A reestruturação do consultório é algo extremamente comum na vida dos dentistas, ainda mais porque a maioria dos dentistas começam com uma estrutura enxuta mediante o pouco capital inicial para montagem do consultório. Porém, com o passar do tempo, a tendência é que você comece a ganhar algum dinheiro que permita injetar uma parte dele na reestruturação
read moreO valor do serviço odontológico muitas vezes é confundido com o preço que é é cobrado para realização do mesmo. Nada mais normal. Essa confusão não é luxo da odontologia, mas sim de diversos segmentos. A diferenciação é fundamental para qualquer negociação que se tenha com o cliente. Como você vai negociar algo que não
read moreA negociação com os clientes está entre as principais causas de não fechamento dos planos de tratamentos. O dentista tende a achar que o fator “preço” é o principal motivo, mas muitas vezes não é. Para se ter uma ideia, segundo Ian Brooks (autor do livro Seu cliente pode pagar mais) somente 8% dos clientes não fecham o tratamento por causa do fator preço.
read moreTer uma fan page (página) no facebook para quem tem uma empresa é fundamental, principalmente na era digital e no uso quase que constante (e muitas vezes incontrolável) das redes sociais. Apesar de parecer algo fácil de se fazer, é necessário ter algum conhecimento do manuseio do facebook, principalmente se você for fazer uma postagem patrocinada, tópico que iremos discutir mais adiante, para que o post não fique cansativo.
read moreGostou da postagem? Que bom! =) Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte! Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar! Grande abraço e
read morePropaganda é a alma do negócio. Isso você já deve saber e, possivelmente fazer de alguma forma. Porém, manter a ética profissional é um DEVER do dentista. Isso já vem na mente dele da graduação. Porém, ainda encontramos, com uma certa frequência, colegas que não cometem alguma infração ética. Diversos são os motivos para as infrações éticas, sendo o principal o desconhecimento das regras do código de ética odontológica.
Embora seja uma discussão não muito agradável de se ter, é importante que tais atitudes sejam tomadas para que haja uma diminuição destes desvios ao nosso código de ética, findando na maior valorização da profissão e conscientização do dentista.
read moreA matriz GUT é mais uma ferramenta de gestão que tem uma função MUITO importante dentro de qualquer empresa, incluindo seu consultório, principalmente naquelas empresas que estão arrumando a casa, pois há diversas questões a serem resolvidas. A grande vantagem dela é que é de fácil aplicação, sem ter a necessidade quebrar a cabeça para utilizar.
A matriz GUT, cuja sigla que significa Gravidade (G), Urgência (U) e Tendência (T), tem por objetivo estabelecer a priorização de estratégias para a resolução de determinados problemas de uma organização e/ou empresa, no caso, o consultório odontológico. A ferramenta de gestão consiste no estabelecimento do nível de prioridade que um determinado problema recebe a partir da multiplicação das pontuações dadas pelos responsáveis do consultório ou setor nos quesitos gravidade, urgência e tendência. Essa ferramenta auxilia na formação de estratégias, projetos e também na coleta de dados (devido ao desenvolvimento de informações).
read morePor muitas vezes perguntamos porque não alcançamos o sucesso ainda. Eu já passei por isso e acredite: isso é uma dúvida muito comum para muita, muita gente! Porém, o que muitos não percebem é que, muitas vezes, a falha é nossa, isto é, estamos fazendo alguma coisa de errada no processo e não estamos (ou pior, não queremos enxergar) observando isso.
read moreA escolha do jaleco (ou bata) é algo que alguns dentistas não dão tanta importância. Esquecem que é a primeira impressão visual que o cliente tem do dentista que prestará o atendimento. Há diversos tipos e cores de jaleco disponíveis no mercado, porém é importante levantar alguns pontos que podem ser determinantes na divulgação do
read moreA escolha dos uniformes profissionais parece ser algo bem simples e muitas vezes negligenciada pela maioria dos dentistas, porém passa muito significado na organização e, principalmente, na padronização do consultório.Aqui entenda-se os uniformes utilizados pelos seus colaboradores. Discutiremos o uniforme do dentista (no caso, o jaleco) em outro post.
read morePor mais que pareça algo altruísta e não com lógica de mercado, o título desta postagem faz todo sentido. Lembra que discutimos aqui a dificuldade que o dentista tem de lidar com o mercado com pouco ou NENHUM conhecimento administrativo e de gestão? Pois é. Isso tem um lado bom e, como tudo na vida, um lado ruim, que pode ser péssimo.
read moreA expansão do consultório odontológico é o sonho de vários dentistas. Quase sempre isso ocorre por quando houve um aumento do número de clientes, necessitando de mais um equipo (que pode ser utilizado para terceirização do atendimento) ou quando haverá complementação das especialidades no consultório (por exemplo, o segundo equipo atenderá a especialidade de ortodontia).
read moreO índice de faltas dos clientes no consultório é uma das principais preocupações dos dentistas, não nos dias de hoje, mas desde sempre. A preocupação faz todo sentido: a falta de um cliente à consulta representa dinheiro perdido, já que seus custos fixos permanecem girando e, geralmente, não é possível substituir o horário vago por outro cliente.
read moreEvidência: condição de alguém ou algo que se destaca, que sobressai, atraindo a atenção circundante.
A definição de evidência acima por si só já seria o suficiente para terminar o post por aqui. Claro que vamos discutir alguns aspectos bem importantes, caso você não saiba por onde começar.
A matriz SWOT é mais uma ferramenta de gestão utilizada pela maioria das empresas. Nos dias atuais, o mercado odontológico apresenta-se bastante competitivo, fazendo-se necessário o uso de uma ferramenta de gestão que permita conhecer os agentes internos e externos, realizando uma análise do cenário no qual a empresa está inserida.
read more