A escolha do público para o atendimento odontológico, sem sombra de dúvidas, é o passo mais importante para a abertura da maioria das empresas, no nosso caso, o consultório dentário.
Qualquer passo dado antes desta escolha aumentará drasticamente a chance de frustração, ou pior, fracasso do estabelecimento.
Conforme prometido, iremos debater item por item, que foram discutidos no post anterior.
Embora seja algo meio óbvio, muitos dentistas negligenciam este valioso ponto. Comentarei pontos importantes sobre este assunto. Iniciarei pela escolha do atendimento ao público A – B.
Que tipo de cliente o dentista quer atender no consultório odontológico
A primeira coisa que pode vir à cabeça do dentista é: óbvio que quero o cliente que pague mais! Tudo bem, pode ser algo óbvio, mas este tipo de carteira de cliente pode demorar meses ou até mesmo anos para aparecer em seu consultório odontológico.
O atendimento odontológico ao público A – B requer toda uma estratégia para o bom atendimento. Geralmente é um cliente que não tem muito tempo para resolver suas coisas, logo tempo para ele é ouro.
É um tipo de cliente que exige QUALIDADE e observa TUDO, desde a estrutura até o atendimento odontológico propriamente dito, realizado pelos recursos humanos da empresa, que inclui você! Resumindo, geralmente são clientes bastante exigentes!
Na maioria dos casos, frequenta dentistas em bairros nobres ou em pólos médicos. O ambiente para este tipo de público deve conter cores neutras. Irei entrar em detalhes sobre cores outrora!
A velocidade de retorno do investimento deste tipo de público
Para este tipo de público, geralmente o investimento é alto e o retorno é lento. Porém, com o passar do tempo, o retorno passa a ser alto, ainda mais porque há valor agregado nos serviços odontológicos prestados, fazendo com que o ticket médio de cada cliente seja alto.
Resumindo, é aquele cliente que está mais preocupado com a qualidade do que com o preço, motivo pelo qual podemos cobrar mais pela qualidade e alto padrão de atendimento oferecidos.
Ticket médio: valor médio que cada cliente deixa no seu consultório odontológico. Por exemplo, se eu atendi 10 clientes que me renderam no total R$ 1000,00, meu ticket médio é 1000/10 = R$ 100,00.
Determinadas estratégias de marketing odontológico, por exemplo, surtem pouco efeito neste público, como por exemplo panfletagem. Essa estratégia tem mais efeito no público C-D. Logo, investimentos com maior valor são necessários para este público.
Que tipo de especialidade o dentista pretende exercer no consultório odontológico
De maneira geral, tratamentos de reabilitação oral tendem a ser mais onerosos que os demais tratamentos, obviamente levando em consideração os procedimentos simples. Por exemplo, geralmente um implante unitário tem o valor maior que uma restauração classe I de resina.
Para este tipo de público, geralmente o valor cobrado não é um problema! Veja bem, eu disse geralmente. Claro que iremos encontrar clientes preocupados com preços em todos os públicos.
Partindo deste pressuposto, planos de tratamentos com valores baixos podem ser relacionados com má qualidade do serviço que será realizado.
Fazendo uma comparação com o público C – D, uma restauração classe I de resina por um valor de R$ 50,00 pode ser considerada cara, porém se este mesmo valor for cobrado para o público A – B, pode passar a impressão de que está “muito barato”, logo, a qualidade pode deixar a desejar.
Calma! Ainda há diversos assuntos sobre este tema! Virão nos demais posts! =D
Aguardem o próximo post sobre o público C – D.
Leitura recomendada:
- Escolha do público-alvo C e D
- Compra de materiais para o consultório: como escolher?
- Montagem do Consultório odontológico parte I – o ambiente
- Montagem do Consultório odontológico parte II – a recepção
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Grande abraço e até a próxima postagem!
Wilson Correia Jr.