Para qualquer empresa, a criação de metas é fundamental para traçar o caminho dos objetivos do consultório. Porém, muitos colegas não têm a menor noção de como criar a até mesmo alcançar as metas.

Sem metas, seu consultório fica literalmente à deriva sem norte. E sem uma metas, você vai ter as seguintes situações:

  • Simplesmente não vai saber para onde ir;
  • Não vai ter noção se suas ações estão ou não surtindo efeito esperado.

O estabelecimento das metas devem seguir alguns pontos, do contrário você ficará novamente perdido ou criando uma meta, por exemplo, inalcançável.

Estabeleça seus objetivos de consultório

Este é o principal ponto. Não dá para criar metas se você não tem um objetivo. É importante distinguir objetivo (descrição de um determinado ponto que você quer alcançar) de meta (quantitativo que quer ser alcançado em um determinado período de tempo).

Por exemplo, você quer deixar de atender convênios odontológicos. Esta é a descrição. Agora, quando você coloca uma meta do tipo:

Captar 20 clientes particulares por mês até dezembro de 2016.

Você estabeleceu um número e um prazo para alcançar seu objetivo. Embora já tenha discutido isso aqui no blog, é importante relembrar que os objetivos devem ser:

Os objetivos devem seguir a linha SMART:

S – Específicos (Specific): os objetivos devem ser o mais claro e específico possível
M – Mensuráveis (Measurable): os objetivos deverão ser passíveis de mensuração e análise (por exemplo, por valores). Lembre que não há como controlar algo que não pode ser mensurável;
A – Atingíveis ou alcançáveis (Attainable): devem ser objetivos alcançáveis, para que não gerem frustrações em você e na sua equipe. Um obstáculo ou um desafio é uma coisa bem diferente de algo inatingível;
R – Realistas (Realistic): os objetivos têm que ser condizentes com a realidade na qual você está inserido.
T – Temporizáveis (Time-bound): percebe-se o alcance dos resultados mediante os esforços realizados.

As metas devem ser entendidas perfeitamente pelos seus colaboradores

Tudo tem que estar bem redondo e explicado para gerar completo entendimento da importância do alcance das metas pelos colaboradores, inclusive mencionando que o crescimento da empresa é fundamental e necessário para que valha a pena manter o consultório aberto,  logo, para manter o emprego deles.

Se for necessário, até coloque por escrito a explicação para que eles tenham aonde buscar informações, caso haja dúvida e não seja possível o contato com o gestor do consultório. Nada de promover briga de facas competições e rivalidade entre seus colaboradores.

Crie metas conforme a responsabilidade e competência de cada integrante do consultório

De vez em quando encontramos proprietários de consultórios que se comportam como colaboradores. Este tipo de gestor tende a repassar aos seus colaboradores funções que na verdade são suas e só ele tem competência para resolver.

Tal atitude pode gerar frustração nos colaboradores bem como conflitos internos. Saiba perceber isso. Cada um no seu quadrado e nas suas funções.

As metas devem ser acompanhadas de indicadores de desempenho

Pegando o exemplo do primeiro tópico, você estabeleceu como meta captar 20 clientes particulares até dezembro, com o objetivo de deixar de atender convênios odontológicos.

Para saber se a meta está sendo alcançada, o uso de indicadores te dará a certeza se ação foi eficaz ou não. Por exemplo,um indicador que pode identificar se o número de clientes particulares  ou de convênios está crescendo:

Indicador P (particular) =  número de clientes particulares /número de atendimentos total no mês

Indicador C (convênio) = número de clientes de convênios /número de atendimentos total no mês

Estes indicadores podem ser cruzados para estabelecer a proporção clientes particulares x clientes de convênios. Você pode querer zerar este indicador (não atender convênios) ou admitir um número mínimo de clientes de convênios.

 

As metas devem conter estratégias para seu alcance

Utilizando o exemplo dos convênios, eu posso criar uma meta de captação de 10 clientes particulares por mês. Ótimo. Mas… como vai conseguir isso? No caso, poderíamos levantar este pontos:

  • Planejamento de médio e longo prazo;
  • Desenvolvimento de um plano de marketing;
  • Investimento constante em marketing;
  • Fortalecimento da marca;
  • Excelência no atendimento.

Percebam que levantei 5 estratégias para captar clientes particulares. E esse deve ser o caminho. De nada adianta uma meta definida sem saber como alcançá-la.


Outro ponto importante é o monitoramento constante das metas. Determinadas ações requerem um certo tempo para que se possa avaliar os resultados, como por exemplo ações de marketing. Por via de regra, avalie mensalmente suas metas.

Caso não haja alcance das metas, é hora de sentar e ver o que deu errado, inclusive a meta pré-estabelecida. É muito comum errarmos na determinação de uma meta, ainda mais quando não se têm números, como é o caso de um consultório recém aberto.

Com o alcance de metas e entrada de capital, comece a pensar numa política de bonificação aos colaboradores. Porque nada é mais gratificante do que saber que seu trabalho e esforço são reconhecidos!

 

Leitura recomendada:


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Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.

 

 

 

 


Comment on "→ Como criar suas metas do consultório"

  1. Sergio Neves

    concordo, adoreii o artigoo

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