recepção

→ Como criar uma recepção de excelência no consultório?‏


A  recepção do consultório odontológico é o primeiro contato físico que o cliente tem que com seu consultório e faz muito impacto na hora de se fazer o marketing odontológico do consultório.

Na escolha do imóvel ou sala comercial (clique aqui caso não tenha lido), mencionei a necessidade de se ter um espaço adequado para que possa haver conforto e, ao mesmo tempo, aumento do rendimento de trabalho.

Isso é primordial e NUNCA e esqueça: o consultório odontológico tem que ser montado para estes fins!

Infelizmente, não é comum encontrarmos imóveis projetados para Odontologia! Provavelmente, você vai ter que se estressar um pouco em uma coisa que gera diversos imprevistos: reforma.

A boa notícia é que vários técnicos em manutenção odontológica ajudam bastante no processo.

O área mínima que permita o trabalho adequado do dentista contém:

  • sala de recepção de 6 a 8m²;
  • sala de clínica (atendimento propriamente dito) com 9m² e um sanitário com 2m² (este último varia conforme a disponibilidade de sanitário extra consultório).

No caso da sala clínica do consultório conter as medidas mínimas, um arquiteto ou designer de interiores poderia ajudar bastante no preparo e decoração da sala, visto que haveria uma necessidade potencial de aproveitamento do espaço ao máximo.

Obviamente que este tamanho não permitirá expansão do consultório odontológico no futuro! Mesmo que o preço do aluguel ou compra seja mais barato, aconselho a não trabalhar com estes requisitos mínimos de medidas.

Vamos separar o post em dois, iniciando pelo primeiro contato do cliente: a recepção do consultório odontológico.

Então, cito abaixo alguns pontos que considero importantes em uma recepção de consultório odontológico:

  • Um espaço que caiba confortavelmente pelo menos 4 pessoas: Claro, não estou falando de um corredor que tenha um espaço folgado entre as cadeiras, mas sim um ambiente que contenha mais alguns elementos importantes para quebrar o clima do consultório odontológico, trazer um pouco de tranquilidade ao cliente e se diferenciar no mercado;
  • O piso da recepção do consultório deve ser de fácil limpeza: além disso, não pode ser escorregadio;
  • Aparelho de TV: acredite, ainda há muitos consultório que sequer tem uma TV na recepção no consultório odontológico para distrair o cliente enquanto ele espera, principalmente se seu atendimento for por ordem de chegada. Aqui é um ponto que nunca agradará a todos, então pense numa programação que agrade a maioria;
  • Revistas ou jornais na recepção do consultório: escolha uma revista interessante, pelo menos sob a ótica do seu público – alvo. E lembre-se: ninguém merece ler revistas de meses ou até mesmo anos atrás;
  • Internet via Wifi na recepção do consultório: sim, eu sei! Quase todo mundo tem! Mas aqui me refiro a colocar um aviso (temos wifi), porém com a solicitação da senha através da secretária;
  • Alimentação: pelo menos água. Já vi alguns locais que tinham água, mas estava dentro do consultório e não na recepção, logo o atendimento era interrompido com frequência. Aqui pense em colocar um café, água e alguns biscoitos. Mas leve em consideração uma coisa que inclusive já passei por isso: caso você atenda criança, acho interessante optar por colocar alimentos quando se tem uma secretária na recepção. Senão, a tendência é que o ambiente fique sujo e desorganizado;
  • Avisos do consultório: qualquer comunicação inerente ao consultório odontológico. Aqui entram desde solicitações da vigilância sanitária até informações ao cliente. Lembrem deste ponto. Discutiremos isso nas estratégias de marketing odontológico.

 

Leitura recomendada:


Gostou da postagem?  Que bom! =)

Compartilhe com seus colegas de profissão. Acredite, se todos soubessem lidar com o mercado odontológico, estaríamos numa situação bem melhor. Então faça a sua parte!

Caso haja alguma dúvida, não hesite em perguntar abaixo! Mande sua dúvida que farei de tudo para te ajudar!

Grande abraço e até a próxima postagem!

Wilson Correia Jr.


Leave comment