Há diversos motivos para o profissional de odontologia elaborar um plano de negócios para seu consultório. Já mencionei aqui algumas milhões vezes que a graduação tem uma parcela de culpa considerável neste processo. O fato é que foi colocado na nossa cabeça que para ter sucesso basta ser competente no que faz. De certa forma, esta
read moreHá diversos mitos e verdades do marketing no consultório odontológico que são debatidos entre os profissionais de saúde. Alguns deles inclusive até inviabilizam uma determinada ação de marketing no consultório odontológico.
É importante saber que, para crescer no mercado, o dentista tem que fazer algum marketing. Felizmente, a maioria faz algum tipo de divulgação do consultório odontológico: panfletos, marketing de indicação (boca a boca), banners, etc.
read moreFidelizar pacientes é literalmente um sonho para muitos profissionais de odontologia e, de certa forma, é algo não explorado pelos dentistas, independente do motivo pelo qual não ocorre.
read moreAfinal, quanto custa estudar odontologia? Uma pergunta que muitos pais, parentes e até mesmo pacientes fazem é se estudar odontologia é caro. Afinal de contas, ele olha ao redor e vê toda uma estrutura que um consultório tem que ter para estar apto ao atendimento. Por favor, antes de continuar a leitura, gostaria que soubesse
read moreChegamos ao ponto final. É Hora de iniciar a avaliação do plano de negócios do seu consultório. Cada ponto deve ser revisto com muito carinho e atenção.
Por que este post é importante? Porque eu sei que o dentista não terá tanta habilidade assim para criar um plano de negócios perfeito. Isso é algo bem normal. Basta relacionar com a prática odontológica.
read moreAfinal, do que se trata a construção de cenários odontológicos?
Toda e qualquer empresa pode sofrer influências externas e internas que podem afetar tanto positiva como negativamente seu desempenho no ramo de atuação
read moreO plano financeiro do consultório talvez seja uma das partes do plano de negócios mais “negligenciada” pelos dentistas. Talvez envolva cálculos (alguns deles até complexos para o profissional de saúde. O conhecimento da saúde financeira do consultório se faz necessário para o bom andamento da empresa no mercado odontológico. Parece algo óbvio, mas MUITOS dentistas
read moreHá uma série de erros comuns na administração do consultório que fazem com que o dentista tenha uma insatisfação financeira com sua empresa. Muitos profissionais demoram anos para perceber isso. Alguns nem percebem, inclusive. A graduação é a principal responsável nesta lacuna. Os professores tentam aplicar uma fórmula que funcionou há 30 anos nos dias
read moreVocê já teve a sensação de que os pacientes particulares, aos poucos, estão sumindo do consultório? Pois você faz parte de um grupo composto por diversos dentistas que pensam desta maneira.
read moreQuando encontro colegas e amigos dentistas que mencionam tal fato, questiono no ato se ele sabe qual paciente traz mais retorno financeiro. Como ele não tem números e indicadores, geralmente não sabe ou tem uma leve ideia sobre o assunto.
O fato é que nem sempre o dentista percebe que não precisa mais atender convênios. Basta botar no papel e fazer as contas. Vamos lá entender:
Vamos colocar que você teve uma produção bruta de R$ 8.000,00. Nesta divisão, faço o seguinte:
read moreNo post passado, discutimos algumas dicas para fazer propagandas odontológicas de maneira correta e ética. Naquela matéria, discuti a importância de usar imagens profissionais para este fim. Há diversos sites para encontrar imagens ideais para se fazer um bom marketing odontológico.
O fato é o seguinte: a menos que você tenha um conhecimento sobre produção e design de imagens, para fazer uma boa propaganda odontológica, você vai ter que investir algum dinheiro, independente no que vai investir.
read moreRecentemente, um grande amigo meu e colega de profissão realizou algumas propagandas odontológicas no Facebook. Alguns dias após a marcação, recebeu algumas críticas e, diante do ocorrido, terminou apagando a postagem.
Depois de alguns dias após o fato, ele entrou em contato comigo e discutimos o que pode ter ocorrido. Primeiramente, deixei claro para ele que não possuímos conhecimentos na área de marketing digital a design gráfico, logo é bem natural fazer algo, digamos, simples.
read moreRecentemente, estive batendo papo com uns amigos dentistas e, obviamente, falamos sobre a profissão como um todo: desde a discussão de casos clínicos até a atual situação do mercado odontológico, mencionando problemas que o dentista enfrenta no dia a dia.
Muitos dos problemas relatados são comuns entre os dentistas. Outros sequer foram mencionados, algo que discutirei mais adiante nesta postagem.
O fato é que há diversos motivos que dificultam a vida do dentista no consultório particular. Alguns até eram as queixas principais de 20 anos atrás. Ou seja, hoje os problemas principais são outros.
read moreUma dúvida MUITO comum entre os dentistas recém-formados e até por aqueles dentistas que já tem consultório, porém estão sofrendo um pouco pela grande quantidade de concorrentes e outros fatores que explicarei mais adiante, é se vale a pena montar um consultório na capital (perto de casa) partir para o interior do estado.
Em 2007, eu estava em uma maré de falta de sorte tão grande que cogitei até sair do estado. Lembro que, na época, um amigo meu dentista tinha passado em medicina na segunda entrada.
read moreMuitos dentistas têm uma dificuldade considerável em realizar o fechamento dos planos de tratamento com seus pacientes.
Alguns passam anos para começar a ter um entendimento dos fatores que influenciam na hora do paciente decidir se vai fazer o tratamento com ele ou com a concorrência.
Há uma infinidade de técnicas e estratégias de negociação que podem ser utilizadas para persuadir o paciente a fazer a aquisição do plano proposto. Algumas delas inclusive são bem simples de se aplicar no consultório a custo zero, diga-se de passagem.
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