Se você exerce a profissão atuando como dentista clínico, você vai se deparar com milhares pacientes que tem algum receio de tratamentos e consultórios odontológicos. O receio do paciente medroso varia entre um medo (que até se mistura com ansiedade) e o pânico propriamente dito.
read moreTodo dentista, pelo menos 100 milhões uma vez na vida, vai atender aquele paciente que tem diversos problemas de saúde bucal porém, por algum motivo, ele só quer resolver aquele que está incomodando, deixando de lado o restante do plano de tratamento proposto pelo dentista. Há diversos fatores que justificam este comportamento. Alguns relacionados ao paciente
read moreMuitos consultórios não são montados de tal maneira para facilitar e otimizar o atendimento no consultório para o dentista, que já tem a saúde bem castigada pela profissão, diga-se de passagem. Visão, audição, coluna, ombro, tudo isso é bem utilizado na profissão.
Além disso, ainda é comum encontrarmos consultórios formados por euquipes, isto é, uma ou duas pessoas fazendo o trabalho delas e dos outros que não assumem ou até mesmo não tem este compromisso com o consultório nem com a equipe.
O plano operacional, quarto ponto do plano de negócios do
read moreNo mercado odontológico, há diversos recursos que o dentista pode fazer uso para agregar valor a seu consultório. Um deles é a câmera intraoral.
Já mencionei aqui diversas vezes que serviços de saúde são intangíveis, isto é, não há possibilidade de avaliação ou prova, como por exemplo um sapato ou uma calça.
read moreDe 2015 até os dias atuais, o brasileiro sentiu o impacto da crise econômica. Promoções em demasia, demissões e até mesmo fechamento de lojas. Não é difícil encontrar lojas para alugar. E os dentistas também sentiram o impacto, motivo pelo qual se faz necessário reduzir custos no consultório a fim de se proteger do atual
read moreUm gestor de uma empresa tem que assumir diversas funções: líder, psicólogo, educador, etc. Ocorre a mesma coisa com o gestor de um consultório odontológico, que é dentista e chefe ao mesmo. Levo em consideração que você ainda atenda e gerencie seu consultório.
E é algo que requer MUITO jogo de cintura, porque você vai lidar PELO MENOS com duas variáveis:
Seus colaboradores;
Seus pacientes.
Patrocinar seu consultório no Facebook é algo um pouco complicado para alguns profissionais. O objetivo desta postagem é mostrar que é algo simples de se fazer e que trará muitos benefícios ao seu consultório.
Claro que para você patrocinar seu consultório no Facebook, é necessário ter uma Fan Page, que é diferente do perfil individual, quer seja pessoal ou profissional, que não permite patrocínio. Caso não tenha, recomendo fortemente que leia a postagem abaixo até mesmo antes de ler esta:
read moreNão há resumo por ser um post protegido.
read moreO plano de marketing do consultório tem por objetivo mostrar ao mercado odontológico (concorrentes e pacientes) que você existe. Dando continuidade à elaboração do plano de negócios para seu consultório, vamos entender a importância de realizar a divulgação do seu nome. Queria que você respondesse algumas perguntas antes, se possível: O mercado sabe que especialidade(s)
read moreConversando com amigos de colegas de profissão sobre o assunto, decidi criar esta postagem para tentar de passar uma possível explicação do motivo pelo qual paciente de convênio falta tanto às consultas odontológicas.
Lembro que atendia um convênio cujo número de pacientes era muito alto. Por exemplo, se eu pedisse a minha secretária para marcar TRINTA pacientes por turno, ela conseguiria marcar numa boa!
read moreUma dúvida muito frequente dos dentistas em relação ao atendimento a convênios odontológicos em seus consultórios é saber se realmente valem a pena atender.É possível ter lucro com os convênios odontológicos?
Não é mistério para nenhum profissional que os valores pagos pelos convênios odontológicos trazem um lucro muito pequeno.
read moreBatendo papo com umas mais estudantes, chegamos na discussão do mercado odontológico. Uma delas veio me perguntar: montar um consultório? Nessas horas, a resposta tem que ser pensada para não desestimular a pessoa em um determinado objetivo de vida.
Me formei em 2006 e só montei meu consultório em janeiro de 2010. Podia ter montado antes? Sim! A chance de sucesso seria maior? Não sei! Mas, se fosse escolher, apostaria que não.
read moreConversando com um amigo me sobre este assunto, decidi criar um post sobre o assunto, para mostrar que cobrar você NÃO deve cobrar juros do paciente de forma alguma. Parece algo errado, mas na verdade trata-se de um diferencial no mercado.
Para entender melhor, vamos pensar no nosso cotidiano. Já percebeu que a maioria dos lugares aonde você realiza compras permitem o parcelamento SEM juros?
read moreAfinal de contas, quanto vale seu consultório? É uma pergunta que alguns colegas e fizeram há algum tempo, motivo pelo qual decidi escrever esta postagem! A maioria dos dentistas leva em conta apenas o capital investido para a montagem do consultório e só. Esta informação é importante, mas há outros fatores que influenciam na hora de
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