mercado odontológico que

→ 4 fatos sobre mercado odontológico que vão te deixar de bom humor


Em uma conversa composta por dentistas, é comum a discussão sobre o atual momento da profissão, principalmente inerente ao mercado odontológico que envolve diversos aspectos.

Infelizmente, é mais comum encontrarmos nestas conversas muitas reclamações do que elogios à profissão. De certa forma, os colegas têm razão em diversos aspectos. O mercado está cada vez mais saturado, o que é a origem principal dos demais problemas.

Porém, é importante perceber também que há tendências no mercado odontológico que afetarão a profissão positivamente. Alguns deles serão discutidos aqui, inclusive.
Tendências tecnológicas que otimizam o atendimento no consultório

Ano após ano, percebemos que a Odontologia fica mais prática, no sentido técnico da profissão. Materiais e equipamentos mais modernos permitem que realizemos o tratamento com mais qualidade e, ao mesmo tempo, rapidez, o que termina por otimizar a nossa hora clínica.

Já encontramos hoje aparelhos que reduzem a sensibilidade à técnica anestésica, um dos maiores “vilões” do consultório, associado ao som que a caneta de alta rotação faz. É um ponto MUITO positivo, que inclusive deve ser utilizado na hora de fazer seu marketing.

Implantação do exame de proficiência 

Em qualquer profissão, o excesso de profissionais associado à abertura indiscriminada de faculdades joga no mercado um verdadeiro mar de profissionais que não estarão preparados para exercer a profissão.

Tal situação empurra a profissão para o fundo do poço, incluindo aí os profissionais que trabalham de forma ética, responsável e profissional, sem falar do prejuízo que uma má formação profissional acarreta aos pacientes.

Uma alternativa de “filtro” para estes profissionais seria a realização de um exame de proficiência, que teria por objetivo avaliar se o dentista recém formado está apto para cair no mercado, semelhante ao exame da OAB.

Já existe um movimento em prol desta alternativa no estado de São Paulo que, cada vez mais, ganha mais adeptos e força. Não seria a panaceia para o mercado odontológico que só tende a crescer, porém ajudaria bastante na qualificação do mercado.

Melhor e mais rápida disseminação da marca do consultório pela internet

Você lembra como era a divulgação das empresas há 10 anos? Lista telefônica, mala direta, panfletagem (utilizado até hoje), etc. Dava certo? Sim! Mas com um alto custo x benefício, principalmente quando comparamos com os dias atuais.

Hoje temos a facilidade de divulgação pela internet, com um custo x benefício bem melhor do que no passado. Inclusive sendo possível até divulgar gratuitamente seu consultório.

Maior conscientização dos dentistas sobre empreendedorismo no consultório

Não é fácil ir de encontro a uma formação de graduação. Na faculdade, aprendemos a ser bons técnicos, como já cansei de falar nas diversas postagens que já fiz sobre mercado odontológico.

Quer imaginar isso? Já pensou se eu começasse a dizer aqui que não é mais necessário colocar ADESIVO na técnica de restauração de resina composta? Vai de encontro a tudo que nós vimos sobre sistema adesivo, concordas? Logo, não é algo que o dentista mude de opinião rapidamente.

Ocorre a mesma coisa do conceito de sucesso que aprendemos na graduação:

Quer ter sucesso? Seja bom no que faz…

Em um mercado odontológico que, diga-se de passagem, encontra-se tipo game of thrones bastante competitivo, o dentista percebe rapidamente que esta fórmula que os professores utilizaram no passado não se encaixa mais no atual contexto odontológico.

Diante desta conclusão, há uma procura maior por parte dos dentistas em assuntos relacionados à administração, marketing e empreendedorismo em saúde que, de certa forma, eleva o mercado odontológico para cima, uma vez que haverá uma “disputa” entre os consultórios mais profissional, e não baseada na guerra de preços, na qual todos perdem.


Na era do mimimivitimização, é importante filtrar o que você quer ouvir e utilizar como parâmetro de sucesso profissional. O mercado odontológico está complicado? Bastante, não vou dizer o contrário.

Mas lembre que há pessoas chorando e, do outro lado da rua, há pessoas fabricando lenços. Comece a enxergar as oportunidades do mercado odontológico.

 

Leia mais:


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


Leave comment