horário

→ Você cumpre o horário de atendimento no consultório?


O cumprimento do horário, por parte de todos os envolvidos no processo, isto é, vai desde a secretária até o dentista, é importante e determinante para o sucesso do profissional! Acredite, isso diz muito a seu respeito.

Hoje, literalmente tempo é dinheiro. A partir do momento que deixa seu local de trabalho, de maneira geral, você:

  • Caso seja autônomo, deixa de produzir para sua empresa, ou seja, perde dinheiro;
  • Caso seja empregado, colocará um documento (atestado ou declaração de comparecimento) justificando sua ausência, sem falar do fato que você não será muito bem visto pelo patrão(sabemos que é um direito que não é lá muito respeitado e nem aceito).

Isso ocorre exatamente com o cliente, claro, desde que ele esteja nas duas situações acima! Um aposentado, por exemplo, geralmente tem mais tempo livre, o que não quer dizer que ele possa esperar.

Mas não tende a prejudicá-lo tanto assim, quando comparado a um empregado ou autônomo.

Sabendo disso, deveria (isto mesmo, deveria) ser dever do profissional dentista cumprir seu horário de atendimento. Mas infelizmente não é.

É comum profissionais dentistas não cumprirem com seu horário de atendimento. Aqui refiro-me ao expediente de trabalho. Por exemplo, no ”papel” o horário de atendimento inicia às 8:00 e o dentista chega… às 9:00.

Aí, fazendo um link com a postagem sobre horário de atendimento odontológico, temos as seguintes situações:

  • Se o atendimento odontológico for por hora marcada, em caso de atraso seu, comprometerá ou inviabilizará o atendimento do cliente cuja hora foi postergada por irresponsabilidade sua e comprometerá o atendimento seguinte;
  • Se for por ordem de chegada, tradicionalmente os clientes já chegam antes mesmo de abrir o consultório (às vezes até 1 hora antes). Logo, o atendimento se tornará mais prolongado quando há atraso devido à irresponsabilidade sua.

Perceba que fez questão de enfatizar o ” irresponsabilidade sua”. Porque, na maioria esmagadora das vezes, é o que ocorre mesmo!

Claro, há situações que são incontroláveis. Por exemplo, atualmente temos diversas ondas de protestos no nosso país. Se você teve o azar de ficar preso em um protesto, não será culpa sua.

Além disso, suas atitudes refletem nos seus colaboradores. Se você tem o hábito de chegar atrasado (e não monitora seus colaboradores), provavelmente eles terão o mesmo comportamento que você ou pior: comentarão entre elas e os clientes sobre seu comportamento.

Vi um caso que era exatamente assim. A secretária do consultório dizia aos clientes desta forma abaixo:

”Antes de vir, ligue para saber se o doutor vem ou não…”

Particularmente acho um desrespeito não cumprir com o horário de funcionamento da clínica. E tiro pelas colaboradoras (ASB e secretária).

Na maioria das vezes, elas vêm de transporte público, pegando até mais de um veículo, para chegar ao local de trabalho, e ainda chegam primeiro que o dentista, que na maioria das vezes vem de automóvel próprio.

A falta de pontualidade do dentista transparece desorganização tanto para seus colaboradores quanto para seus clientes, que tendem a procurar um local que respeite mais os horários, pelos motivos que expliquei acima: a maioria esmagadora deles tem compromissos a honrar e não pode perder tempo por causa de irresponsabilidade alheia.

”Ah, mas o cliente também atrasa…”

Aí já é outra coisa que discutirei no post sobre atrasos e faltas dos clientes. Mas ponha uma coisa na sua cabeça: um erro não justifica o outro. Procure ver o que te faz atrasar.

É a distância? Saia de casa mais cedo! Veja rotas alternativas pelo GPS. Toda vez que saio de casa, ligo o GPS para saber qual rota está mais rápida.

Problemas em acordar cedo? Já pensou em iniciar e terminar o horário de expediente mais tarde? Por exemplo, iniciar as 10:00 e terminar às 20:00, ou até mesmo terminar as 18:00 mas começar a atender as 9:00?

Não comprometa o nome do seu consultório por um simples problema de cumprimento de horários! Literalmente você está perdendo tempo e DINHEIRO.

Leia mais:


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


Leave comment