Discussão do case 2: Dra. Ana do estado de Santa Catarina Dando continuidade às discussões de casos, discutiremos hoje a situação da Dra. Ana, dentista que atua no estado de Santa Catarina. Abaixo, o email dela: Tenho problemas sérios com minha sócia. Ela simplesmente só faz o q quer. Cada dia que passa ela coloca
read moreAfinal, o que é ser um dentista de sucesso? É consenso que o sucesso é algo bem individual. O que é sucesso pra mim pode não ser pra você e vice versa.
Mas, de maneira geral, podemos definir sucesso pelo alcance dos nossos objetivos pessoais e/ou profissionais. Para alguns, ser um dentista de sucesso é morar em um apartamento enorme na beira mar, mesmo que isso necessite de horas de trabalho pós expediente. Para outros, é ter apenas sua casa própria e ter uma vida tranquila.
read moreDiscussão do case 1: Dra. Renata do estado de Sp
Que tal aprendermos na prática como resolver os problemas do consultório através de case? Iniciaremos hoje discussão sobre situações de consultórios de alguns leitores do blog, a começar pelo case 1.
Como escolhi? Fiz uma ”competição” entre os assinantes deste blog! Os três que foram mais rápidos terão seus casos discutidos aqui.
read moreO relacionamento pós-consulta é o ato de acompanhar seu cliente após o término no tratamento, todavia não se refere apenas à situação clínica dele. No ano passado, quando paguei a cadeira de planejamento estratégico no MBA de gestão empresarial, o professor fez uma pergunta que me mostrou uma situação que necessita urgente de uma mudança
read moreNuma conversa que tive com um amigo meu, que é dentista, veio à tona o assunto consultório odontológico. Como bem você sabe, é praticamente inevitável dois dentistas se encontrarem e não falarem da profissão.
read moreO marketing de indicação, também conhecido por Referral Marketing é uma poderosa arma na captação de clientes, todavia pouquíssimo explorada pelos dentistas. O famoso boca a boca é um dos principais “argumentos” que os dentistas que não realizam qualquer tipo de marketing utilizam para justificar tal atitude. Até já imagino a frase que ele diz: Meu marketing
read moreAgora pela manhã, o pneu do meu carro estava murcho. Então, fui procurar um serviço de um borracheiro aqui na minha rua. Ele constatou que havia uma brecha entre a jante e o pneu, provavelmente causada por uma queda em um buraco. Ele tirou o pneu, encheu, colocou no tanque d’água para identificar o vazamento,
read moreDando continuidade ao tema sobre negociações com os clientes, vamos discutir hoje algumas técnicas para tentar conhecer melhor os motivos das negativas dos tratamentos dos clientes. Recomendo bastante que você leia a primeira postagem sobre este assunto.
Há alguns anos, em um dos cursos que fiz sobre negociação com os clientes, um professor utilizou uma frase que ficou na minha mente por um tempo:
read moreAs cores de um determinado produto ou local é responsável DIRETA pela escolha de um produto ou estabelecimento.
Esta postagem parecerá meio boba, ainda mais porque a maioria esmagadora dos leitores vai achar que é mais um artigo sobre decoração do consultório odontológico, quando na realidade é sobre a influência das cores sobre o cliente que está em um determinado ambiente.
read moreÉ possível ganhar dinheiro trabalhando com convênio odontológico no meu consultório? É uma pergunta que escuto praticamente todo dia. Por sinal, tanto esta postagem quanto a primeira sobre convênio odontológico só seriam postadas em agosto, porém recebi alguns emails sugerindo que este tema fosse debatido.
read moreQual a missão da sua empresa? Conto nos dedos os consultórios que possuem as declarações institucionais. Elas têm o objetivo de deixar claro o propósito do consultório, principalmente para os COLABORADORES. Acredito eu que você já tenha visto aquelas placas com a missão, visão e valores de uma determinada empresa. Dizer que isso impacta o
read moreÉ muito comum encontrarmos colegas de profissão cometendo erros de marketing no seu consultório. Não é algo que requer “tanta” preocupação porque, na maioria das vezes, você perdeu dinheiro, já que o marketing não trouxe resultado, ou você pode arrancar algumas risadas, mas nada que te traga grandes resultados financeiros.
read moreAfinal de contas, é possível viver SEM atendimento a convênios odontológicos? Se todos os dentistas fizessem esta pergunta antes de partir para o credenciamento aos planos odontológicos, provavelmente teríamos um cenário completamente diferente, ou seja, um dentista bem menos refém dos convênios odontológicos. De antemão, digo que a resposta da pergunta acima é SIM. Eu mesmo não
read moreReinvestir no consultório que está dando certo não é custo, é investimento! Antes de começar a falar sobre o assunto, farei algumas perguntas abaixo: Você reinveste parte do que ganha no seu consultório para aperfeiçoá-lo constantemente? Você só injeta capital no consultório quando aparece um problema? Em época de crise, você deixou de reinvestir no
read morePerder clientes significa que, aos poucos, seu consultório está indo à falência. Para alguns gestores de consultório, isso é “bom”, porque ele pode realizar uma investigação para identificar o motivo pelo qual os clientes estão partindo para a concorrência ao invés de permanecer no consultório.
read more