O cumprimento do horário, por parte de todos os envolvidos no processo, isto é, vai desde a secretária até o dentista, é importante e determinante para o sucesso do profissional! Acredite, isso diz muito a seu respeito.
Hoje, literalmente tempo é dinheiro. A partir do momento que deixa seu local de trabalho, de maneira geral, você:
- Caso seja autônomo, deixa de produzir para sua empresa, ou seja, perde dinheiro;
- Caso seja empregado, colocará um documento (atestado ou declaração de comparecimento) justificando sua ausência, sem falar do fato que você não será muito bem visto pelo patrão(sabemos que é um direito que não é lá muito respeitado e nem aceito).
Isso ocorre exatamente com o cliente, claro, desde que ele esteja nas duas situações acima! Um aposentado, por exemplo, geralmente tem mais tempo livre, o que não quer dizer que ele possa esperar.
Mas não tende a prejudicá-lo tanto assim, quando comparado a um empregado ou autônomo.
Sabendo disso, deveria (isto mesmo, deveria) ser dever do profissional dentista cumprir seu horário de atendimento. Mas infelizmente não é.
É comum profissionais dentistas não cumprirem com seu horário de atendimento. Aqui refiro-me ao expediente de trabalho. Por exemplo, no ”papel” o horário de atendimento inicia às 8:00 e o dentista chega… às 9:00.
Aí, fazendo um link com a postagem sobre horário de atendimento odontológico, temos as seguintes situações:
- Se o atendimento odontológico for por hora marcada, em caso de atraso seu, comprometerá ou inviabilizará o atendimento do cliente cuja hora foi postergada por irresponsabilidade sua e comprometerá o atendimento seguinte;
- Se for por ordem de chegada, tradicionalmente os clientes já chegam antes mesmo de abrir o consultório (às vezes até 1 hora antes). Logo, o atendimento se tornará mais prolongado quando há atraso devido à irresponsabilidade sua.
Perceba que fez questão de enfatizar o ” irresponsabilidade sua”. Porque, na maioria esmagadora das vezes, é o que ocorre mesmo!
Claro, há situações que são incontroláveis. Por exemplo, atualmente temos diversas ondas de protestos no nosso país. Se você teve o azar de ficar preso em um protesto, não será culpa sua.
Além disso, suas atitudes refletem nos seus colaboradores. Se você tem o hábito de chegar atrasado (e não monitora seus colaboradores), provavelmente eles terão o mesmo comportamento que você ou pior: comentarão entre elas e os clientes sobre seu comportamento.
Vi um caso que era exatamente assim. A secretária do consultório dizia aos clientes desta forma abaixo:
”Antes de vir, ligue para saber se o doutor vem ou não…”
Particularmente acho um desrespeito não cumprir com o horário de funcionamento da clínica. E tiro pelas colaboradoras (ASB e secretária).
Na maioria das vezes, elas vêm de transporte público, pegando até mais de um veículo, para chegar ao local de trabalho, e ainda chegam primeiro que o dentista, que na maioria das vezes vem de automóvel próprio.
A falta de pontualidade do dentista transparece desorganização tanto para seus colaboradores quanto para seus clientes, que tendem a procurar um local que respeite mais os horários, pelos motivos que expliquei acima: a maioria esmagadora deles tem compromissos a honrar e não pode perder tempo por causa de irresponsabilidade alheia.
”Ah, mas o cliente também atrasa…”
Aí já é outra coisa que discutirei no post sobre atrasos e faltas dos clientes. Mas ponha uma coisa na sua cabeça: um erro não justifica o outro. Procure ver o que te faz atrasar.
É a distância? Saia de casa mais cedo! Veja rotas alternativas pelo GPS. Toda vez que saio de casa, ligo o GPS para saber qual rota está mais rápida.
Problemas em acordar cedo? Já pensou em iniciar e terminar o horário de expediente mais tarde? Por exemplo, iniciar as 10:00 e terminar às 20:00, ou até mesmo terminar as 18:00 mas começar a atender as 9:00?
Não comprometa o nome do seu consultório por um simples problema de cumprimento de horários! Literalmente você está perdendo tempo e DINHEIRO.
Leia mais:
- Escolha do público A – B
- Escolha do público-alvo C e D
- Câmeras no consultório: Fique de olho.
- Reestruturação do consultório
Gostou da postagem? Que bom! =)
Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!
Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!
Grande abraço e até a próxima postagem!
Wilson Correia Jr.