dentista de sucesso

→ É possível ser um dentista de sucesso?


Afinal, o que é ser um dentista de sucesso? É consenso que  o sucesso é algo bem individual. O que é sucesso pra mim pode não ser pra você e vice versa.

Mas, de maneira geral, podemos definir sucesso pelo alcance dos nossos objetivos pessoais e/ou profissionais.

Para alguns, ser um dentista de sucesso é morar em um apartamento enorme na beira mar, mesmo que isso necessite de horas de trabalho pós expediente. Para outros, é ter apenas sua casa própria e ter uma vida tranquila.

De certa forma, o primeiro passo é fazer uma lista do que é importante para você, tanto no sentido  material como na qualidade de vida. Eu, por exemplo, no início da minha vida de consultório, trabalhava até as 22:00 em determinados dias da semana e achava ótimo.

Hoje quero estar dentro do meu carro para ir para casa às 18:00 em ponto. Perceberam como mudou? 

Alem de perceber que morria de trabalhar para ganhar pouco aquela rotina era desgastante e pouco lucrativa, vi que não queria viver para trabalhar. E, muito provavelmente, não seria um dentista de sucesso fazendo o que a maioria faz.

Não há segredo ou padrão para ser um dentista bem sucedido. Uma coisa é certa: provavelmente o dentista bem sucedido faz o que a maioria esmagadora dos dentistas não fazem.

Vamos ver alguns pontos interessantes para que você também possa ser um dentista de sucesso:

Pense fora da caixa, ou melhor, do consultório

Nossa formação é técnica e…só. Diante disso, é natural nos preocuparmos em aperfeiçoar nossa técnica achando que isso nos gerará mais lucro. Isso é importantíssimo, mas não é garantia de sucesso em hipótese alguma.

Conheço dentistas que possuem diversas especialidades e tem pequenos lucros. Do outro lado, conheço clínicos gerais que lucram bastante. É preciso expandir o pensamento extra consultório e analisar o mercado

Seu consultório é uma empresa

Saber que o consultório é uma empresa é primordial para sua sobrevivência no mercado. Antes, quando o mercado tinha poucos dentistas, ainda era possível ter este ”luxo” de não pensar assim e olhe lá.

Hoje, quem não pensa assim fadado ao fracasso. Um dentista de sucesso sabe que uma empresa necessita de marketing, gestão, controle e conhecimento dos custos e estratégias de mercado para se destacar.

O que ele faz que você NÃO faz?

É a hora de obter informações sobre a concorrência. Procure informações sobre o que aquele dentista faz para ser bem sucedido. Não leve só em conta tempo de atuação. Conheço dentistas que têm mais de 20 anos de formado e ainda atendem convênios que pagam valores médios de R$ 20,00.

Com estas informações, você poderá chocar com seu atendimento, ocorrendo duas situações mais comuns: a primeira é que ele faz algo diferenciado e, por tabela, tem mais lucro. A segunda é que ele pode fazer o básico e você nem isso faz, como por exemplo ter um bom atendimento por parte da secretária.

Ou seja, há situações que o estudo da concorrência nos faz perceber uma falha interna do processo de atendimento. Nestas horas, ligue a antena!

Estude o que a faculdade não ensina

Pouquíssimas faculdades no país possuem cadeiras de administração ou gestão de consultório. Geralmente o dentista apanha por anos do mercado para perceber que falta alguma coisa para que ele deslanche.

De maneira geral, os livros de gestão e marketing em odontologia custam 2 a 3 vezes menos que os livros clínicos. Então nem a desculpa de dizer que é o preço você tem. Eu sei que nem sempre é legal estudarmos algo diferente do que vimos mas, neste caso, estudar será decisivo para sua sobrevivência no mercado.

Arrisque, porém diminuindo a margem de fracasso.

Obviamente que já é um ponto mais avançado. Sempre que der um passo maior, que tende a te gerar mais lucro, analise todas as variáveis de mercado para minimizar a chance de fracasso.

Seja ÉTICO e HONESTO

Dificilmente uma empresa sobrevive no mercado sem estes dois valores. Muito provavelmente o dentista bem sucedido apresenta estas duas características fundamentais para o sucesso.

Nunca, NUNCA fale mal do seu colega para o cliente. Você não tem como saber como se deu o tratamento, sem falar que tal atitude consiste em infração ética segundo o CFO. Ou seja, você perde de todos os lados.

 

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Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


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