Dando continuidade ao tema “colaboradores”, iniciaremos pelo(a) auxiliar em saúde bucal (ASB) pelo simples fato de ser o colaborador(a) mais comum nos consultórios, principalmente naqueles recém abertos ou de pequeno porte.
Caso não tenha lido a parte I deste tema, recomendo e muito a leitura. Clique aqui para ler.
O (A) ASB tem um papel importante no atendimento clínico odontológico propriamente dito, uma vez que a formação dela foi para este fim.
Parece algo redundante, mas já vi colegas colocarem secretárias para realizar serviços de ASB e vice versa. Fique atento para não cometer este erro.
Que pontos importantes devem ser levados em conta no pré e pós contratação de uma ASB por parte do dentista?
Exija que ela tenha o diploma de conclusão de curso de ASB
Ela não pode exercer a profissão de ASB sem ter o diploma e registro no CRO.
Que tipo de especialidade você exerce?
Não é comum cursos de ASB ensinarem determinadas especialidades, como implantodontia e ortodontia.
Se ele(a) não possuir estes conhecimentos mas tem outros atributos importantes discutidos no post anterior, talvez valha a pena ter um pouco de paciência e treiná-la. Caso não, coloque este item como critério de exclusão.
Contratar uma ASB com ou sem experiência?
Aí é algo bem pessoal. Quando abri meu consultório, comecei com estagiárias. Só na terceira acertei e ela está comigo até hoje.
O fato de contratar alguém “verde no assunto” faz com que você possa moldá-la conforme seu jeito e necessidades. Vale salientar que esta estratégia não se aplica bem na escolha da secretária.
A vantagem de contratar alguém com experiência é o fato de não ter que perder tempo ensinando ou treinando algo. A desvantagem é a possibilidade de trazer algum vício de trabalho que possa atrapalhar o processo de atendimento.
Cobre da ASB um consultório LIMPO e BEM CUIDADO
Parece algo básico, mas muitos (as) ASBs negligenciam isso. Porém, é importante salientar que o dentista deve deixar isso bastante claro para ele(a).
Tratar SEMPRE bem o cliente ser o(a) mais discreto possível
Quem não gosta de ser recebido bem? Todos gostam! Embora o(a) ASB tenha bem menos contato pessoal com o cliente do que a secretária, é importante ter sempre educação, simpatia e discrição.
Nada de fofocas dentro do local de trabalho, principalmente entre o colaborador e o cliente.
NUNCA deixe-o(a) falar mal de um cliente na frente do outro
Definitivamente é o fim da picada. Imagine a cara do cliente que entra e escuta algo do tipo:
“Mas aquele seu cliente é tão chato. Dr…”
Além de ser antiético, o local que deve primar pela seriedade passa a perdê-la, a partir do momento que se faz fofocas nele de outra pessoa que acabou de receber o serviço de saúde.
Deixei isso bem claro para ela. E para você também! Isso só vai ocorrer se você, dentista, der espaço para isso.
A sala clínica do consultório odontológico é de responsabilidade do(a) ASB
Desde a conservação e limpeza da sala clínica (atendimento odontológico) propriamente dita até o aviso de necessidade de compra de materiais para o atendimento é de responsabilidade dele(a). Deixe isso bem claro.
No começo, pode se tornar um pouco cansativo e complicado para o(a) ASB exercer suas funções conforme orientação do dentista. Isso é algo natural e inerente a qualquer profissão.
Em poucas semanas, ela fará parte do processo de maneira mais efetiva. E perceba que algumas coisas só ocorrerão se o dentista não tomar a frente.
Caso queira acelerar o processo de aprendizado, coloque em uma folha de papel suas atribuições e obrigações no consultório e fixe em algum lugar que ele(a) possa ver e até tirar dúvidas. De tanto repetir, ele(a) vai incorporar logo logo as funções na sua rotina de trabalho.
É importante ter conhecimento das atribuições do(a) ASB conforme a LEI Nº 11.889, DE 24 DE DEZEMBRO DE 2008.
Clique aqui e fique por dentro!
Leitura recomendada:
- Como otimizar o atendimento no consultório? Plano de negócios: elaborando o plano operacional – parte IV
- Os colaboradores do consultório – parte I: a contratação
- Os colaboradores do consultório – parte II: (ASB)
- Uniformes profissionais dos colaboradores
Gostou da postagem? Que bom! =)
Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!
Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!
Grande abraço e até a próxima postagem!
Wilson Correia Jr.