→ Como captar pacientes para o consultório odontológico pelo Facebook – parte II


Dando continuidade à sequência, iremos abordar diversos tópicos relacionados à captação de pacientes para o consultório odontológico pelo Facebook. Esta é a parte II da nossa sequência. Caso não tenha lido a parte I, basta clicar no link abaixo.

Como captar pacientes para o consultório odontológico pelo Facebook – parte I

Após preparar todo o perfil para iniciar a captação de pacientes para o consultório, é hora de por a mão na massa e botar o Facebook para trabalhar em prol do consultório. Porém, é importante saber que o dentista que irá dar as cartas à plataforma para que ela, através da sua inteligência, consiga captar pacientes para o consultório. Então, vamos ver como iniciar.

1. Aspectos gerais sobre as postagens no Facebook

A. Qual a quantidade ideal de postagens para meus seguidores?

Muitos dentistas pecam neste aspecto. Postar pouco fará com que haja pouco engajamento dos seus seguidores, fazendo com que o Facebook não coloque o perfil em uma posição melhor no seu ranqueamento, já que ele leva em conta o engajamento dos seguidores no perfil.

Do outro lado, postar muito fará com que os seguidores fiquem saturados de tanta postagem e deixem de curtir a página no Facebook. Eu mesmo quando vejo um perfil postando 3 a 4 vezes por dia, a primeira coisa que faço é deixar de seguir. Não é possível postar conteúdo relevante tantas vezes por dia.

O ideal é que o dentista poste, no máximo, duas vezes por dia, com um intervalo razoável entre as postagens para evitar que elas apareçam seguidas no Facebook.

B. Qual a melhor hora e dias para postar no Facebook?

Há diversas pesquisas sobre este assunto. Veja algumas abaixo:

Conforme pesquisa realizada em 2015 no Brasil pelo Sprinklr, os dias de maior audiência no Facebook são de terça-feira à quinta-feira, de 11h às 17h. Os acessos começam a aumentar  das 9h da manhã em diante e, aos domingos, existe um pequeno aumento a partir das 20h, até 23h.

como captar pacientes para o consultório odontológico

Quando nos focamos na área de saúde, temos o seguinte gráfico:

Fonte: Sprinklr:

O site Viver de blog também realizou um estudo sobre horários com maior audiência nas redes sociais e, segundo os resultados, o intervalo de maior participação das pessoas no Facebook compreende entre 13:00 e 17:00.

C. O que postar no Facebook?

No parte I deste artigo, mencionamos a importância de colocar conteúdo relevante e com maior procura pelos seguidores nas postagens para atrair pacientes para o consultório odontológico. O que discutiremos aqui é a mescla do que será postado e como será postado.

Segundo os grandes (e verdadeiros) gurus no Marketing Digital, as pessoas não entram no Facebook para comprar. Na verdade, talvez seja uma das últimas coisas que elas queiram fazer.

Diante desta afirmação, NUNCA tente vender algo diretamente no Facebook. Por exemplo:

  • Marque já sua consulta!
  • Aproveite nossos descontos.
  • Clareamento dental por R$ 499,00.

Perceba que, além de cometer diversas infrações ética, fica algo apelativo e só voltado para a estratégia do panfletão: só propaganda e nada de conteúdo relevante. Isso não atrai praticamente ninguém. Como mencionei, as pessoas não entram no Facebook para comprar.

Do outro lado, é possível fazer uma venda sem fazer uma venda através da postagens de conteúdos relevantes que despertem a atenção dos seguidores em obter informações sobre o assunto. Veja uma das postagens que fiz abaixo:

A proposta da foto acima seria despertar um interesse no usuário sobre uma dúvida / curiosidade que é bem comum: a luz azul do fotopolimerizador. Mas, se quisesse atrair curiosos para um determinado tratamento, o dentista poderia utilizar:

Dr. Wilson Correia Clareamento dental

A mescla de assuntos visa que o perfil fique mais atraente e interativo. Também ficar postando conteúdo direto não é legal. Então, faça uma alternância dos conteúdos. Fale sobre:

  • Assuntos relacionados a sua área de atuação;

  • Curiosidades na Odontologia;

  • Mensagens inspiradoras

  • Humor

 

2. Como captar pacientes para o consultório odontológico através de patrocínio no Facebook

Por mais que você tente fazer um trabalho de captação de pacientes para o consultório da forma adequada, nunca vai competir de igual para igual com aqueles que pagam por isso, não só no Facebook como em qualquer rede social ou buscador na internet. Vamos utilizar como exemplo o google e procurar um tema sobre “convênio odontológico e dinheiro”:

site do consultório

Perceba que o artigo Empreenda Dentista é o primeiro da página, o que é uma posição dificílima de ser alcançada. Contudo, mesmo assim, ainda fico atrás dos quatro anúncios patrocinados. Ocorre a mesma coisa (aliás, MUITO PIOR) no Facebook.

As postagens patrocinadas alcançam um público extremamente maior quando comparada às postagens gratuitas. Se for esperar para ter resultados sem investir, vai literalmente demorar meses ou até mais que isso.

Diante disso, faz-se necessário investir em anúncios com o propósito ter maior visibilidade de captar pacientes para o consultório odontológico. Então, vamos lá entender como se faz:

A. Entre na sua página e, ao lado esquerdo, procure este menu e clique em promover:

B. Após isso, abrirá uma página na qual você escolherá seu objetivo de campanha. Vamos escolher a opção “Promova seu negócio localmente”. Após clicar, aparecerão as opções abaixo. Vamos discutir as opções que estão destacadas em laranja na ordem de cima para baixo:

  • Escolha do raio de alcance: em geral, as pessoas optam por lugares próximos à residência, principalmente por praticidade de deslocamento. Coloque no máximo um raio de 5km a 7km do seu consultório;
  • Escolha a faixa etária do seu público-alvo;
  • Determine os interesses do seu público: opte por interesses relacionados com cuidados de saúde, como estética, nutrição, atividades físicas, etc.;
  • Se optar, sua promoção também será veiculada no instagram;
  • Coloque o título da chamada e sua descrição: assim que editar, vai poder ver como ficou na janela da direita;
  • Escolha o botão de chamada para ação: há diversas opções para se escolher. Opte por escolher algumas delas que sejam compatíveis com seu objetivo, como Ligar agora ou fale conosco;
  • Escolha o orçamento diário e veja logo abaixo qual o alcance dele: comece com valores pequenos (20,00 ou 30,00 por dia) e analise os resultados.

3. Direcionamento do visitante da página do Facebook (para aonde ele vai)

As redes sociais não permitem a disposição das informações de uma maneira que o visitante consiga ter acesso a todas as informações de forma fácil e intuitiva como um site odontológico. Por isso é interessante que haja um site ou até mesmo um blog para redirecionamento do visitante que entrou em contato ou quer obter mais informações.

Contudo, não é algo que vá inviabilizar o processo de captação de pacientes para o consultório odontológico, até mesmo porque pouquíssimos dentistas possuem site.  O patrocínio pode ser direcionado à própria página do Facebook ou para o messenger.

Chegamos ao final da segunda parte sobre a captação de pacientes para o consultório. Comece a colocar em prática o quanto antes. E, para ficar por dentro do assunto, leia a terceira e última parte do artigo clicando no link abaixo!

Como captar pacientes para o consultório odontológico pelo Facebook – parte III


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Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.

 


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