A Contratação dos recursos humanos ideais é determinante para o sucesso (ou fracasso) de toda empresa. É importante SEMPRE ter esta noção. E isso inclui o consultório odontológico.
Por mais que pareça algo bem básico de se entender, muitos colegas dentistas negligenciam isso por muito tempo, e muitas vezes colocam seu consultório em perigo.
Uma coisa MUITO comum na Odontologia é a contratação de funcionários por diversos motivos e, muitas vezes, deixamos de lado alguns pontos importantes, como comportamento do (a) contratado (a) e experiência na atividade.
Contratamos por indicações de colegas dentistas e/ou amigos (o que NÃO está errado, mas só isso NÃO é suficiente) ou até mesmo porque é ”amigo”.
É importante lembrar que você tem uma EMPRESA e não deve ser tratada NUNCA com amadorismo, senão você quebrará, concordas?
Então, darei algumas dicas importantes na hora da contratação do funcionário e pós contratação. O interessante é que você não contrate alguém por apenas um ponto. Tente conjugar todos (ou pelo menos a maioria) para seu consultório.
O que o dentista deve levar em consideração na hora da contratação do colaborador para seu consultório odontológico?
Tente contratar alguém por indicação de colegas dentistas
SEMPRE dê prioridade a pessoas conhecidas ou indicadas por alguém no seu círculo de confiança profissional, visto que é mais fácil obter referências reais sobre o profissional.
Veja aonde o colaborador fez o curso
Procure referências sobre a escola de formação do(a) colaborador(a). Determinadas escolas não ensinam nem o básico para eles.
Digo isso porque já recebi estagiárias que não sabiam nem que se usava água filtrada no equipo. Quando pedi para ela encher a garrafa, estava com ela na torneira.
Procure informações sobre o passado profissional dele
Caso ela se o(a) colaborador(a) já for experiente. Na análise do currículo, procure informações com o antigo patrão.
Remova os vícios de trabalho e os maus hábitos do colaborador
Se o(a) colaborador(a) já tiver experiência de trabalho, MUITO provavelmente trará determinados vícios que podem prejudicar a imagem do consultório.
Por exemplo, atender ligações no meio do expediente ou mudar de ambiente no consultório sem retirar a luva de procedimento (no caso da auxiliar de saúde bucal). É importante também não utilizar gírias de quando for se relacionar com o cliente.
Procure por um colaborador que more perto do trabalho
Parece luxo, mas não é. Isso reduzirá MUITO influências externas no trajeto do(a) colaborador(a), como por exemplos acidentes de trânsito ou protestos.
O colaborador sabe lidar com as pessoas?
No meu consultório, o fato de NÃO saber lidar com as pessoas torna-se um critério de exclusão. Prefiro contratar alguém que não saiba absolutamente nada da função que ela vai exercer a contratar alguém top na sua função, mas que não saiba lidar com as pessoas.
Lembre que nossa profissão exige muito relacionamento. Nunca esqueça disso. Esse deve ser o ponto forte da sua secretária.
Procure alguém de te passe confiança
Tem coisa pior do que você não confiar em alguém? Uma amiga tinha que ficar sempre fiscalizando sua ASB, porque de vez em quando ela fugia do consultório.
É preciso deixar claro que há regras e deveres de cada colaborador (a) e que o não cumprimento acarretará em punições.
Procure alguém motivado
É muito natural o(a) colaborador(a) ter uma motivação inicial alta logo nos primeiros meses e depois perder um % disso. Discutiremos táticas de motivação em breve.
Mas uma coisa é trazer a motivação de um (a) colaborador(a) de volta; outra é CONTRATAR alguém desmotivado(a).
E, após a contratação:
Trate o(a) colaborador(a)com respeito e dignidade
Ele é gente como você! Acredite, você não vai ganhar o respeito dele tratando-o mal. Seja sempre gentil e educado com ele.
Tenha paciência com o(a) colaborador(a)
Ninguém sabe de tudo. Ainda mais com os cursos técnicos que temos hoje em dia. No começo, existe a chance de ouvir algumas dúvidas que talvez sejam um pouco básicas.
Tenha paciência e explique com cautela e de maneira objetiva. Se for necessário, digite a explicação e entregue a ela. Além de patrão, você será professor! Lembre disso!
Capacite o(a) colaborador(a)
Promova cursos dentro ou fora do seu consultório. Há instituições que promovem cursos a preços baixíssimos, como por exemplo o SEBRAE. Procure saber que cursos são de interesse para seu consultório.
Motive o(a) colaborador(a)
Um colaborador motivado é uma pessoa que veste a camisa do consultório e mata e morre por ele. Procure meios de motivá-lo ou…aguarde o post sobre motivação, que virá no mês de fevereiro.
Elogie em público e repreenda em particular
Já ouviu o ditado que roupa suja se lava em casa? Pois é. Não há nada mais constrangedor do que levar uma advertência forte na frente do público, no caso, dos clientes.
Além de promover um constrangimento desnecessário, você ainda sairá como o patrão grosso e mal educado.
Elogie SEMPRE na frente dos clientes e, em caso de algum desvio de conduta da função dela, anote em algum canto e converse no final do turno.
Leitura recomendada:
- Como otimizar o atendimento no consultório? Plano de negócios: elaborando o plano operacional – parte IV
- Os colaboradores do consultório – parte II: (ASB)
- Os colaboradores do consultório – parte III: a secretária
- Uniformes profissionais dos colaboradores
Gostou da postagem? Que bom! =)
Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!
Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!
Grande abraço e até a próxima postagem!
Wilson Correia Jr.