Qual a missão da sua empresa?
Conto nos dedos os consultórios que possuem as declarações institucionais. Elas têm o objetivo de deixar claro o propósito do consultório, principalmente para os COLABORADORES.
Acredito eu que você já tenha visto aquelas placas com a missão, visão e valores de uma determinada empresa.
Dizer que isso impacta o cliente não é 100% correto. Geralmente olhamos a placa e ponto final. Porém, em algumas situações, elas favorecem aos clientes, como por exemplo uma empresa cujos valores mencionam agilidade na entrega, porém o produto ainda não chegou.
Existe um impacto nos clientes? Sim! Mas a criação das declarações visam o público interno, ou seja, os colaboradores. Quando eles sabem o que a empresa é e quer ser, tudo fica mais claro pois define a direção estratégica do consultório. Trata-se também de uma forma de motivar sua equipe.
Seguiremos a seguinte sequência: a definição de cada declaração institucional com um exemplo extra e intra odontologia para melhor entendimento.
Missão
É a essência do consultório. O motivo da sua existência.
- Por que o consultório existe?
- O que o consultório faz e para quem faz?
Se seu consultório não souber responder a estas perguntas acima, não será possível definir uma estratégia de crescimento pois os objetivos não estão claros para ninguém. A ideia aqui é que a missão traga o BENEFÍCIO que seu consultório trará a um determinado público-alvo.
A dica que eu dou é colocar uma missão curta, para que seja lembrada facilmente por todos os integrantes do consultório.
Exemplos de missão:
É organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal.
Solucionar problemas ainda não solucionados.
3M
Sugestões de missões na odontologia.
- Oferecer aos clientes serviços de saúde bucal com a mais alta qualidade, proporcionando um sorriso bonito e saudável;
- Remodelar seu sorriso e te fazer rir cada vez mais.
Visão
É o futuro da consultório. Aonde ele quer chegar e qual posição no mercado ele quer ocupar. Tudo aqui ocorrer mediante objetivos e metas a serem alcançadas. A visão gera uma “urgência” e obrigação para alcançar aquele patamar, principalmente quando você determina prazos.
O uso de um prazo na visão é algo muito discutido na literatura. Um prazo deixa claro à equipe a obrigação de resultado em um período X, isto é, haverá todo um trabalho para se alcançar o objetivo. Do outro lado, caso não seja alcançado, além de ter que modificar o prazo, pode gerar frustração na equipe.
Justamente pela possibilidade do NÃO alcance das metas determinadas pela visão, muitas empresas optam por NÃO colocar metas (caso a visão seja exposta ao público) ou colocar metas, porém voltadas apenas para o público interno, ou seja, seus colaboradores e donos do consultório.
Exemplos de visão
Ser um grupo competitivo que atue de forma abrangente no segmento alimentício, através de um portfólio de produtos com qualidade, representado por marcas fortes, com características e propostas únicas.
Kopenhagen
Ser o melhor grupo financeiro do Brasil em geração de valor para clientes, acionistas e colaboradores.
HSBC
Sugestões de visão na odontologia
- Se referência em saúde bucal no município X;
- Ser o maior construidor de sorrisos saudáveis no município X;
- Estar presente X % dos municípios do estado de XXX, oferecendo tratamentos de saúde bucal de qualidade.
Valores
- Ética;
- Responsabilidade social e ambiental;
- Honestidade;
- Comprometimento;
- Profissionalismo;
- Respeito.
Isso pode e DEVE ficar exposto aos seus clientes. Porém, só prometa algo que pode cumprir. Nunca esqueça disso.
O movimento empreenda disponibilizou algumas explicações sobre o assunto bem como um manual de orientação de criação das declarações institucionais do seu consultório. Vale MUITO a pena baixar e ler. Basta clicar aqui.
Leia mais:
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Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!
Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!
Grande abraço e até a próxima postagem!
Wilson Correia Jr.
Frederico
Bom dia, sigo o Blog e agora tbm agora a página, muito boa e tem me ajudado bastante. Fiz o download do ebook logo qdo foi lançado. Até o ano passado eu alugava ruma sala em uma clínica, aluguel por dia, mas me sentia em subprodução, já que ficava muito caro para manter a semana toda, mas agora, depois de muita insistência eu consegui montar minha clínica própria e outra sala vou alugar para mais quatro especialidades. Com a ajuda de minha noiva que é empreendedrora eu consegui realizar esse sonho. Porém estalou ainda perdido, faço minha planilha da clínica. Como ainda estou no começo dos atendimentos, não consigo tirar um pro labore considerável pra mim. E estou com um dúvida. Nesta planilha da clínica devo colocar meus gastos pessoais? Desde ja Agradeço.
Wilson Correia Jr.
Prezado Frederico,
Já vi alguns profissionais trabalharem desta maneira, mas termina misturando tudo no fim das contas.
Nesta planilha, é interessante colocar o valor estimado do seu pro labore, baseado nos custos do seu consultório para não ficar no vermelho.
Por exemplo, você teve R$ 5.000,00 no mês de janeiro e estabeleceu seu pro labore de R$ 3.000,00, mas seu custo fixo é de R$ 3.000,00. Em outras palavras, vai ficar um déficit de R$ 1.000,00 no seu consultório.
Seu pro labore deve ser baseado nos seus gastos pessoais que, de preferência, devem estar em outra planilha. Há aplicativos que acompanham seus custos pessoais. Dê uma procurada!
Abraço!
Em outra planilha, com seus custos pesso