, para muitos, podem parecer óbvios, porém na prática pode tocar bem diferente, incluindo para o dentista.

Conversando com meus colegas dentistas sobre a situação atual na qual cada um deles se encontra, percebo divergências entre a teoria e a prática.

Por exemplo, eles consideram uma característica X importante porém não a colocam no seu cotidiano profissional.

Ora, como você pode cobrar uma coisa das pessoas e até mesmo do seu cliente se você não faz isso primeiro? Pare para pensar que você termina vendo apenas um lado, quando deveria ver os dois lados da moeda antes de cobrar.

O fato difícil de encarar é que o dentista sai da graduação bem imaturo para o mercado. Não me refiro só a mim ou a você, que está lendo esta postagem, mas a maioria esmagadora dos colegas.

Diante disso, colocarei algumas características que considero importantes para o dentista implementar no seu dia a dia.

Seja HONESTO com seu cliente SEMPRE

Aqui encaro como OBRIGAÇÃO de todo profissional, todavia é importante sempre lembrar disso. Tenho 10 anos de formado e 6 de consultório e, neste tempo, vi profissionais desonestos com seus clientes deixarem o mercado.

Inclusive até profissionais que eram desonestos com os próprios colegas de profissão, principalmente na questão de pagamento.

A fama ficou tão feia que ninguém mais queria trabalhar com ele, ainda mais porque este tipo de informação se espalha rapidamente entre a classe.

Seja bom tecnicamente na sua área de atuação

Se for fazer uma determinada especialidade, faça da melhor forma possível. Nem ouse realizar  uma determinada especialidade que você tem pouco ou nenhum domínio apenas pelo dinheiro.

O custo disso para você pode variar entre um cliente insatisfeito com sua postura profissional até extensão deste problema para esferas judiciais. De uma forma ou de outra, você perderá dinheiro.

Reconhecer suas limitações técnicas e encaminhar para profissionais que dominam o assunto é algo extremamente importante e  conta muito para cliente. Por isso que, nessas horas, parcerias são fundamentais.

Seja PONTUAL

Não tem coisa PIOR do que esperar por um profissional para realizar um determinado serviço. Aqui NÃO entenda o atendimento por ordem de chegada. Quase sempre o cliente já sabe que vai esperar um pouco.

Refiro-me ao dentista que, na teoria, começa o atendimento às 8:00 porém, na prática, inicia às 9:00. Além de complicar a vida do cliente, as colaboradoras também sofrem com isso, já que o horário de atendimento se estende além do seu horário de almoço.

Ser pontual é outra OBRIGAÇÃO que você tem que ter. Adeque seus horários, caso não consiga chegar na hora. O que não dá é prejudicar os outros por irresponsabilidade sua.

Seja um profissional RESPONSÁVEL

Aqui se inclui muita coisa, inclusive o tópico acima. Pontualidade, honrar com sua palavra e seus compromissos, saber o que está fazendo tecnicamente, etc. Um profissional responsável torna-se referência tanto entre seus clientes quanto entre os colegas de profissão.

O oposto também ocorre. Um colega de profissão era conhecido por chegar tarde ou até mesmo não ir ao consultório com uma certa frequência. Com o passar do tempo, ele começou a ter dificuldades de ter indicações por parte dos colegas. Pense nisso com MUITO carinho.

Seja um LÍDER

Em diversas situações, alguém vai ter que puxar pra si a responsabilidade. É a hora que, além de tudo, o dentista vai ter que ser um líder e assumir para si a resolução de um determinado problema.

Isso é bem comum numa sociedade. Por mais que haja divisão igual de partes da sociedade, sempre há um líder que irá dar o norte para a execução das ações e da resolução de problemas.

Seja o porto seguro para todos!

Seja um exemplo para seus colaboradores

Algo MUITO comum é o dentista cobrar determinadas atribuições a seus colaboradores, porém ele mesmo não cumpre. Eu sei que algumas coisas são obrigações deles, mas é sempre importante dar exemplo.

Um dentista que chega atrasado no consultório não vai poder cobrar pontualidade dos seus colaboradores com justificativa. Mesma coisa com um profissional que trata mal seus clientes. O colaborador vai achar que pode fazer a mesma coisa.

Lembre que os colaboradores são reflexo do patrão.

SEMPRE cumpra com o que prometeu e pense BEM antes de prometer

Não tem coisa pior do que a frustração por parte do outro não ser alcançada. Por exemplo, você prometeu alcançar um sorriso liquid paper branco para um cliente seu e não alcançou por motivos técnicos que já sabemos: a resposta varia de uma pessoa para a outra, logo os resultados também.

Só que o cliente não quer saber disso. Ele acha que é perfeitamente possível ter os dentes muito brancos. Por isso é tão importante não prometer resultados que não possa ou que há uma chance considerável de não alcançar.

Mas as promessas não se baseiam só em nível de resultados por parte do tratamento prestado pelo dentista. Promessas de pagamento com os colegas que trabalham para você u até mesmo com os colaboradores devem ser cumpridas.

Tenha PACIÊNCIA com seus clientes e colaboradores

Por mais que tenham alguns momentos que dá vontade de jogar pela janela perder a paciência, saiba que não é uma ótima ideia.

Os clientes são leigos no assunto e, às vezes, ele só não entendeu algum ponto do procedimento que foi executado. Mesma coisa com as colaboradoras. É necessário ensinar algumas coisas que são funções delas.

Tente não perder a cabeça, senão você não vai passar dos 30 anos sem infartar!


Claro que algumas você tem, mas a questão é aplicá-las em pelo menos 90% do seu horário de trabalho. Por exemplo, ser honesto é 100% dos casos. Ou você é ou você não é.

Pontualidade pode ser comprometida por intercorrências. Hoje mesmo uma kombi encostou no meu carro. Desci e vi que encostou apenas no pneu, mas isso me tomou pelo menos 5 minutos e um pouco da tranquilidade.

Algumas requerem mudanças comportamentais. Vá fazendo aos poucos e controle os dias que você conseguiu. Faça uma planilha e estabeleça metas de alcance.

Acredite, você só tem a ganhar!

Leia mais:


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


Leave comment