tempo ocioso

→ Não desperdice seu tempo ocioso no consultório!


Muitos colegas, quando estão sem ter o que fazer, reclamam que estão com tempo ocioso e, quase sempre, desperdiçam este tempo em atividades que não agregam muito valor a este tempo ocioso, como por exemplo ficar horas nas redes sociais acompanhando a vida alheia ou qualquer outra coisa.

No primeiro curso de gestão que fiz, o professor falou uma coisa que se encaixa não somente em consultórios, mas em qualquer tipo de empresa:

Acredite, sempre tem o que fazer no consultório!

Preste muita atenção no que vou dizer abaixo:

Seu tempo literalmente é dinheiro! Mesmo que não receba na hora, você vai receber por sua dedicação no futuro.

Vamos otimizar seu tempo! Claro que você também precisa de um tempo para lazer, mas nunca deve ultrapassar de 20% do seu tempo ocioso, pelo menos no seu horário útil de trabalho.

Uma pesquisa mostrou que os Brasileiros gastam mais horas 650 horas por mês  nas diversas redes sociais. Ou seja, se pede quase um dia útil em coisas que quase sempre não agregam valor à sua vida profissional.

Volto a repetir: não estou dizendo para não ter um lazer cibernético. O que Digo é dosar seu tempo ocioso entre lazer e trabalho.

Que tal seguir estas dicas abaixo e otimizar seu tempo ocioso?

Faça  um check up do seu consultório.

Dê uma geral no seu consultório! Estrutura, atendimento como um todo, clientes, glosas de convênios (caso atenda), pagamentos dos clientes, etc. É muito comum deixarmos determinados pontos para lá ou até mesmo nos acostumarmos com eles, como por exemplo uma parede que necessita de uma pintura.

Dê uma volta no seu consultório e veja se há problemas estruturais que podem por em xeque a primeira impressão do cliente com você. Analise os pagamentos e veja se estão em dia. se há muitos pontos, anote em algum lugar e resolva um de cada vez.

Converse com seus colaboradores

Dependendo da rotina de atendimento, nem sempre é possível ter um diálogo com os colaboradores sobre o consultório. É bem comum ter uma queixa que não é discutida pela simples falta de oportunidade ou porque o gestor do consultório não dá abertura.

É aquele momento que você se mostra aberto a ouvir (característica ótima de um bom líder) e ouvir o que eles têm a dizer.

A crise econômica atual no país criou  uma consciência do colaborador em alertar o gestor do consultório de problemas que, por ventura, ele não percebeu ou está protelando, justamente para preservar algo que está bem complicado hoje em dia: emprego.

Como anda seu planejamento?

É aquele momento de avaliar em qual estágio se encontra o consultório. Está em crescimento, em queda ou estagnou?

Caso ainda não tenha um planejamento feito, inicie HOJE. A demanda de dentistas que se forma hoje em dia exigirá que o dentista veja seu consultório como uma empresa.

Aquele que ainda teimar em não enxergar desta forma será engolido pelo mercado rapidamente.

Como andam suas metas?

Partindo do pressuposto que você definiu suas metas, é hora de acompanhá-las para saber se o resultado de suas ações estão dando certo ou requerem alguns ajustes. Sempre trabalhe com métricas e indicadores de resultados, do contrário você vai se perder.

Treine constantemente seus colaboradores

Que tal simular um atendimento da secretária com um cliente que, no caso, será você? Aqui não me refiro a ser simpático ou receptivo, mas sim a determinadas maneiras que agregam mais valor ao consultório.

Por exemplo, ainda encontramos secretárias que não anunciam o cliente pelo nome ou não cumprimentam o cliente quando ele chega ao consultório. Pode ocorrer o mesmo com a remarcação dos clientes.

Aquela secretária que confia na memória e deixa pra colocar na agenda depois. Termina esquecendo,  chateando o cliente e reduzindo seu faturamento, já que aquele cliente não veio à consulta.


Use seu tempo ocioso a seu favor. Faça um checklist dos seus problemas e use o tempo que está sem clientes para resolvê-los um a um. Estabeleça um tempo para lazer, caso você tenha muito tempo ocioso, como é o caso dos consultórios recém abertos.

Não vale a pena ficar perdendo tempo com futilidade e coisas que não vão agregar nada a sua vida profissional.  Tenha lazer, mas também tenha consciência profissional!

 

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Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


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