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→ Você Cativa seus pacientes com um brinde?


Receber um Brinde: afinal, quem não gosta?

Uma estratégia de fidelização (marketing odontológico) de clientes simples e, muitas vezes barata. Trata-se de um agrado (ou melhor, mimo) ao cliente.

Pare para lembrar quantas vezes você, além de ser bem atendido, recebeu um brinde ou bônus para uso posterior? Aposto contigo que é algo muito, muito incomum.

As pessoas gostam de ser surpreendidas, mesmo se disserem que não gostam. E a surpresa vai fazer com que ela fique com aquilo na memória, ou seja, ela vai associar tudo isso ao seu consultório odontológico.

E isso deve fazer parte do seu marketing odontológico.  Brindes passam a sensação de vantagem para o cliente, agregando valor ao tratamento odontológico.

É importante lembrar que, antes de dar brinde aos seus clientes, é preciso checar outros aspectos:

Como anda seu atendimento odontológico?

Há de se convir que não adianta nada entregar um brinde ao cliente e oferecer um atendimento no consultório fraco (tanto por sua parte quanto por parte dos seus colaboradores).

Se você tiver sorte,  o cliente levará o brinde dentro da bolsa e só Deus sabe quando ele usará, a não ser que seja algo muito útil, e mesmo assim lembrará que o brinde foi bom, mas o atendimento deixou a desejar.

O mais provável é que ele jogue fora na primeira lixeira que entrar.

Sua secretária está preparada e orientada para entregar o brinde ao paciente?

A secretária do consultório  tem uma participação grande nisso, já que ela tem o maior e melhor contato com seu cliente. O cliente pode até ser seu amigo, mas quase sempre, quem tem uma melhor relação com ele é a secretária.

Ela tem que estar orientada a entregar os brindes a todos os clientes, justamente com o propósito de fortalecer e pulverizar seu nome ou sua marca. Aí é um ótimo momento para motivá-la para fazer a tarefa da melhor forma possível.

Partindo do pressuposto que estes dois pontos acima estão alinhados, então vamos discutir alguns pontos importantes sobre a escolha do brinde ideal.

O brinde tem que ser voltado para seu público-alvo

Claro, há brindes que são bem aceitos por todos os públicos, mas é sempre importante avaliar se aquele brinde será bem recepcionado ou não pelo seu público-alvo.

Por exemplo, ímãs de geladeira, geralmente são bem aceitos pelo público C-D. Aqui entenda como bem aceito colocar o imã na geladeira e, inconscientemente, ela fixará seu nome ou sua marca na memória.

Claro que você não vai agradar a todos nunca. A ideia aqui é agradar a maioria esmagadora.

Se possível, Fuja dos brindes comuns e batidos

Alguns brindes estão bem batidos: canetas, escovas de dente personalizadas, dentre outros. Use isto apenas em caso de baixo capital para investir já que, em geral, estes brindes tem o custo muito baixo, ou se sua ideia inicial seja pulverizar seu nome.

Seu brinde tem que ter utilidade para o paciente

Pense em algo útil, de preferência de utilidade de médio a longo prazo. Por exemplo, uma caneta térmica pode ter uma utilidade de médio a longo prazo, principalmente se o cliente passar o dia todo em um escritório.

Se você prepara um brinde para ser utilizado em uma ou duas épocas do ano (por exemplo, uma bolsa para guardar documentos), além de correr o risco de perder, não é algo que ele verá todo dia, concorda?

Se for possível, mantenha a política de brindes 

Nem sempre destinamos recursos para este fim (marketing odontológico). Nem sempre não, quase sempre.

Fazemos uma política de entrega de brindes, visando criar ou fortalecer o marketing odontológico do consultório, mas fazemos uma ou duas vezes no ano, em um período de poucas semanas. Programe-se pra manter esta política perene ou pelo menos várias vezes ao ano.

Procure uma empresa séria para fazer os brindes

O brinde vai refletir sua empresa. De nada adianta fazer um atendimento espetacular e entregar um brinde sem qualidade para o cliente. No fim, você pagou para desqualificar seu consultório. Se não conhecer, peça indicações a seus colegas.

Quem paga o brinde é seu cliente

Tenha na cabeça que nada pode ser de graça. Na pior das hipóteses, tem que pagar pelo menos os custos. Este custo deverá fazer parte da determinação do valor do seu serviço. Nunca esqueça disso.

 

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Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


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