O QUE O DENTISTA PODE FAZER PARA ATRAIR MAIS PACIENTES PARA O CONSULTÓRIO?
Não é novidade para ninguém que o mercado odontológico está cada vez mais complicado para o dentista. Segundo o Conselho Federal de Odontologia, já somos mais de 300 mil dentistas.
Para se ter uma ideia do quanto isso é catastrófico, o aumento do número de dentistas não acompanha o crescimento populacional. A proporção que a OMS determina é de 1200 habitantes para cada dentista. Em São Paulo, esta proporção já está abaixo dos 600 habitantes por dentista.
E, para complicar mais ainda este quadro, o dentista não possui conhecimentos administrativos ou de gestão para tratar o consultório como uma empresa. E isso literalmente faz com que ele passe por dois caminhos:
- Poucos pacientes que trazem pouco lucro no consultório;
- Muitos pacientes de convênios odontológicos, que trazem pouco lucro e alta carga de trabalho.
Perceba que as duas situações acima são muito ruins para o dentista. Contudo, saber o que fazer para virar o jogo é algo que pouquíssimos dentistas sabem e fazem.
Diante disso, é importante que o dentista esteja preparado para atrair mais pacientes para seu consultório, ou pelo menos tenha esta noção.
Veja abaixo algumas dicas para atrair mais pacientes para seu consultório HOJE mesmo.
1. Comece arrumando a casa, isto é, seu consultório odontológico
Ao longo destes anos de treinamento e consultorias, já percebi que o dentista quer porque quer atrair mais pacientes para seu consultório. Isto é bem normal. O que não é normal é não preparar o consultório para esta nova demanda de pacientes.
Vamos fazer uma analogia com uma visita que iremos receber na nossa casa. Não há um preparo prévio da casa para receber alguns amigos? Faxina, arrumação, dentre outros. Tudo isso para não passar uma má impressão, confere?
Ocorre a mesma coisa com o consultório. Aliás, ocorre pior. Os amigos até podem fazer vista grossa para sua casa desarrumada, mas os pacientes não.
E o que faz com que o paciente opte por fazer o tratamento em um determinado consultório envolve todo um complexo de informações, que inclui todo o ambiente e estrutura do consultório.
Lembro de uma dentista que queria iniciar um trabalho de captação de pacientes, porém deixou de lado o fato do ar condicionado estar quebrado, deixando a recepção literalmente um forno. E não tem nada pior do que estar em um lugar muito quente ou muito frio.
Você precisa arrumar seu consultório antes de começar a fazer ações de marketing odontológico para atrair mais pacientes? Não. Uma coisa não depende da outra para realização, mas dependerá para a otimização dos resultados.
Vamos raciocinar com o exemplo do ar condicionado quebrado: o resultado final do marketing odontológico seria o mesmo se o ar condicionado estivesse bom, logo, deixando o ambiente agradável? Acredito que não. Eu mesmo não suporto lugares quentes e a primeira vontade que me dá é de ir embora o quanto antes.
Logo, comece preparando seu consultório nos quesitos:
- Estrutura;
- Conforto;
- Lazer (revistas, TV, internet, etc.);
- Decoração;
- Propagandas odontológicas (banners, folhetos explicativos, manuais, etc.)
2. Ofereça a verdadeira excelência no atendimento ao paciente
Não se pode imaginar um consultório que lida com PESSOAS oferecer um atendimento RUIM. E uma excelência no atendimento literalmente traz mais pacientes porque todo mundo gosta de ser bem tratado e gosta de dizer que foi bem tratado.
Prepare seus colaboradores para oferecer um atendimento show aos seus pacientes. Da mesma forma que a estrutura interna do consultório, de nada adiantará atrair mais pacientes se sua secretária for mal educada ou até mesmo despreparada para lidar com pessoas.
3. O dentista tem que estar presente na internet
Quem você conhece hoje que NÃO está conectado às redes sociais, em particular o Facebook e o Instagram? Pouquíssimas pessoas, não é?
E quantas pessoas você conhece que vão buscar informações sobre um determinado assunto no google? Quase todo mundo, não é? Quer ter uma ideia? Diariamente, o google recebe mais de 100 BILHÕES de pesquisas.
Ambas as frases acima só mostram que as pessoas estão cada vez mais conectadas e dependentes do meio digital. Um dentista que tiver um site com diversos artigos relevantes com certeza vai sair na frente dos demais concorrentes.
Logo, nos dias atuais, qualquer empresa que quer crescer na sua área de atuação deverá ter presença digital OBRIGATORIAMENTE. E isso inclui o consultório odontológico.
4. Faça ações de marketing odontológico CONSTANTEMENTE
Com tudo pronto para receber novos pacientes, é hora de investir no marketing odontológico, que fatalmente inclui na construção de um plano de marketing em odontologia.
Estas ações de marketing odontológico visam mostrar ao mundo que você existe! De nada adianta ser muito bom tecnicamente se você não sabe disso.
As ações de marketing odontológico inclui diversas ações, tais como:
- Estudo do seu público-alvo;
- Conhecer a concorrência (para saber que ações de marketing eles fazem que trazem resultados);
- Criação de parcerias com outros consultórios;
- Fazer ações de marketing odontológico tanto com mídias offline como em mídias online.
Existe um guia definitivo sobre o marketing odontológico que foi realizado pelo Empreenda Dentista. Bastará clicar no link abaixo e começar a atrair mais pacientes para seu consultório.
Marketing odontológico: tudo que você deve saber – O guia definitivo
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Grande abraço e até a próxima postagem!
Wilson Correia Jr.